Buscar

REFLEXO MIOTÁTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA – REFLEXO MIOTÁTICO 
1) Descreva o reflexo miotático a partir de um exemplo.
O reflexo miotático ou de estiramento consiste em um movimento reflexo proprioceptivo que envolve um receptor chamado fuso muscular, o qual é estimulado pelo estiramento do músculo e, assim, a informação sobre o comprimento em que esse músculo está será enviada para o SNC. Esse processo vai gerar uma resposta reflexa do músculo onde está o receptor, objetivando a contração desse músculo, funcionando como um sistema de correção. Um exemplo de reflexo miotático pode ser observado quando se percute um martelo no joelho (no tendão do músculo extensor localizado nessa região), o músculo sofre estiramento, aumentando seu comprimento. Essa alteração do comprimento será percebida pelos receptores existentes nesse músculo (fuso muscular) e essa sinalização será transformada em um potencial de ação que penetra no sistema nervoso central pela via aferente sensorial, a qual fará sinapse com um interneurônio presente na substância cinzenta da medula espinhal. Esse interneurônio, por sua vez, fará sinapse com o neurônio motor, gerando uma resposta que será enviada de volta pela via eferente motora para o mesmo músculo que sofreu estiramento, provocando sua contração, ou seja, haverá um mecanismo de correção. Ocorre então o relaxamento do músculo, o que é denominado de inibição recíproca, pois enquanto o agonista se contrai, o antagonista deve ser inibido. Essa inibição ocorre devido à ação de um interneurônio inibitório localizado na substância cinzenta da medula, o qual inibe o motoneurônio alfa que inerva o músculo antagonista, favorecendo o relaxamento do músculo quadríceps, já que essa inervação recíproca minimiza as forças antagonistas.
2) Descreva o reflexo miotático inverso ou reflexo dos órgãos tendinoso de golgi. Qual a importância do reflexo miotático inverso? 
O Órgão Tendinoso de Golgi (OTG) é um receptor proprioceptivo, presente no interior de um tendão e que possui ramos de uma fibra nervosa sensorial de classificação Ib. Esses ramos ficam entremeados entre as fibrilas do tecido colágeno que forma o tendão. O estímulo que estimula o OTG é a força ou tensão do músculo. A contração do músculo vai comprimir as fibras nervosas presentes entre as fibrilas, gerando um potencial de ação que será conduzido para o sistema nervoso central. O reflexo medular que envolve o OTG é chamado de reflexo do OTG ou Reflexo miotático inverso. Quando a carga ou tensão do músculo estimula o OTG, formará então uma sinalização que será propagada até o sistema nervoso central, mais especificmnete à medula espinal, entrando pelo corno posterior da medula. Esse neurônio sensorial fará sinapse com um interneurônio inibitório, o qual vai inibir o neurônio motor alfa, este atua sobre o músculo, de modo a reduzir a contração muscular . Então, em síntese, o aumento da carga sobre um músculo tem como resposta redução da contração muscular. Diz-se que o receptor do órgão tendinoso de golgi é um reflexo de proteção, seria uma maneira do sistema nervoso preservar a integridade do músculo, da articulação ou do próprio tendão quando há uma carga excessiva. É um reflexo importante, pois quando o músculo for submetido a uma carga excessiva, quando for levantar um peso inadequado ou fisiologicamente incapaz de levantar, por exemplo, o sistema nervoso inibe a contração muscular através desse neurônio inibitório que inibe na verdade o motoneurônio alfa, que por sua vez, reduz a atividade da contração muscular. Também ocorre a excitação do motoneurônio alfa do músculo antagonista para favorecer a preservação ou a integridade do músculo agonista. 
3) Dê um exemplo de uma situação que desencadeia um reflexo de flexão ou de retirada e o de extensão cruzada. Descreva a constituição de seu arco-reflexo.
O reflexo flexor ou de retirada são aqueles cujos receptores sensoriais são receptores nociceptivos, envolvidos com a dor. A via aferente, então, será constituída de fibras Adelta ou fibras C. Um exemplo desse tipo de reflexo ocorre quando, ao caminhar, pisa-se em um prego ou uma pedra com o pé direito, e isso desencadeia um estímulo sobre a fibra nervosa sensorial da dor. O potencial de ação gerado por esse estímulo será conduzido para o sistema nervoso central, mais especificamente para a medula espinhal, penetra através do corno posterior e fará várias sinapses na substância cinzenta da medula com interneurônios excitatórios que irão estimular o neurônio motor que inerva os músculos flexores, aumentando a contração destes. A resposta será a flexão do membro direito, já que o estímulo ocorreu no pé direito. Os músculos antagonistas que, neste caso, serão os músculos extensores dessa perna direita, serão inibidos por inibição recíproca. Um interneurônio irá inibir o neurônio motor alfa que inerva esses músculos extensores. Já no membro contralateral, haverá extensão da musculatura, ou seja, haverá contração da musculatura extensora, com o intuito de sustentar o peso do corpo. A informação que chega na medula pela via aferente sensorial, fará sinapse com interneurônios excitatórios que cruzam de lado e vão estimular os motoneurônios que inervam os músculos extensores contralaterais, neste caso, do lado esquerdo. Ao mesmo tempo que ocorre sinapse com interneurônios inibitórios, os quais inibem os neurônios dos músculos flexores do lado contralateral. Essa resposta no membro contralateral caracteriza o reflexo extensor cruzado. Para ocorrer o reflexo, não é necessário ter a sensação consciente da dor, ela ainda assim irá ocorrer pois a fibra afenrente que chega na medula vai emitir projeções para estruturas superiores que vão chegar ao córtex cerebral. Esse tipo de reflexo flexor, associado ao reflexo extensor cruzado, é muito importante já que permite afastar partes do corpo que estão sendo lesadas pelos estímulos nocivos/nociceptivos da dor, agindo então, como protetor.

Continue navegando