Logo Passei Direto
Buscar

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social 3

User badge image
LI SILVA

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os assistentes sociais são profissionais que percebem no seu dia a dia de atendimento os impactos no mundo do trabalho. E, isso se deve à globalização, a massificação do trabalho, ao aumento de profissionais no mercado de trabalho e a desestruturação das politicas sociais entre outros.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta:
a) Os assistentes sociais assim como outros profissionais não sentem os impactos das políticas econômicas.
b) O assistente social não tem necessidade de realizar nenhum tipo de trabalho multiprofissional em sua atuação.
c) O principal empregador dos Assistente Sociais são os órgãos públicos que são responsáveis pelas políticas públicas.
d) O setor privado e as Ongs não contratam profissionais do Serviço Social.

A complexidade da sociedade contemporânea exige do profissional um pensar contínuo do saber teórico e metodológico da profissão, como também conhecimento crítico da realidade social, na busca da consolidação do projeto ético-político.
Sobre os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando a profissão surgiu, os profissionais estavam à mercê do Estado e da Igreja, visto que estas instituições utilizavam o poder profissional para ações de seus interesses e objetivos.
( ) Os assistentes sociais inicialmente consideravam que os problemas sociais eram causados pelo desajustamento dos indivíduos, por isso não se discutia os agraves do capitalismo.
( ) Constatamos que o Serviço Social foi influenciado mais pela doutrina social da Igreja Católica do que por ideias e pensamentos positivistas em sua origem.
( ) O Serviço Social, em sua trajetória histórica, sempre esteve ligado às ações positivistas e de transformação social, por isso o marxismo influenciou fortemente a profissão desde a sua gênese.
a) V - F - F - F.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

O Serviço Social, na sua história profissional, sempre veio apresentando novas configurações, sendo historicamente construídas sob a lógica da caridade e do clientelismo. O profissional de Serviço Social está inserido e atua na sociedade capitalista.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O profissional de Serviço Social atua como mediador nas questões sociais.
( ) O profissional de Serviço Social é dispensável na sua participação em implementação de políticas sociais e na elaboração de projetos sociais.
( ) O profissional de Serviço Social possui conhecimento, técnicas e estratégias com o objetivo de atender as demandas da classe trabalhadora.
( ) Serviço Social é neutro em sua posição em relação ao capital e trabalho.
a) V - V - F - F.
b) F - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, mostra a realidade vivida pelos operários na época em que houve a substituição do homem pela máquina, onde as empresas de grande porte visavam fabricar uma maior quantidade de produtos (visão lucro), em um menor tempo de produção.
Neste sentido, sobre as transformações ocorridas no processo de trabalho durante o processo de urbanização e industrialização, analise as seguintes sentenças:
I- Os empresários são os proprietários dos capitais e dos bens produzidos pelo trabalho. Os operários são trabalhadores assalariados que se utilizam apenas de sua força de trabalho para garantir sua subsistência.
II- Os trabalhadores sofriam um terrível processo de alienação sobre o valor do trabalho que eles mesmos desenvolviam, não sabiam quantificar as mercadorias ou qual o valor dos bens que produziam em uma jornada de trabalho.
III- Devido ao desenvolvimento econômico no Brasil nessa época, as empresas estrangeiras surgem com interesse em se firmar no mercado, investindo em maquinários e mão-de obra barata, como, por exemplo: Wal-Mart, Novartis e Bank of America.
IV- Através da organização e mobilização da classe trabalhadora, reivindicando melhores condições de vida e trabalho, houve um grande crescimento do Welfare State para garantir as políticas criadas na época.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O Serviço Social como profissão tem sua trajetória histórica baseada no processo político, econômico e social de uma sociedade.
Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
a) As ações destinadas para proteção da criança e adolescente marcou o início do Serviço Social como profissão.
b) A organização dos movimentos sociais priorizou o surgimento do Serviço Social como profissão.
c) O Serviço Social teve sua origem nas políticas de Regularização Fundiária.
d) A entidades religiosas, através das práticas caritativas, institui o Serviço Social como profissão.

