Buscar

Simulado Av1 - Fundamentos SocioAntropológicos da Saúde

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	Respondido em 07/04/2021 16:07:25
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de um parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!"
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A atitude do chinês é etnocêntrica porque desconsidera a cultura do brasileiro.
	
	A atitude dos dois homens é evolucionista porque admite vida após a morte.
	
	A atitude do brasileiro é relativista porque considerou apenas seu ponto de vista.
	 
	A ideia de relativismo cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido.
	
	O comportamento dos dois homens revela uma atitude religiosa e, portanto, não pode ser discutida.
	Respondido em 07/04/2021 16:10:12
	
	Explicação:
Por etnocentrismo entende-se uma atitude apoiada na consideração de determinado padrão sociocultural como central ou mais correto. A partir dele, as demias culturas são avaliadas e classificadas como inferiores, atrasadas ou erradas. Em contrapartida, o conceito de relativismo cultural procura superar os problemas do etnocentrismo. A atitude relativista tende a considerar de forma equivalente a diversidade das produções culturais. Assim, ainda que diferentes, todas as culturas são coniseradas lógicas, coerentes e positivas. Os personagens de nossa história permitem que pensemos nestes dois conceitos. Ao questionar a logicidade da prática religiosa do chinês, o homem brasileiro assume uma posição etnocêntrica, uma vez que a considera equivocada.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A concepção ontológica busca um diagnóstico preciso, relacionando: 
		
	
	apenas alguns sistemas orgânicos.
	
	apenas os agentes ambientais.
	 
	órgãos corporais e agentes perturbadores.
	
	apenas os órgãos corporais.
	
	apenas os agentes perturbadores.
	Respondido em 07/04/2021 16:10:53
	
	Explicação:
A concepção ontológica "defende que as doenças são 'entidades' exteriores ao organismo, que o invadem para se localizar em várias das suas partes". A concepção ontológica busca um diagnóstico preciso, relacionando órgãos corporais e agentes perturbadores. A doença é uma coisa em si própria, sem relação com a personalidade ou o modo de vida do paciente.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na Carta de Ottawa, o ponto central é a ideia de: 
		
	
	promoção de acordos de paz. 
	
	promoção da educação. 
	 
	promoção da saúde. 
	
	promoção da medicamentalização. 
	
	promoção de campanhas de saúde. 
	Respondido em 07/04/2021 16:11:41
	
	Explicação:
Na Carta de Ottawa, o ponto central é a ideia de promoção da saúde. Aqui também vemos o sentido ampliado do conceito de saúde. São condições e recursos para a saúde: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade (OPAS, 1986).
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"As políticas públicas se materializam através da ação concreta de sujeitos sociais e de atividades institucionais que as realizam em cada contexto e condicionam seus resultados". Qual dos termos abaixo está mais próximo do termo "coisa pública"?
 
		
	
	coisa em comum
	 
	coisa do povo
	
	coisa irrestrita
	
	coisa privada
	
	coisa compartilhada
	Respondido em 07/04/2021 16:12:47
	
	Explicação:
"Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república. O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada, mas a qual é, em vez disso, mantida em conjunto por muitas pessoas". https://pt.wikipedia.org/wiki/Res_publica
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A cidadania formal diz respeito à maneira como a cidadania está descrita formalmente nos documentos e leis de um país, nas Constituições, e que garante direitos aos indivíduos. Estabelece uma relação:
		
	
	de pertencimento de um governante a um Estado.
	
	de pertencimento coletivo a um determinado contexto.
	
	de pertencimento de um indivíduo a um ambiente.
	 
	de pertencimento de um indivíduo a um Estado Nação.
	
	de pertencimento coletivo a um ambiente.
	Respondido em 07/04/2021 16:13:47
	
	Explicação:
A cidadania formal diz respeito à maneira como a cidadania está descrita formalmente nos documentos e leis de um país, nas Constituições, e que garante direitos aos indivíduos. Estabelece uma relação de pertencimento de um indivíduo a um Estado Nação.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Publicado pela primeira vez em 1990, o índice é calculado anualmente. Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas. A sigla IDH significa:
		
