Buscar

O Conceito de Normalidade na Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Vitória Maria de Moraes
Quando analisamos a frase “de perto ninguém é normal”, o primeiro ponto a se pensar é o conceito de normalidade. O que é ser normal? Na sociedade em que vivemos, onde mudanças ocorrem a todo instante, faz com que se torne muito difícil descrever o que é ser normal ou então quem é normal.
O conceito de normalidade pode ser descrito como o “comportamento mais comum”, porém este conceito é muito relativo. O que para uma pessoa pode ser considerado normal, para outra pode ser algo inaceitável. É necessário analisar todo o contexto. Cada indivíduo possui a sua complexidade, cada um está inserido em um ambiente (contexto) social e cada um possui uma história própria (que envolve traumas e diferentes dificuldades/fases enfrentadas durante a vida). Por isso os padrões de normalidade são um tanto quando “inválidos”, pois acaba por muitas vezes “fugir” da realidade humana. 
Analisando a sociedade em que vivemos, na qual uma grande parcela da população sofre de distúrbios mentais/psicológicos, como exemplo a depressão e ansiedade, faz com que o conceito de normalidade seja um conceito fajuto. Atribuir a essas pessoas o fato de não serem normais por não se enquadrarem nos padrões de normalidade, fazem com que o sofrimento se intensifique ainda mais, podendo muitas vezes agravar seus problemas mentais. É necessário conscientizar sobre o fato de que os problemas mentais existem, que buscar tratamento não o fará menos normal, mas sim humano. Todos possuem dificuldades e todos são diferentes, não cabe a ninguém julgar se uma pessoa é normal ou não, o que cabe a todos é respeitar o próximo seja ele como for.

Continue navegando