Buscar

Reflexos Medulares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFLEXO EXTENSOR CRUZADO
Informação sensorial foi para a medula , inibiu neurônio inibitório (musculatura extensora) e estimulou musculatura flexora aí flexiona a perna . A mesma informação atravessa para o outro lado cruza a linha meda para a medula gerando uma resposta contrária. Vai estimular a musculatura extensora e vai inibir a musculatura flexora 
O reflexo extensor cruzado é uma consequência do reflexo flexor 
Após um estímulo evocar um reflexo flexor no membro, o membro oposto começa a es te nde r-se e esse é o reflexo extensor cruzado . Mec anismo Neuronal do reflexo entensor cruzado: Sinais dos nervos sensoriais cruzam para o lado oposto da medula para excitar os músculos extensores. Como esse reflexo só se inicia após o estimulo doloroso inicial é certo que muitos interneurônios estão envolvidos . Depois do estimulo doloroso ser removido , o reflexo extensor cruzado continua por um período de pós- descarga ainda mais prolongado que o do reflexo flexor
REFLEXO FLEXOR( RETIRADA)
Os reflexos tem origem cutânea( receptor de dor) na pele. ( Proteção contra lesão na pele).
O receptor esta na pele > quando a pele é agredida esse receptor é acionado > gera um potencial de ação em uma fibra sensorial (aferente) > informação entra na medula ( tem que fazer conexão para estimular os neurônios motores alfa e gama da musculatura flexora 
Para fazer flexão tem que contrair os músculos flexores e relaxar os músculos extensores 
O reflexo flexor é um receptor de dor acionado, uma informação sensorial entra na medula, se ramifica acionando todos os neurônios motores para a musculatura flexora posterior e inibindo os neurônios moto e gama para a musculatura extensora: arco reflexo
A resposta é a contração dos músculos flexores e a inibição dos músculos extensores, o que resulta na retirada do membro. Quando o estímulo doloroso é intenso, além desta retirada do membro afetado em flexão, observa-se também uma extensão dos músculos do membro oposto denominada de resposta extensora cruzada.
Esta atitude flexora/extensora cruzada realizada pelos membros de um animal frente a um estímulo nocivo, coloca o animal em fuga podendo ser uma resposta essencial para sobrevivência.
CHOQUE ESPINHAL
É o período de tempo após uma lesão que a medula parou de fazer reflexo 
REFLEXO DE ESTIRAMENTO 
Reflexo de origem muscular, então o receptor se encontra no músculo. Uma vez o receptor ativado, o neurônio aferente vai ser ativado, entra na substancia cinzenta, e a informação sai pelo neurônio. 5 componentes do arco reflexo: 
1.receptor
2.neurônio sensorial(aferente)
3.neurônios da medula( centro de processamento da informaçãp)
4.neurônio motor(neurônio eferente)
5.músculo(órgão efetuador)
Reflexo patelar : provocar estiramento pela percussão do tendão patelar automaticamente as terminações nervosas do fuso são ativadas , a informação vai para a medula e neurônio sensorial faz conexão com o neurônio motor
Neurônio alfa e neurônio gama precisam ser inibidos para não liberar neurotransmissor para que esse músculo fique relaxado. 
O músculo agonista vai contrair, o músculo antagonista vai relaxar 
O neurônio sensorial sai das fibras intrafuzais e o neurônio motor gama chega nas fibras intrafusais na periferia. Os neurônios eferentes podem ser tanto alfa quanto gama
Gera uma informação no receptor do fuso que vai entrar na medula via sensorial vai fazer uma conexão com o neurônio motor alfa para estimular esse neurônio motor alfa. A mesma informação que entra faz uma conexão com o interneurônio inibitório.
O reflexo miotático de estiramento é controlado pelo receptor Fuso Muscular presente nos músculos esqueléticos. O arco reflexo do reflexo miotático de estiramento é composto por uma fibra aferente do tipo Ia que provem do fuso muscular. Na medula espinhal a fibra se ramifica e atinge a substância cinzenta medular.
Algumas ramificações fazem sinapses diretamente com neurônios motores alfa que inervam o músculo e seus sinergistas (pode-se concluir que este reflexo é monossináptico). A única maneira de serem gerados potenciais de ação ao longo de nervo sensorial do fuso é por estiramento das fibras musculares intrafusais, com isso são gerados potenciais de ação ao longo do nervo sensorial do fuso em proporção direta ao grau de alongamento do músculo intrafusal.
O reflexo miotático inverso é controlado pelo órgão tendinoso de Golgi que é um receptor de estiramento localizado tendão do músculo. O estiramento das fibras de colágeno do tendão também estira o órgão tendinoso de Golgi provocando sua despolarização.
Cada órgão tendinoso tem um nervo sensorial (aferente) que conduz os potenciais de ação para o SNC informando ao mesmo sobre o grau de tensão muscular decorrente da contração. Como o órgão tendinoso de Golgi fica em série com as fibras extrafusais, quando estas se contraem o órgão tendinoso de Golgi é estirado e são emitidos potenciais de ação para o SNC ao longo do nervo sensorial em uma freqüência proporcional à tensão desenvolvida pelo músculo.
Ao mesmo tempo, o fuso muscular reduz sua freqüência de Potencial de Ação pois o fuso fica paralelo ás fibras musculares extrafusais e quando estas se contraem, a frequência de PA emitido pelo fuso diminui. Como já foi mencionado, quando os Potenciais de Ação gerados ao longo do nervo sensorial do fuso atingem o SNC, causam estimulação dos neurônios motores alfa gerando contração muscular. Já os Potenciais de Ação ao longo dos nervos sensoriais do órgão tendinoso de Golgi têm efeito oposto. Causam potenciais inibitórios sobre o neurônio motor alfa reduzindo a contração da fibra muscular extrafusal.
REFLEXO TENDINOSO DE GOLGI
2 receptores controlam estado de contração e relaxamento do músculo. Quando o músculo é estirado o receptor órgão tendinoso de golgi (OTG) vai ser ativado quando o músculo contrai. Esse receptor tem uma fibra sensorial conectada a ele que tem um neurônio sensorial que entrará na medula O neurônio sensorial que sai do OTG aciona o segundo reflexo. Toda vez que o musculo contrai em resposta ao primeiro reflexo esse receptor será acionado e a informação aferente entrará na medula. Essa informação imediatamente vai fazer conexão com o interneurônio inibitório que vai inibir o moto neurônio alfa do neurônio motor da musculatura que esta sendo estimulada e o interneurônio vai inibir o moto neurônio gama que esta sendo estimulada. 
Reflexos Medulares

Continue navegando

Outros materiais