A caridade foi elemento presente em parte significativa da história do Serviço Social. As ações das igrejas desenvolviam práticas conhecidas como obras sociais destinadas aos pobres e aos excluídos.
Nesse contexto, a união entre a ausência de um referencial científico e a disseminação de ideologias dominantes dificultaram a compreensão da estrutura social e econômica do país. Sobre esse período da história do Serviço Social, analise as sentenças a seguir:
I- A pobreza era compreendida como um desígnio divino, e a sobrevivência das pessoas carentes dependia das obras de caridade.
II- As populações carentes eram conhecidas como grupos formados por pessoas menos favorecidas social e economicamente.
III- A profissão do assistente social se constituiu e é oficialmente reconhecida como uma ajuda aos mais pobres até os dias de hoje.
IV- O termo carente foi substituído pelo termo populações em situação de vulnerabilidade ou risco social.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O pressuposto de que as pessoas precisam atender a critérios para serem incluídas em alguns programas e também a alguns princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Assistência Social, causa dubiedade na atuação profissional.
Sobre as questões que demonstram dubiedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas. ( ) Selecionar os mais pobres para oportunizar o acesso às políticas públicas, assim garantindo a manutenção da riqueza brasileira. ( ) Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais. ( ) O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da LOAS é destinado aos idosos, pessoas com deficiência e famílias com renda per capita de um salário mínimo.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.

A profissionalização do assistente social se dá em um contexto social marcado pelo desenvolvimento do capitalismo, expansão da burguesia, ampliação do domínio, exploração dos trabalhadores e desemprego.
Essa redução do emprego, aliada à retração do Estado em suas responsabilidades públicas no âmbito dos serviços e direitos sociais, faz crescer a pobreza e a miséria, passa a comprometer os direitos sociais e humanos, inclusive o direito à própria vida. Nesse contexto, o trabalhador passa a ser um indivíduo descartável e se vê em posição de aceitar as condições impostas pelo mercado de trabalho. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel do assistente social nessa relação:
a) O desemprego representa a ampliação dos postos de trabalho para o assistente social em todos os setores de atuação.
b) A profissionalização do assistente social ocorreu em um contexto social do pleno emprego e do desenvolvimento econômico.
c) O contexto de profissionalização do assistente social remete ao domínio dos trabalhadores nas relações de produção.
d) O assistente social possui um duplo papel porque é, ao mesmo tempo, um trabalhador assalariado e um profissional que media relações de trabalho.

O desemprego decorre de um processo que compreende, de um lado, o crescimento da população nos centros urbanos e a grande procura por postos de trabalho nas grandes e, de outro lado, as empresas não conseguem absorver toda a mão de obra disponível.
Esse cenário levou à formação de uma classe operária industrial que sofre para dar conta de atender a suas necessidades básicas de sobrevivência. Partindo desse cenário, analise as sentenças a seguir:
I- Esse contexto levou à formação de movimentos sociais, como sindicatos, forças populares e associações.
II- A crescente oferta de novos postos de trabalho decorrentes da inserção de novas tecnologias reduziu os níveis de desemprego.
III- O processo de industrialização resultou na criação de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.
IV- A ampliação do desemprego promoveu a elaboração de teorias que previam a intervenção estatal na economia.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado.
O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social:
a) pela sua especificidade, constitui uma planificação do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
b) pela sua trajetória liberal, constitui uma especialização do trabalho individual no quadro do desenvolvimento industrial e da retração urbana.
c) sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
d) pela sua trajetória histórica conservadora, edificou um projeto homogêneo de fortalecimento do tradicionalismo profissional e seu ideário conservador.

O artigo 5o, inciso 4o, da Lei de Regulamentação da Profissão reza: "realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social".
Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA:
a) São cabíveis exclusivamente aos Assistentes Sociais graduados em universidades públicas.
b) Podem ser realizados por outros profissionais, desde que autorizados por Assistentes Sociais.
c) Devem ser realizados exclusivamente por Assistentes Sociais.
d) Obrigam os Assistentes Sociais a realizá-los somente após aprovação dos empregadores.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os assistentes sociais são profissionais que percebem no seu dia a dia de atendimento os impactos no mundo do trabalho. E, isso se deve à globalização, a massificação do trabalho, ao aumento de profissionais no mercado de trabalho e a desestruturação das politicas sociais entre outros.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta:
a) Os assistentes sociais assim como outros profissionais não sentem os impactos das políticas econômicas.
b) O assistente social não tem necessidade de realizar nenhum tipo de trabalho multiprofissional em sua atuação.
c) O principal empregador dos Assistente Sociais são os órgãos públicos que são responsáveis pelas políticas públicas.
d) O setor privado e as Ongs não contratam profissionais do Serviço Social.

