A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Processos mentais da matemática

Pré-visualização | Página 1 de 1

Processos mentais da matemática 
Piaget nomeou sete processos essenciais para a aquisição do conhecimento da matemática. Esses processos são conhecidos como: classificação, comparação, conservação, correspondência, inclusão, sequenciação e seriação (ou ordenação). o educador precisa conhecer sobre os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo para trabalhar os processos matemáticos no período adequado ,no qual seja de melhor compreensão e assimilação da criança.
Correspondência
Distribuir brinquedos ou objetos ajuda a criança na compreensão do número, A partir dos quatro anos o educador pode trazer atividades com bacias grandes e pequenas para que a criança entenda o conceito de grande e pequeno e também faça associações dos tamanhos das tampas com as  suas respectivas bacias. Isso se chama processo de correspondência, no qual a criança faz associações do objeto e da cor, com seus respectivos pares. A próxima atividade de correspondência pode- se usar o número e pedir para que a criança faça a correspondência do número com a quantidade de  objetos.
fonte:pinterest
fonte: tempojunto
Comparação
Na comparação, a criança entende a diferença e a semelhança entre cores, tamanhos e forma. Como proposta de atividade pode ser usada Potes da mesma cor com tamanhos diferentes. Nessa atividade pede-se a criança que faça a correspondência dos tamanhos com o seu respectivo pote. O mediador pode fazer perguntas norteadoras como, por exemplo, se o objeto é do mesmo tamanho e se são semelhantes. No processo de comparação pode ser trabalhado o conceito de contrário, por exemplo, a porta está aberta ou está fechada, o brinquedo é grande ou é pequena, a garrafa encontrasse  cheia ou está vazia.
fonte: pt.dreamstime
fonte:pinterest
Classificação
 
Outro processo da Matemática é o da classificação onde é feito a classificação de objetos da mesma espécie, por exemplo, solicite à criança que separe animais, a criança vai ter que colocar nessa categoria todos os animais que ela conhece. Em outra caixa pede-se para criança que separe objetos da categoria de fruta. Na categoria de cores solicite à criança que separe objetos que possuam a mesma cor.
  
 
Sequenciação
No processo de Sequenciação é solicitada  a criança que está sendo acompanhada pelo mediador faça a sequenciação de objetos Sem nenhuma ordem ou  critério, podemos citar como exemplo, uma fila, pede-se que a criança faça uma sequência de objetos um atrás do outro sem obrigatoriedade de categorias.
 
 
 
Seriação
Já a seriação se difere da sequenciação, solicita-se que o aluno faça a sistematização de objetos do menor para o maior ou vice-versa ,Quando a criança já está avançada no processo de seriação pode ser pedido para que ela faça a sucessão de cores ,usando duas cores.
Inclusão
No processo de inclusão Pode ser usado o conceito de pertence ou não pertence. Bananas estão presentes na categoria de frutas? Laranja pertence à categoria de frutas? Deve-se entender que existem conjuntos e subconjuntos.
Frutas 
Conservação
O processo de conservação é de extrema importância para o conhecimento posterior de Aritmética e geometria. Pode ser abordado em quantidade, comprimento, área e volume. Abrange todos os processos anteriores 
Referências:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/sequenciacao-seriacao-relacoes-necessarias-para-construcao.htm#:~:text=Desse%20modo%2C%20o%20conhecimento%20l%C3%B3gico,hier%C3%A1rquica%2C%20a%20Sequencia%C3%A7%C3%A3o%20e%20seria%C3%A7%C3%A3o. acesso em 26 de março de 2021
https://www.alexandresuguimoto.com.br/nre/saladeapoio/apostila-clelia-atividades.pdf acesso em 26 de março de 2021