Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

A abordagem do material clínico conforme Melanie Klein
   Melanie Klein nasceu em 30 de março de 1882 em Viena, Áustria, casou-se, teve três filhos, foi uma analista empirista, autodidata (não teve formação acadêmica). Ela decidiu  que deveria “tocar” a ansiedade dos seus pacientes a fim de se aproximar dos mesmos, a resolverem suas queixas. É ela como mãe, sempre prestando atenção de como os seus filhos expressavam seus afetos, Identificou que as crianças são mais abertas e tendem a recriar seus dramas, suas dores presentes em suas mentes enquanto brincam,  revelando o interno para o externo.  Daí surgiu a sua tão conhecida técnica do brincar que visava, ela entregar a criança a possibilidade dela poder expressar seus sentimentos, suas ansiedades internas  através dos brinquedos. 
 Por meio de tais observações dava para ela perceber/ identificar os momentos de alteração dos níveis de ansiedade, podendo ali ela intervir, fazer as interpretações. Uma vez observando esses níveis de ansiedade, identificou que quando tinha um afrouxamento da ansiedade a criança brincava mais livremente, porém quando a ansiedade estava mais aflorada a criança ficava mais reprimida.
    Um exemplo apresentado no livro foi do caso da menina Ruth, ela não suportava ficar na sala sozinha com a terapeuta, sendo necessário a presença da sua irmã adolescente com elas: em suma a garota desenha um copo  tampado com bolinhas dentro, após ser interrogada o por que do copo tampado, ela diz que é para que as bolinhas não saírem.  Melanie interpretou as falas e o comportamento da garotinha,  que o desejo dela era que os bebês sempre ficassem na barriga da mãe, que a sua mãe não tivesse outro bebê, ou seja, sua ansiedade era a respeito de uma possível chegada de um novo irmão ou nova irmã. Com a terapeuta expressando em palavras o seu drama,  ela sentiu sua dor compreendida, daí em diante demonstrou uma drástica mudança em seu comportamento.
    Esta técnica aplicada em adultos baseia-se em deixar o paciente livre para se expressar e simbolizar suas emoções e memórias, algumas delas até reprimidas, ela fazia as interpretações das falas dos seus pacientes. No início da sua atuação atendia em sua maioria crianças, porém com o passar do tempo passou a atender somente adultos.

Mais conteúdos dessa disciplina