A complexidade da sociedade contemporânea exige do profissional um pensar contínuo do saber teórico e metodológico da profissão, como também conhecimento crítico da realidade social, na busca da consolidação do projeto ético-político.
Sobre os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quando a profissão surgiu, os profissionais estavam à mercê do Estado e da Igreja, visto que estas instituições utilizavam o poder profissional para ações de seus interesses e objetivos.
( ) Os assistentes sociais inicialmente consideravam que os problemas sociais eram causados pelo desajustamento dos indivíduos, por isso não se discutia os agraves do capitalismo.
( ) Constatamos que o Serviço Social foi influenciado mais pela doutrina social da Igreja Católica do que por ideias e pensamentos positivistas em sua origem.
( ) O Serviço Social, em sua trajetória histórica, sempre esteve ligado às ações positivistas e de transformação social, por isso o marxismo influenciou fortemente a profissão desde a sua gênese.
a) V - F - F - F.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - V - V - V.

O Serviço Social, na sua história profissional, sempre veio apresentando novas configurações, sendo historicamente construídas sob a lógica da caridade e do clientelismo. O profissional de Serviço Social está inserido e atua na sociedade capitalista.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O profissional de Serviço Social atua como mediador nas questões sociais.
( ) O profissional de Serviço Social é dispensável na sua participação em implementação de políticas sociais e na elaboração de projetos sociais.
( ) O profissional de Serviço Social possui conhecimento, técnicas e estratégias com o objetivo de atender as demandas da classe trabalhadora.
( ) Serviço Social é neutro em sua posição em relação ao capital e trabalho.
a) V - V - F - F.
b) F - V - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.

O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, mostra a realidade vivida pelos operários na época em que houve a substituição do homem pela máquina, onde as empresas de grande porte visavam fabricar uma maior quantidade de produtos (visão lucro), em um menor tempo de produção.
Neste sentido, sobre as transformações ocorridas no processo de trabalho durante o processo de urbanização e industrialização, analise as seguintes sentenças:
I- Os empresários são os proprietários dos capitais e dos bens produzidos pelo trabalho. Os operários são trabalhadores assalariados que se utilizam apenas de sua força de trabalho para garantir sua subsistência.
II- Os trabalhadores sofriam um terrível processo de alienação sobre o valor do trabalho que eles mesmos desenvolviam, não sabiam quantificar as mercadorias ou qual o valor dos bens que produziam em uma jornada de trabalho.
III- Devido ao desenvolvimento econômico no Brasil nessa época, as empresas estrangeiras surgem com interesse em se firmar no mercado, investindo em maquinários e mão-de obra barata, como, por exemplo: Wal-Mart, Novartis e Bank of America.
IV- Através da organização e mobilização da classe trabalhadora, reivindicando melhores condições de vida e trabalho, houve um grande crescimento do Welfare State para garantir as políticas criadas na época.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O Serviço Social como profissão tem sua trajetória histórica baseada no processo político, econômico e social de uma sociedade.
Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
a) As ações destinadas para proteção da criança e adolescente marcou o início do Serviço Social como profissão.
b) A organização dos movimentos sociais priorizou o surgimento do Serviço Social como profissão.
c) O Serviço Social teve sua origem nas políticas de Regularização Fundiária.
d) A entidades religiosas, através das práticas caritativas, institui o Serviço Social como profissão.

A caridade foi elemento presente em parte significativa da história do Serviço Social. As ações das igrejas desenvolviam práticas conhecidas como obras sociais destinadas aos pobres e aos excluídos.
Nesse contexto, a união entre a ausência de um referencial científico e a disseminação de ideologias dominantes dificultaram a compreensão da estrutura social e econômica do país. Sobre esse período da história do Serviço Social, analise as sentenças a seguir:
I- A pobreza era compreendida como um desígnio divino, e a sobrevivência das pessoas carentes dependia das obras de caridade.
II- As populações carentes eram conhecidas como grupos formados por pessoas menos favorecidas social e economicamente.
III- A profissão do assistente social se constituiu e é oficialmente reconhecida como uma ajuda aos mais pobres até os dias de hoje.
IV- O termo carente foi substituído pelo termo populações em situação de vulnerabilidade ou risco social.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O pressuposto de que as pessoas precisam atender a critérios para serem incluídas em alguns programas e também a alguns princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Assistência Social, causa dubiedade na atuação profissional.
Sobre as questões que demonstram dubiedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas. ( ) Selecionar os mais pobres para oportunizar o acesso às políticas públicas, assim garantindo a manutenção da riqueza brasileira. ( ) Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais. ( ) O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da LOAS é destinado aos idosos, pessoas com deficiência e famílias com renda per capita de um salário mínimo.
a) F - V - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - V - F.

