Buscar

SLIDES PPT - TEMA 3 (1)(1)

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: TIPOGRAFIA
TEMA 3: DA PUNÇÃO A FONTE DIGITAL
REFORÇANDO A APRENDIZAGEM
PONTOS PRINCIPAIS
PUNÇÕES
MATRIZES
Elementos principais
a. Olho
b. Face (anterior) ou Barriga
c. Corpo 
1. Rebarba ou talude
2. Risca ou ranhura
3. Canal ou goteira
4. Pé.
TIPO
Linotipo é uma máquina inventada por Ottmar Mergenthaler em 1886, na Alemanha, que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado, como o da máquina de escrever. As matrizes que compõem a linha-bloco descem do magazine onde ficam armazenadas e, por ação do distribuidor, a ele voltam, depois de usadas, para aguardar nova utilização. As três partes distintas — composição, fundição e teclado — ficam unidas em uma mesma máquina. A capacidade de produção é de seis mil a oito mil toques por hora. Suas matrizes (superfícies impressoras) são em baixo relevo, justapostas em um componedor (utensílio no qual o tipógrafo vai juntando a mão, um a um, os caracteres que irão formar as linhas de composição). O próprio operador despacha para a fundição, a 270 graus Celsius.
LINOTIPO
Linotipo de Ottmar Mergenthaler em 1886.
A fotocomposição foi designada «composição a frio» (Cold Type), por oposição à linotipia, chamada «composição a quente» (Hot Type).
Louis Marius Moyroud e Rene Alphonse Higonnet foram os primeiros a desenvolver uma máquina de fotocomposição funcional.
FOTOCOMPOSIÇÃO
Desenho esquemático da Fotocomposição
Compugraphic
A empresa Compugraphic produziu phototypesetting machines nos anos 1970 - aparelhos que baixaram os custos da "composição a luz".
Um destes modelos, o Compugraphic Compuwriter, usava um plelícula de film enrolada sobre um tambor que rodava a várias centenas de rpm. O "filmstrip" continha duas fontes (Roman e Bold ou Roman e Italic).
Para obter vários tamanhos, este typesetter usva uma lente de aumento para duplicar o corpo da fonte. O modelo CompuWriter II já automatizava o comando da lente.
São um tipo de fonte desenvolvido pela Apple Computer no fim da década de 1980 com um competidor para as fontes Type 1 da Adobe em PostScript. O principal poder do TrueType era originalmente oferecer aos desenvolvedores de fontes um nível mais alto de controle sobre precisamente como suas fontes seriam exibidas, até o nível do pixel, em várias alturas de fontes.
Em 1991, a Microsoft adicionou o TrueType ao sistema operativo Windows 3.1. Em parceira com a empresa Monotype, a Microsoft empreendeu um grande esforço ao criar um conjunto de fontes TrueType de alta qualidade que eram compatíveis com o núcleo de fontes que estava a ser incluído nos equipamentos de PostScript da época. Ele incluía as fontes que são padrão no Windows até hoje: 
Times New Roman (compatível com Times Roman), Arial (compatível com Helvetica) e Courier New (compatível com Courier).
A Microsoft também desenvolveu uma tecnologia de "fonte inteligente" denominada TrueType Open, em 1994, posteriormente renomeada para OpenType quando fundiu o suporte da tecnologia Adobe Type 1.
TrueType é atualmente o formato mais comum para fontes de Mac OS X e Windows XP, ainda que ambos também tenham suporte nativo ao formato Type 1 da Adobe e à extensão OpenType para TrueType. Ainda que muitas das fontes agora oferecidas com o sistema operacional sejam no formato OpenType, a maioria das fontes gratuitas ou de preços baixos de terceiros usa TrueType.
Linux e outros sistemas[editar | editar código-fonte]
O projeto FreeType, de David Turner, tenta criar uma implementação independente para o padrão TrueType. Ele está incluído em muitas distribuições Linux.
FONTES TRUE TYPE E POSTSCRIPT
Tipos desenhados em FontLab
FontLab é um editor profissional de fontes. É uma solução para pesquisadores de fontes, designers de fonte profissionais, tipógrafos e estúdios de design gráfico. Permite o projeto, criação e modificação de fontes nos formatos mais populares, incluindo Type 1, True Type, Multiple Master e Open Type.
FontLab gera recursos OpenType para fontes T1, importa/exporta a nível EPS 2 e 3, possui um algoritmo que pode complementar a fonte, converte entre formatos, possui um painel de zoom expansível e muito mais.
FONTES DIGITAIS

Continue navegando