Buscar

Características gerais dos seres vivos

Prévia do material em texto

BIOLOGIA
SANTA MÔNICA CENTRO EDUCACIONAL
ALUNO: JOÃO PEDRO MENDES GOMES
TURNO TARDE – TURMA 11911
Todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade.
Características gerais dos seres vivos
COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
 
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, estando presentes em todos os organismos vivos, com exceção dos vírus. De uma maneira simplificada, podemos dizer que as células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético. Esse material genético pode estar disperso no citoplasma (células procariontes) ou ser delimitado por uma membrana (célula eucariótica). Os organismos formados por apenas uma célula são chamados de unicelulares, e aqueles formados por várias células são chamados de multicelulares.
Características gerais dos seres vivos
ORGANIZAÇÃO CELULAR
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY
 
Os seres vivos apresentam no interior de seu corpo reações químicas, as quais são necessárias para as mais variadas atividades, como a obtenção de energia. Ao conjunto dessas reações químicas dá-se o nome de metabolismo. Existem reações que estão relacionadas com a síntese ou construção de moléculas, sendo esses processos chamados de anabolismo. Existe ainda o catabolismo, que consiste na destruição de partículas para a liberação de substâncias mais simples.
 
Características gerais dos seres vivos
METABOLISMO
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
 
Todos os seres vivos apresentam material genético, ou seja, um conjunto de moléculas que contêm suas informações genéticas. A principal delas é o DNA que contém os genes, os quais, juntamente com a influência do ambiente, determinam as características de cada organismo, como a cor dos olhos e a altura. O conjunto de todas as moléculas de DNA de uma espécie é chamado genoma. As moléculas de DNA de um organismo são replicadas durante a reprodução e cópias delas são passadas dos genitores para os descendentes. Por isso nesse caso os filhos apresentam características físicas semelhantes as de seus pais.
Características gerais dos seres vivos
GENOMA E HEREDITARIEDADE
 
Os seres vivos são capazes de reproduzir-se, ou seja, produzir descendentes. A reprodução pode ocorrer de forma sexuada ou de maneira assexuada. Na forma sexuada, ocorre o envolvimento de gametas; na assexuada, apenas um individuo é o genitor e a nova geração recebe a informação genética idêntica á dele.
.
 
Características gerais dos seres vivos
REPRODUÇÃO
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC
Todos os seres vivos estão sujeitos aos processos evolutivos ou seja, sofrem modificações ao longo do tempo. Um dos fatores que causam a evolução é o surgimento de mutações, modificações que ocorrem na molécula de DNA e levam ao surgimento de novas características em um organismo. Essas modificações podem ser transmitidas aos descendentes.
 
Características gerais dos seres vivos
EVOLUÇÃO
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
 
Todos os seres vivos possuem a capacidade de responder aos estímulos dos meios interno e externo. Essa propriedade denomina-se irritabilidade ou excitabilidade. Nos seres pluricelulares essa característica esta presente em cada célula do corpo.
Características gerais dos seres vivos
IRRITABILIDADE OU EXCITABILIDADE
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY
	SERES VIVOS	FORMAÇÃO CELULAR	NUTRIÇÃO	CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
	BACTÉRIAS	unicelulares e procariontes	podem ser tanto autotróficas quanto heterotróficas.	Encontram-se em todas as partes, ar, terra, água, mesmo nas profundezas do mar. Além disso são chamados de procariontes, por não terem o núcleo organizadoe fazem parte do reino Monera.
	PROTOZOÁRIOS	unicelulares e procariontes	são heterotróficos	Seres mais complexos, do reino Protista, realizam todas as funções como alimnetação, reprodução, respiração, excreção, controle hídrico e locomoção (a maioria pode se locomover)
	FUNGOS	pluricelulares e eucariontes	são heterotróficos	São seres eucariontes, com núcleo estruturado e pertencem ao reino Fungi
	VEGETAIS	pluricelulares e eucariontes	são autotróficas	Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos.
	ANIMAIS	pluricelulares e eucariontes	são heterotróficos	Eles possuem capacidade de locomoção e grande parte fazem reprodução sexuada.
Características gerais dos seres vivos
Resumo das características gerais dos seres vivos
	COMPOSIÇÃO QUÍMICA	Os elementos predominantes nos seres vivos e que formam as moléculas orgânicas são hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C) e nitrogênio (N),
	ORGANIZAÇÃO CELULAR	Os organismos também podem ser procariontes ou eucariontes.
	METABOLISMO	É o conjunto de reações químicas que ocorrem nos seres vivos. É responsável pela manutenção e pelo funcionamento do organismo. Divide-se o metabolismo, em:
anabolismo — consiste nas reações de formação ou de síntese. Exemplo: fotossíntese.
catabolismo — corresponde às reações de degradação, como a quebra da molécula de determinada substância.
Resumo das características gerais dos seres vivos
	GENOMA E HEREDIATRIEDADE	Capacidade que os seres vivos têm de transmitir características genéticas para seus descendentes, por intermédio dos genes existentes no núcleo das células.
	REPRODUÇÃO	Capacidade de manutenção da espécie. Todo ser vivo provém de outro ser vivo preexistente, por meio desse processo denominado reprodução, que pode ser sexuada ou assexuada.
	EVOLUÇÃO	A diversidade biológica deve-se principalmente às mutações — variações no material genético que dão origem às variantes (alelos) dos genes. As novas variantes podem ser benéficas, permitindo melhor adaptação ao meio, prejudiciais à sua sobrevivência ou, ainda, não provocar nenhum efeito.
	IRRITABILIDADE OU EXCITABILIDADE	Todos os seres vivos possuem a capacidade de responder aos estímulos dos meios interno e externo.
O vírus não é considerado ser vivo
VÍRUS
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-ND
O vírus não se reproduz sozinho, necessitando estar no interior de outra célula para a reprodução. 
Portanto é um ser parasita. Por esta razão alguns cientistas NÃO o consideram um ser vivo, mas uma partícula proteica.

Continue navegando

Outros materiais