A profissionalização do assistente social se dá em um contexto social marcado pelo desenvolvimento do capitalismo, expansão da burguesia, ampliação do domínio, exploração dos trabalhadores e desemprego.
Essa redução do emprego, aliada à retração do Estado em suas responsabilidades públicas no âmbito dos serviços e direitos sociais, faz crescer a pobreza e a miséria, passa a comprometer os direitos sociais e humanos, inclusive o direito à própria vida. Nesse contexto, o trabalhador passa a ser um indivíduo descartável e se vê em posição de aceitar as condições impostas pelo mercado de trabalho. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel do assistente social nessa relação:
a) O desemprego representa a ampliação dos postos de trabalho para o assistente social em todos os setores de atuação.
b) A profissionalização do assistente social ocorreu em um contexto social do pleno emprego e do desenvolvimento econômico.
c) O contexto de profissionalização do assistente social remete ao domínio dos trabalhadores nas relações de produção.
d) O assistente social possui um duplo papel porque é, ao mesmo tempo, um trabalhador assalariado e um profissional que media relações de trabalho.

O desemprego decorre de um processo que compreende, de um lado, o crescimento da população nos centros urbanos e a grande procura por postos de trabalho nas grandes e, de outro lado, as empresas não conseguem absorver toda a mão de obra disponível.
Esse cenário levou à formação de uma classe operária industrial que sofre para dar conta de atender a suas necessidades básicas de sobrevivência. Partindo desse cenário, analise as sentenças a seguir:
I- Esse contexto levou à formação de movimentos sociais, como sindicatos, forças populares e associações.
II- A crescente oferta de novos postos de trabalho decorrentes da inserção de novas tecnologias reduziu os níveis de desemprego.
III- O processo de industrialização resultou na criação de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais.
IV- A ampliação do desemprego promoveu a elaboração de teorias que previam a intervenção estatal na economia.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado.
O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social:
a) pela sua especificidade, constitui uma planificação do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
b) pela sua trajetória liberal, constitui uma especialização do trabalho individual no quadro do desenvolvimento industrial e da retração urbana.
c) sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
d) pela sua trajetória histórica conservadora, edificou um projeto homogêneo de fortalecimento do tradicionalismo profissional e seu ideário conservador.

O artigo 5o, inciso 4o, da Lei de Regulamentação da Profissão reza: "realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social".
Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA:
a) São cabíveis exclusivamente aos Assistentes Sociais graduados em universidades públicas.
b) Podem ser realizados por outros profissionais, desde que autorizados por Assistentes Sociais.
c) Devem ser realizados exclusivamente por Assistentes Sociais.
d) Obrigam os Assistentes Sociais a realizá-los somente após aprovação dos empregadores.

Prévia do material em texto

1. Os assistentes sociais são profissionais que percebem no seu dia a dia de atendimento os impactos no 
mundo do trabalho. E, isso se deve à globalização, a massificação do trabalho, ao aumento de 
profissionais no mercado de trabalho e a desestruturação das politicas sociais entre outros. Considerando 
esse contexto, assinale a alternativa correta: 
 a) Os assistentes sociais assim como outros profissionais não sentem os impactos das políticas 
econômicas. 
 b) O assistente social não tem necessidade de realizar nenhum tipo de trabalho multiprofissional em sua 
atuação. 
 c) O principal empregador dos Assistente Sociais são os órgãos públicos que são responsáveis pelas 
políticas públicas. 
 d) O setor privado e as Ongs não contratam profissionais do Serviço Social. 
 
2. A complexidade da sociedade contemporânea exige do profissional um pensar contínuo do saber teórico 
e metodológico da profissão, como também conhecimento crítico da realidade social, na busca da 
consolidação do projeto ético-político. Sobre os fundamentos sócio-históricos do Serviço Social, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Quando a profissão surgiu, os profissionais estavam à mercê do Estado e da Igreja, visto que estas 
instituições utilizavam o poder profissional para ações de seus interesses e objetivos. 
( ) Os assistentes sociais inicialmente consideravam que os problemas sociais eram causados pelo 
desajustamento dos indivíduos, por isso não se discutia os agraves do capitalismo. 
( ) Constatamos que o Serviço Social foi influenciado mais pela doutrina social da Igreja Católica do 
que por ideias e pensamentos positivistas em sua origem. 
( ) O Serviço Social, em sua trajetória histórica, sempre esteve ligado às ações positivistas e de 
transformação social, por isso o marxismo influenciou fortemente a profissão desde a sua gênese. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - F - F. 
 b) V - V - F - F. 
 c) V - V - V - F. 
 d) F - V - V - V. 
 
