Buscar

Portfólio - Conferência com o ACS - Saúde coletiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Christus – Unichristus
Curso de Odontologia
SAÚDE COLETIVA 1
Portfólio – Conferência com o Agente Comunitário de Saúde
Devido a pandemia, a conferência foi realizada virtualmente, onde a Agente Comunitária de Saúde Marciana relatou suas funções na UAPS Luís Franklin Pereira, situada na Messejana. Marciana relatou como seus trabalhos mudaram por conta da pandemia, fazendo suas funções de forma mais remota na própria unidade, ao invés de visitar sempre as famílias como era de costume. Tudo isso é uma forma de se proteger do vírus, e foi orientado pelo ministério da saúde para que façam dessa forma. Assim eles dão prioridade no atendimento em domicílio as pessoas que são consideradas de risco, mais idosos, acamados e com morbidades, e doenças crônicas. Ela relatou que ia nas casas de idosos chamados e com doenças crônicas para aplicar vacina contra a H1N1, para evitar que essas pessoas se desloquem até a unidade, e possam assim ficar mais susceptíveis a contaminação pelo Corona Vírus.
Os agentes comunitários de saúde desempenham um papel muito importante dentro da unidade de saúde, podendo até ser considerada peça fundamental para o funcionamento da UAPS. Assim como a professora Janaína falou durante a conferência, essa aula serviu para expandirmos ainda mais nosso conhecimento sobre a atuação dos ACS´s, dessa vez com o ponto de vista do próprio agente. A importância dos ACS’s se dá devido as diversas funções que ele exerce na unidade, funções essas cruciais para elaboração dos planos de cuidado dentro da unidade de saúde. 
Assim, os agentes de saúde têm a função de cadastrar as pessoas que moram na área de cobertura da unidade, cada ACS é responsável por uma microárea de acordo com sua equipe de saúde da família, são realizados cadastros individuais através da ficha A que contém diversas perguntas sobre endereço, sexo, hábitos, doenças e outras informações. Essa ficha individual é feita com cada membro de uma família e depois é colocada em conjunto com todos que moram naquela residência. Cada microárea desse território possui uma Equipe de Saúde da Família (ESF) que é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e até 12 ACS’s, podendo ser acrescentado também uma equipe de saúde bucal com um cirurgião-dentista e um TSB ou ASB.
O ACS tem que estabelecer uma relação de confiança e manter um contato bem amigável com a população, sabendo as dificuldades, necessidades e, por se localizar em um território com altos índices de criminalidade, saber os devidos cuidados que se deve ter com a comunidade. A partir disso surge a necessidade de que o agente resida na microárea onde atua, onde tanto torna o acesso ao trabalho mais simples como uma maior intimidade com o local de atuação. Desta forma, deve-se destacar também a importância de que em alguns casos, como o de agressão a crianças ou a mulheres, o agente deve intervir de forma que possa dar instruções do que se pode fazer e onde procurar ajuda, mostrando um apoio a vítima.
Como dito anteriormente, o território coberto pela unidade tem altos índices de criminalidade, onde existem algumas cautelas que devem ser tomadas no trabalho do ACS como por exemplo a questão do horário de trabalho, que se torna mais indicado que seja durante o dia. A Marciana inclusive relatou que muitos na sua comunidade não estão tomando os devidos cuidados em relação a pandemia do Corona Vírus, onde os moradores estão saindo todas as noites para a praça do bairro, além de furarem as máscaras para usarem drogas, o que de fato preocupa bastante em relação a saúde dessas pessoas. A Marciana disse, que apesar de tudo, ela se sente orgulhosa por poder acrescentar mais conhecimento à sua comunidade, orientando sempre que possível como proceder em diversos casos de sintomas do Corona Vírus, ou suspeitas. Ela, para facilitar sua interação com as pessoas da sua microárea, disponibilizou seu número pessoal para as pessoas ligarem e tirarem dúvidas sobre atendimentos na UAPS, sobre hábitos de higiene para preservar sua saúde e de sua família, entre outros assuntos.
Portanto, é bastante notório a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, eles sendo uma ponte crucial de interação entre a unidade de saúde e as pessoas que necessitam de cuidados e atenção. Isso torna o funcionamento da unidade melhor, podendo ser elaborados planos e ações de cuidados com base nas informações sobre a população que o ACS está trabalhando na sua microárea. É necessário, assim, enaltecer a profissão dos ACS’s, pois sem eles a unidade de saúde não conseguiria delegar sua atenção com base na equidade, e o seu funcionamento seria de forma desordenada e deficitária.
REFERÊNCIAS
· ALONSO, C.M.C.; BÉGUIN, P.D.; DUARTE, F.J.C.M.: Trabalho dos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: metassíntese. Rev Saúde Pública. V. 14, N. 52, P. 1-13. 2018. 
· MOROSINI, M.V., FONSECA, A.F.; Os agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: inventário de conquistas e desafios. Saúde debate. V. 42, N. 1, P. 261-274, 2018.

Continue navegando