Buscar

apol 2 MATEMÁTICA: TEORIAS E METODOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

apol 2
MATEMÁTICA: TEORIAS E METODOLOGIAS
“Compreende-se, então, um processo dialético construtivo do conhecimento, no que concerne à construção das estruturas que permitem organizar e estruturar os conhecimentos, bem como um processo dialético discursivo que abrange a estrutura cognitiva já equilibrada”.
A concepção dialético-construtiva baseia-se nas ideias de Piaget, compreensão como processo de criação de interdependência.
“De maneira geral, a relação um a um pode ser generalizada em termos de agrupamentos”.
Associar a cada objeto estabelecido de uma coleção a um objeto a outra coleção.
 "[...] a dialética é, aqui, compreendida, no sentido piagentiano, como processo de criação de interdependências”.
Aspectos cognitivos, afetivos e sociomorais.
“Os homens necessitam, pela primeira vez na história, de um símbolo que represente uma quantidade de coisas iguais (a quantidade de ovelhas de um rebanho, por exemplo)”.
Agrupamentos
“Um conteúdo só é significativo e compreendido pelo aluno à medida que esse possa inseri-lo num sistema de relações, ou seja, assimilá-lo a outros conhecimentos”.
Interdependência, complementaridade e individualidade
Segundo Piaget (1978, p. 36), o sujeito faz abstração de determinadas propriedades, partindo das próprias ações e não a partir do objeto".
É a fonte do conhecimento logico matemático e é constante durante todos os períodos de desenvolvimento, intervindo em toda e qualquer construção do conhecimento.
“O processo dialético construtivo não se restringe à síntese de opostos; recorre à interdependência, à complementaridade, ainda que os elementos relacionados não percam “individualidades””
O processo dialético construtivo é a construção das estruturas que permitam organizar e estruturar e construir conhecimentos.
“A necessidade de contar começou com o desenvolvimento das atividades humanas; quando o homem foi deixando de ser um nômade pescador [...]”.
O agricultor e o criador de animais.
“Para iniciarmos nossas descobertas sobre a origem dos números [...] necessitamos fazer usos de técnicas desenvolvidas pela humanidade, como os estudos das ruinas das civilizações, de fósseis, da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos”.
O desenvolvimento de atividades humanas, pois o homem deixou de ser nômade e fixou-se no solo.
“Os agrupamentos facilitam a vida cotidiana. Em um supermercado, por exemplo, observa-se que vários produtos são agrupados em pequenas quantidades (embalagens de drops, balas, pastilhas, fósforos, esponjas de aço etc.)”.
Relações dois a dois ou três a três entre infinitas possibilidades que facilitam a contagem de grandes conjuntos na vida cotidiana.

Continue navegando