Buscar

doenças do coração mais comuns

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As doenças do coração mais comuns são:
* Hipertensão; Quando a pressão fica descontrolada, o coração é o órgão mais afetado. Como a circulação está prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigenação suficientes – um quadro que leva ao sofrimento do musculo cardíaco, podendo ocasionar o infarto.
* Enfarte agudo do miocárdio- Um enfarte agudo do miocárdio, vulgarmente denominado ataque cardíaco, ocorre quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida, causando lesões no músculo cardíaco. A maior parte dos enfartes do miocárdio é causada por uma doença arterial coronária. O mecanismo de um enfarte do miocárdio muitas vezes envolve o bloqueio completo de uma artéria coronária, causado pela rutura de uma placa aterosclerótica.Os eletrocardiogramas permitem confirmar a presença ou não de elevação do segmento ST. As análises ao sangue geralmente incluem a medição da troponina e, de forma menos comum, exame de CPK.
* Angina de peito; Angina é uma dor no peito temporária ou uma sensação de pressão que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo oxigênio suficiente.O músculo cardíaco precisa de um fornecimento constante de sangue rico em oxigênio. As artérias coronarianas, que se ramificam da aorta assim que esta sai do coração, fornecem esse sangue. Em geral, a angina ocorre quando a carga de trabalho do coração (e a necessidade por oxigênio) excede a capacidade das artérias coronarianas de suprir sangue ao coração. O fluxo sanguíneo coronariano pode ficar limitado quando as artérias se estreitam (consulte Considerações gerais sobre a doença arterial coronariana). Essa constrição é normalmente resultante de depósitos de gordura nas artérias (aterosclerose), mas também pode ser decorrente de um espasmo da artéria coronariana. O fluxo sanguíneo inadequado para qualquer tecido é denominado isquemia.
* Doenças nas válvulas cardíacas
Estenose Valvar Aórtica Calcificada
Ocorre como lesão congênita ou adquirida, que tem origem reumática ou é conseqüência de calcificação senil. Acarreta em hipertrofia do VE. O tratamento recomendado é a substituição da valva, ou a valvoplatia por balão.
Prolapso da Valva Mitral
As cúspides da mitral estão aumentadas, provocando abaulamento para dentro do átrio esqurdo durante a sístole. É revelado por som característico e ecocardiograma, sendo a maioria dos portadores assintomáticos
Calcificação Anular Mitral
Depósitos calcificados degenerativos podem desenvolver-se no anel da valva mitral, principalmente em mulheres idosas. Pode levar à insuficiência ou estenose, além de arritmia e acidente vascular.
Febre Reumática e Cardiopatia Reumática
Febre reumática tem como seqüela crônica a incapacidade da válvula envolvida. A cardiopatia reumática caracteriza-se por ser um mal valvular fibrótico deformante, causando principalmente estenose mitral.
* Doenças cardíacas congénitas;- A doença cardíaca congênita (cardiopatia congênita) é uma alteração na estrutura do seu coração presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento. 
* Endocardite; Endocardite é uma infecção no endocárdio (revestimento interno do coração). Normalmente a doença acontece quando uma bactéria ou germes de outra parte do corpo, como os da boca, se espalham pelo sistema sanguíneo se ligando a áreas afetadas do coração. Quando o sangue passa dos átrios para os ventrículos, as válvulas impedem a volta do sangue, mantendo o fluxo sempre na mesma direção. São estas válvulas que podem ser infectadas por bactérias, fungos, vírus, ou outros microrganismos. Se não for tratada, a doença pode danificar ou destruir as válvulas do coração trazendo complicações para o resto da vida.
* Arritmias cardíacas;
* Miocardite; Miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido.  miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos que afetam o coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose, mas muitas vezes a causa é desconhecida. Os sintomas podem variar e podem incluir fadiga, falta de ar, inchaço (edema), percepção dos batimentos cardíacos (palpitações) e morte súbita. O diagnóstico baseia-se no eletrocardiograma (ECG), em medições de biomarcadores cardíacos, exames de imagem do coração e biópsia do músculo cardíaco. O tratamento depende da causa e inclui medicamentos para tratar insuficiência cardíaca e arritmias e, raramente, cirurgia.
* Tumores no coração. Cânceres são causados pela divisão irregular das células do corpo. No coração, essa divisão se concentra no início da vida – depois, como em outros músculos, o crescimento deve-se ao aumento de tamanho das células já existentes. Tumores benignos (os mais frequentes no coração, mas, ainda assim, raros) não são câncer. Eles se manifestam na forma de mixomas, por exemplo, massas que surgem, especialmente, no átrio esquerdo do órgão. Mesmo que não sejam malignos, podem levar a disfunções. 
OBS: colocar no slide apenas o em amarelo no slide

Outros materiais