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano
	
	Índice de Desenvolvimento Habitacional
	
	Integrador Decimal de Habilidades
	
	Índice de Desflorestamento Horizontal
	
	Indicador de Demanda Humana
	Respondido em 07/04/2021 16:14:57
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Não se pode pensar o ser humano desvinculado do meio (necessariamente cultural) em que vive. Assim, todas as experiências que vivencia trazem as marcas da cultura, isto é:
		
	 
	das regras, normas, valores e crenças produzidas pelo grupo.
	
	somente dos valores produzidos pelo grupo.
	
	exclusivamente das crenças produzidas pelo grupo.
	
	apenas das normas produzidas pelo grupo.
	
	apenas das regras produzidas pelo grupo.
	Respondido em 07/04/2021 16:16:05
	
	Explicação:
Não se pode pensar o ser humano desvinculado do meio (necessariamente cultural) em que vive. Assim, todas as experiências que vivencia trazem as marcas da cultura, isto é, das regras, normas, valores e crenças produzidas pelo grupo.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Dizemos que nossa identidade vai sendo construída à medida que estabelecemos: 
		
	
	relações com o meio ambiente.
	
	relações com indivíduos de uma mesma classe social.
	
	relações com indivíduos da mesma faixa etária.
	 
	relações com outros indivíduos nos diversos grupos.
	
	relações com indivíduos de um mesmo grupo étnico.
	Respondido em 07/04/2021 16:17:10
	
	Explicação:
Dizemos que nossa identidade vai sendoconstruída à medida que estabelecemos relações com outros indivíduos nos diversos grupos. Cada um deles funciona como uma espécie de espelho no qual nos vemos refletidos e nos orientamos mais ou menos à sua imagem e semelhança.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Toni é operário da construção civil e vai à consulta médica com queixa de dor abdominal persistente há mais de um mês. Mesmo tendo se servido de chás e outros expedientes caseiros, além de analgésicos sugeridos pelo "pessoal da farmácia", não conseguiu resolver o problema. Expressa sua dificuldade em buscar auxílio médico em função de seu trabalho, além de temer ser visto por seus companheiros como um homem fraco ou fresco (sic), que não quer trabalhar e prefere inventar doença para "ficar encostado". Acredita não haver, de fato, necessidade de atenção especial, uma vez que é forte o suficiente para suportar este pequeno incômodo que será resolvido de imediato. Toni não parou de trabalhar, embora tenha se ausentado do serviço para ir à consulta.
Considerando os determinantes sociais e culturais presentes nos eventos em saúde assinale a alternativa que NÃO APRESENTA uma conclusão adequada sobre o relato acima:
		
	
	O fator trabalho ocupa papel de destaque em suas representações de sujeito (homem).
	
	Toni significa seus estados de saúde e doença tomando como relevantes fatores culturais como trabalho, situação econômica e papel de gênero.
	
	Um "pequeno incômodo" de saúde não é suficiente para por em risco a reputação de Toni frente aos demais personagens componentes de seu universo social.
	 
	Toni está errado em não dar atenção aos sintomas de doença.
	
	O caso de Toni reafirma a multiplicidade de leituras possíveis sobre estados de saúde e doença.
	Respondido em 07/04/2021 16:18:44
	
	Explicação:
Saúde e doença não são dados objetivos, embora tenhamos evidências empíricas. Mais do que evidências físicas ou fisiológicas, os estados de saúde e doença são significados social e culturalmente. Assim, a forma como um evento em saúde é compreendido poderá variar enormemente de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura. No caso do personagem de nossa história, sua reputação como bom trabalhador e homem forte é mais relevante do que um "simples desconforto" fisiológico. Assim, entende seus estados de saúde e doença considerando mais os determinantes socioculturais do que os fisiológicos. Apesar disso, não se pode concluir que esteja errado ou que não dê atenção aos sintomas de doença.

Continue navegando

Outros materiais