Buscar

Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalh2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação e Normas Técnicas em Segurança no Trabalho (SEG16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668428) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29249476
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Direito do Trabalho busca equilibrar desvantagens. Uma das formas de equilibrar desvantagens é atribuir ao empregador a responsabilidade pela segurança no trabalho. Por isso, cada vez mais o Estado tenta forçar o cumprimento das normas de Segurança no trabalho. Isso porque o trabalhador nem sempre tem o discernimento necessário sobre o que é certo ou errado nesta área. Muitas vezes, os equipamentos de proteção individual - EPIs -, por exemplo, não são utilizados porque o trabalhador não os quer utilizar. O empregador fornece, mas o empregado não o utiliza. É que, normalmente, estes equipamentos são desconfortáveis. Por isso a lei determina que não adianta apenas fornecer o equipamento de proteção individual. A lei quer que o empregador exija a utilização destes equipamentos. Quais são as penalidades previstas na legislação a serem aplicadas ao empregado que não atender aos requisitos de segurança e saúde ocupacional estabelecidos pela legislação e pelo empregador?
	Resposta Esperada:
Quanto às obrigações do empregado, destaca-se o parágrafo único do art. 158, que dá ensejo à despedida por justa causa, se o trabalhador descumpre reiteradamente as normas protetivas ou se recusa a utilizar os equipamentos de proteção.
	2.
	O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE - é o órgão responsável por aprovar o quadro de atividades e operações insalubres, incluindo, entre outros, os meios de proteção e o tempo máximo de exposição do trabalhador aos agentes insalubres. A CLT, em seu art. 191, dispõe ainda que a eliminação da insalubridade ocorrerá através de adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância ou na impossibilidade, através da utilização de equipamento de proteção individual adequados à redução da intensidade dos agentes agressivos aos limites de tolerância. Qual a consequência do exercício de trabalho em condições de insalubridade, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo MTE, sobre o salário do empregado?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10743442/artigo-191-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 4 jun. 2020.
	Resposta Esperada:
O empregado receberá, além do salário normal, um adicional correspondente à insalubridade, calculado em 40%, 20% ou 10% sobre o salário mínimo da região, conforme o grau de insalubridade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando