Buscar

Licenciatura em foco - Prova Final Discursiva - Uniasselvi

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649087) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26120884
	1.
	Os direitos e os deveres da sociedade nos faz pensar na igualdade. Assim, parte-se da perspectiva de que todos somos responsáveis em exigir direitos, mas, sobretudo, agir conforme os deveres de cidadão. Isso implica no combate às diversas formas de discriminação que podem ocorrer nas diferentes culturas. Disserte sobre a definição de desigualdade. (* Máximo 4000 caracteres)
Assimetria, desequilíbrio, desarmonia, desconformidade, falta de uniformidade, diferença, falta de constância, de continuidade. Todas essas palavras e termos definem desigualdade. Somos construídos por uma coletividade, e devemos cuidar para que essa coletividade não sufoque nem discrimine indivíduos, dando a eles o direito de serem iguais quando a diferença os inferiorize e o direito de serem diferentes sempre que a igualdade os descaracterize. Temos o direito de sermos o que somos, de interagir em sociedade e construir nosso mundo através dessas interações. Todos devem ser respeitados, independentemente de crenças religiosas, etnias, gênero e aparência física, mas todos temos o dever, como seres humanos, coletivos e cidadãos de respeitar o próximo, pois só cumprindo nosso dever faremos valer o direito de todos. 
	2.
	Tecnologia e conhecimento no Ensino Superior exigem do educando muito mais que apenas domínio sobre conhecimentos específicos. Daí a importância da filosofia na construção de um saber que não seja fragmentado e descontextualizado, mas, sim, dinâmico perante os desafios da cultura contemporânea. Com base o exposto, descreva a importância da filosofia e da atitude filosófica no contexto educacional. (* Máximo 4000 caracteres)
A filosofia é compreendida por ter um papel exclusivo na formação de todo profissional pois nos liberta das programações, construindo um saber contextualizado frente a realidade. Ela busca compreender a realidade de uma forma dinâmica, contribuindo para o raciocínio sistemático do conhecimento e da mente humana, em contínua atenção e reflexão sobre o mundo a nossa volta. A atitude de aceitar a realidade como algo natural e costumeiro é oposto a proposta da atitude filosófica. Inserir a atitude filosófica na discussão sobre didática amplia a consciência sobre a realidade educacional e se contrapõe a aceitação inconsciente da rotina, resultando no desenvolvimento cultural e na consciência crítica do indivíduo. 
A filosofia propõe uma concepção de saber que não se fecha em seu tempo e que possa ser um conhecimento dinâmico. Em especial, frente aos desafios das novas culturas, 
tecnologias e concepções de mundo na história contemporânea. 
 O conhecimento filosófico reflexivo possibilita flexibilidade frente ao conhecimento especializado e excessivamente técnico, na condição de humanização do saber. Dessa maneira, articula vários campos do conhecimento. 
 O conhecimento filosófico reflexivo per mite a compreensão das mudanças do cotidiano e das dificuldades do ser humano estar presente num mundo cada vez mais técnico e tecnológico. 
 Um conhecimento que permite uma postura crítica e que evite a acomodação frente à realidade educacional e aos modelos de escolarização.

Continue navegando