Buscar

Você foi aomercado e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Você foi aomercado e comprou laranjas. Ao chegar em casa, sua mãe lhe deu laranjas colhidas no pomar de sua casa, as quais ela havia acabado de colher, lavar (com uma esponja ou uma escova) e armazenar. De imediato, você verificou que as laranjas compradas estavam mais brilhantes (e bonitas) do que as laranjas colhidas por sua mãe, mas, no momento, foi apenas essa constatação. Passados sete dias, você verificou que a laranja comprada permanecia com textura e coloração normais, ao passo que a laranja colhida por sua mãe havia murchado um pouco, mudando a textura ao toque. Você ficou sem entender a diferença e, por ser incansável na busca pelo conhecimento, realizou algumas pesquisas e chegou à resposta.
Pergunta: Por que a laranja comprada teve maior durabilidade do que a laranja colhida em casa, lavada e armazenada nas mesmas condições? Explique tecnicamente.
Padrão de resposta esperado
Durante o beneficiamento das laranjas, ao serem lavadas e escovadas, ocorre a perda da cera natural que envolvia a casca, deixando-a menos brilhosa e sem a camada de proteção. Com a perda dessa camada protetora, a água da fruta começa a permear e a evaporar rapidamente durante o armazenamento, resultando em um produto desidratado e sem aparência de fresco. Para minimizar essa perda, a indústria aplica uma cera (de carnaúba, de lipídeos, de polissacarídeos, etc.) na superfície de algumas frutas (como a laranja). Como resultado, há o aumento do brilho da casca e novamente a proteção contra a perda de água. Isso explica a diferença de comportamento das laranjas durante o armazenamento. Como a laranja foi colhida em casa e lavada, sua cera protetora foi removida, ao passo que a laranja comprada estava envolta da cera adicionada durante o beneficiamento na indústria. A aplicação de ceras auxilia na redução das perdas pós-colheita, especialmente quando realizada em conjunto com outras ações adequadas ao produto, como seleção de variedades, manuseio e beneficiamento cuidadoso. Além de conferir brilho após o polimento, a cera reduz a murcha e aumenta a vida de prateleira das frutas.

Outros materiais