3. O Serviço Social, na sua história profissional, sempre veio apresentando novas configurações, sendo 
historicamente construídas sob a lógica da caridade e do clientelismo. O profissional de Serviço Social 
está inserido e atua na sociedade capitalista. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O profissional de Serviço Social atua como mediador nas questões sociais. 
( ) O profissional de Serviço Social é dispensável na sua participação em implementação de políticas 
sociais e na elaboração de projetos sociais. 
( ) O profissional de Serviço Social possui conhecimento, técnicas e estratégias com o objetivo de 
atender as demandas da classe trabalhadora. 
( ) Serviço Social é neutro em sua posição em relação ao capital e trabalho. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - V - V - F. 
 c) F - F - V - V. 
 d) V - F - V - F. 
 
4. O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, mostra a realidade vivida pelos operários na época em 
que houve a substituição do homem pela máquina, onde as empresas de grande porte visavam fabricar 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_4%20aria-label=
uma maior quantidade de produtos (visão lucro), em um menor tempo de produção. Neste sentido, sobre 
as transformações ocorridas no processo de trabalho durante o processo de urbanização e 
industrialização, analise as seguintes sentenças: 
 
I- Os empresários são os proprietários dos capitais e dos bens produzidos pelo trabalho. Os operários são 
trabalhadores assalariados que se utilizam apenas de sua força de trabalho para garantir sua subsistência. 
II- Os trabalhadores sofriam um terrível processo de alienação sobre o valor do trabalho que eles mesmos 
desenvolviam, não sabiam quantificar as mercadorias ou qual o valor dos bens que produziam em uma 
jornada de trabalho. 
III- Devido ao desenvolvimento econômico no Brasil nessa época, as empresas estrangeiras surgem com 
interesse em se firmar no mercado, investindo em maquinários e mão-de obra barata, como, por exemplo: 
Wal-Mart, Novartis e Bank of America. 
IV- Através da organização e mobilização da classe trabalhadora, reivindicando melhores condições de 
vida e trabalho, houve um grande crescimento do Welfare State para garantir as políticas criadas na 
época. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença III está correta. 
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 c) Somente a sentença IV está correta. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
 
5. O Serviço Social como profissão tem sua trajetória histórica baseada no processo político, econômico e 
social de uma sociedade. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As ações destinadas para proteção da criança e adolescente marcou o início do Serviço Social como 
profissão. 
 b) A organização dos movimentos sociais priorizou o surgimento do Serviço Social como profissão. 
 c) O Serviço Social teve sua origem nas políticas de Regularização Fundiária. 
 d) A entidades religiosas, através das práticas caritativas, institui o Serviço Social como profissão. 
 
6. A caridade foi elemento presente em parte significativa da história do Serviço Social. As ações das 
igrejas desenvolviam práticas conhecidas como obras sociais destinadas aos pobres e aos excluídos. 
Nesse contexto, a união entre a ausência de um referencial científico e a disseminação de ideologias 
dominantes dificultaram a compreensão da estrutura social e econômica do país. Sobre esse período da 
história do Serviço Social, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A pobreza era compreendida como um desígnio divino, e a sobrevivência das pessoas carentes 
dependia das obras de caridade. 
II- As populações carentes eram conhecidas como grupos formados por pessoas menos favorecidas social 
e economicamente. 
III- A profissão do assistente social se constituiu e é oficialmente reconhecida como uma ajuda aos mais 
pobres até os dias de hoje. 
IV- O termo carente foi substituído pelo termo populações em situação de vulnerabilidade ou risco social. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças II e III estão corretas. 
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças III e IV estão corretas. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_6%20aria-label=
7. O pressuposto de que as pessoas precisam atender a critérios para serem incluídas em alguns programas e 
também a alguns princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Assistência Social, causa dubiedade na 
atuação profissional. Sobre as questões que demonstram dubiedade, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável 
pelas demaispolíticas públicas. 
( ) Selecionar os mais pobres para oportunizar o acesso às políticas públicas, assim garantindo a 
manutenção da riqueza brasileira. 
( ) Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, 
garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais. 
( ) O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da LOAS é destinado aos idosos, pessoas com 
deficiência e famílias com renda per capita de um salário mínimo. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - F. 
 b) F - V - V - V. 
 c) V - F - F - F. 
 d) V - F - V - F. 
 
