Buscar

MEIO AMBIENTE AVALIACAO 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Jose Smokovicz (3018043)
Disciplina: Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
Avaliação I - Individual ( Cod.:668328) ( peso.:1,50)
Prova Objetiva: 29869924
1.Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença III está correta.
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) Somente a sentença I está correta.
 
 
2.O início das civilizações foi marcado por um período de transição, uma fase onde os povos viviam de maneira seminômade. As civilizações migravam para outras regiões, motivadas pelas alterações climáticas e sazonais dos recursos. Essas mudanças garantiam uma alimentação regular e pastos ao gado durante todo o ano. O fenômeno de deslocamento sazonal recebeu uma terminologia. Sobre essa terminologia, assinale a alternativa CORRETA: pag 11
	a) Vicariância.
	b) Transumância.
	c) Sazonalidade variante.
	d) Sazonalidade temporal.
3.A urbanização desordenada ocasionou diversos impactos sobre o meio ambiente, entre eles o desmatamento, impermeabilização do solo etc. A respeito dos impactos que a urbanização ocasiona aos ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ocasionou a redução do hábitat de muitas espécies animais, inclusive daquelas responsáveis pela polinização de plantas.
( V) A destruição de áreas de mangue acaba por comprometer a reprodução de muitas espécies de animais, uma vez que esta área é considerada o berço da vida marinha.
( V ) A redução do tamanho dos espaços naturais coloca em perigo as populações de espécies animais de grande porte, que necessitam de grandes áreas para sobreviver.
(F ) A alteração no regime hidrológico não pode ser considerada um impacto sobre o ecossistema, visto que este regime pouca relação tem com o processo de urbanização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - V.
	b) V - F - F - F.
	c) F - V - F - V.
	d) V - V - V - F.
4.Houve um crescimento econômico devido à industrialização no Brasil. A industrialização ocasionou a migração de trabalhadores para as regiões onde havia maior concentração de indústrias. Qual foi a região que teve esse aumento populacional?
	a) Norte do Paraná e São Paulo.
	b) São Paulo e Rio de Janeiro.
	c) Santa Catarina e Paraná.
	d) Minas Gerais e Goiás.
5.Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: PAG 11
( V ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
( V ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
( F ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
( V ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
( V ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F - V.
	b) V - F - V - V - F.
	c) V - V - F - V - V.
	d) F - V - V - F - V.
6.O Vale da Mesopotâmia era constituído pelas terras entre os rios Eufrates e Tigre, onde surgiram as primeiras civilizações humanas. Muitos legados desse tempo são utilizados até hoje, como as crenças nos horóscopos e nos 12 signos do zodíaco, a divisão dos dias em 24 horas, todo o processo aritmético da multiplicação e outros. Sobre o Vale da Mesopotâmia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As periódicas inundações causadas pelo transbordamento dos rios Eufrates e Tigre fertilizavam a terra e proporcionavam o surgimento de um novo homem, uma nova civilização.
PORQUE
II- A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, não existido mais o deslocamento sazonal para áreas com maiores recursos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	b) A asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	d) A asserção II é uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa.
7.A fim de comprar especiarias para a comercialização na Europa, os portugueses realizavam expedições para a Índia. O descobrimento do Brasil ocorreu em uma época de grandes navegações. Logo após a descoberta, os portugueses, por décadas, não tiveram interesse na terra recém-descoberta. Sem interesse em colonizá-la, arrendaram-na à iniciativa privada para exploração do seu único bem, o pau-brasil. Com base nisso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os primeiros interessados em explorar o Brasil foram os espanhóis, ingleses e franceses, que logo descobriram a cooperação dos nativos selvagens, obtida a partir da troca por algumas quinquilharias de pouco valor. Surge o chamado escambo.
PORQUE
II- Os nativos, apesar de tentarem resistir bravamente através de luta ou da migração para áreas distantes da influência dos colonizadores, não conseguiram suportar o desgaste cultural, as epidemias e as mortes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	c) A asserção II é uma proposição verdadeira, e a asserção I é uma proposição falsa.
	d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
8.Após a Revolução Neolítica e a consequente adoção do sedentarismo, surgem as primeiras cidades a partir das primeiras aldeias, territórios onde foram construídas as primeiras habitações sólidas. A evolução da cultura urbana teve seu impacto para o meio ambiente. A falta de cuidados sanitários nos povoados teve consequências graves, principalmente na Idade Média. Mais uma vez se vê que o caos ambiental culmina com o caos social. Com relação a esses aglomerados humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As primeiras aldeias ou vilas humanas surgiram da necessidade da existência de centros de troca de produtos e da diversificação dos bens de consumo. 
( F ) Escavações realizadas demonstram que as primeiras cidades eram construídas em torno de um templo, onde o deus Sol era reverenciado.
( V ) Um fator primordial para a fundação das primeiras cidades foi o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente de irrigação.
( V ) A partir do desenvolvimento das cidadessurgem as profissões de metalúrgico e ourives.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - V.
	b) V - V - F - F.
	c) F - V - F - V.
	d) F - F - V - F.
9.Para fugir da escravidão, os negros se embrenharam nas matas brasileiras. Pelos meados de 1600, esses negros fugidos realizaram uma reunião e decidiram formar uma comunidade. Como era chamada essa comunidade?
	a) Quilombo.
	b) Senzala.
	c) União.
	d) Tribo.
10.No Egito Antigo, existia uma relação de sistema de escravidão conhecida como Corveia Real. Nesse sistema, apesar dos trabalhadores serem homens livres, de tempos em tempos eles deviam prestar trabalho gratuito nas obras estatais, como forma de tributo. A convocação a períodos de servidão durava até que a obra a ser realizada fosse concluída. Também era obrigação dos servos cultivar as terras do senhor feudal. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	a) A punição para aqueles que não comparecessem ou fugissem, após seis meses da convocação, era a transformação em escravo, inclusive de seus descendentes.
	b) Qualquer pessoa estava sujeita a ser convocada, até mesmo sacerdotes poderiam ser convocados, exceto pessoas com nome em "decretos de isenção".
	c) Os convocados a servir a Corveia Real ficam presos por três meses, recebendo uma parca alimentação por dia.
	d) Muitas vezes, ocorria a prisão de mulher e filhos para obrigar as pessoas a se entregarem.