8. No setor público, os assistentes sociais encontram várias possibilidades de atuação, sendo este setor 
responsável por absorver a maioria dos profissionais na área da assistência social, além de que, estes 
espaços continuam em expansão. Dentre essas diversas atuações no setor público, analise as opções a 
seguir: 
 
I- Educação. 
II- Empresas privadas. 
III- Previdência Social. 
IV- Assistência social, saúde. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As opções I, III e IV estão corretas. 
 b) As opções II e IV estão corretas. 
 c) Somente a opção I está correta. 
 d) As opções II, III e IV estão corretas. 
 
9. A profissionalização do assistente social se dá em um contexto social marcado pelo desenvolvimento do 
capitalismo, expansão da burguesia, ampliação do domínio, exploração dos trabalhadores e desemprego. 
Essa redução do emprego, aliada à retração do Estado em suas responsabilidades públicas no âmbito dos 
serviços e direitos sociais, faz crescer a pobreza e a miséria, passa a comprometer os direitos sociais e 
humanos, inclusive o direito à própria vida. Nesse contexto, o trabalhador passa a ser um indivíduo 
descartável e se vê em posição de aceitar as condições impostas pelo mercado de trabalho. Assinale a 
alternativa CORRETA que apresenta o papel do assistente social nessa relação: 
 
FONTE: IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação 
profissional. São Paulo: Cortez, 2004. p. 87 
 a) O desemprego representa a ampliação dos postos de trabalho para o assistente social em todos os 
setores de atuação. 
 b) A profissionalização do assistente social ocorreu em um contexto social do pleno emprego e do 
desenvolvimento econômico. 
 c) O contexto de profissionalização do assistente social remete ao domínio dos trabalhadores nas 
relações de produção. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_9%20aria-label=
 d) O assistente social possui um duplo papel porque é, ao mesmo tempo, um trabalhador assalariado e 
um profissional que media relações de trabalho. 
 
10. O desemprego decorre de um processo que compreende, de um lado, o crescimento da população nos 
centros urbanos e a grande procura por postos de trabalho nas grandes e, de outro lado, as empresas não 
conseguem absorver toda a mão de obra disponível. Esse cenário levou à formação de uma classe 
operária industrial que sofre para dar conta de atender a suas necessidades básicas de sobrevivência. 
Partindo desse cenário, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Esse contexto levou à formação de movimentos sociais, como sindicatos, forças populares e 
associações. 
II- A crescente oferta de novos postos de trabalho decorrentes da inserção de novas tecnologias reduziu 
os níveis de desemprego. 
III- O processo de industrialização resultou na criação de políticas públicas voltadas à redução das 
desigualdades sociais. 
IV- A ampliação do desemprego promoveu a elaboração de teorias que previam a intervenção estatal na 
economia. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: 
<http://www.contricom.org.br/novoportal/images/charge_industria_fecha_vagas.png>. Acesso em: 26 
jul. 2017. 
 
 a) As sentenças II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
11. (ENADE, 2013) Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de 
reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais 
capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de 
renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos 
profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. Considerando o 
contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social: 
 a) pela sua especificidade, constitui uma planificação do trabalho coletivo no quadro do 
desenvolvimento industrial e da expansão urbana. 
 b) pela sua trajetória liberal, constitui uma especialização do trabalho individual no quadro do 
desenvolvimento industrial e da retração urbana. 
 c) sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, 
por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento 
industrial e da expansão urbana. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_11%20aria-label=
 d) pela sua trajetória histórica conservadora, edificou um projeto homogêneo de fortalecimento do 
tradicionalismo profissional e seu ideário conservador. 
 
12. (ENADE, 2007) O artigo 5o, inciso 4o, da Lei de Regulamentação da Profissão reza: "realizar vistorias, 
perícias técnicas, laudos periciais, 
informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social". Considerando isso, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) São cabíveis exclusivamente aos Assistentes Sociais graduados em universidades públicas. 
 b) Podem ser realizados por outros profissionais, desde que autorizados por Assistentes Sociais. 
 c) Devem ser realizados exclusivamente por Assistentes Sociais. 
 d) Obrigam os Assistentes Sociais a realizá-los somente após aprovação dos empregadores. 
 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=MTM2NlNFUw==&action2=U0VTNDY=&action3=NjY5NDUx&action4=MjAyMS8x&prova=Mjk1MDcwMjE=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina