Buscar

Licenciatura em foco - Prova III - Uniasselvi

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649089) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26120887
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A concepção construtivista de aprendizagem rejeita a avaliação somativa e entende que a avaliação é um processo de construção permanente com acompanhamento do estudante, verificando se está aprendendo as habilidades necessárias. Sobre o estudioso que representa tal concepção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Carl Rogers.
	 b)
	Paulo Freire.
	 c)
	Jean Piaget.
	 d)
	Burrhus Frederic Skinner.
	2.
	A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	O processo de desenvolvimento e aprendizagem é um processo de origem vincular. Ou seja, a existência de um vínculo facilita esse processo, como ocorre, por exemplo, na relação mãe e filho. Nesse sentido, o histórico de vida pessoal e das relações sociais que permeiam a existência de cada indivíduo é fundamental nas características individuais de aprendizagem de cada sujeito. Aliado aos fatores sociais e experienciais, os componentes biológicos também são responsáveis por essa construção e trazem aspectos importantes no processo de aprendizagem, sendo ambos complementares e indissociáveis. De acordo com a concepção construtivista de aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem ocorre quando o sujeito adquire uma visão ampliada do mundo que o cerca, possibilitando a ele um estado de adaptação, sem considerar as situações que vivencia.
(    ) Todos temos potencialidades e limitações, são esses pontos que nos constituem enquanto indivíduos, no entanto, não influenciam no processo de aprendizagem individual.
(    ) Deve-se levar em consideração dois elementos fundamentais para a efetividade do processo de aprendizagem, sendo um deles o ser que ensina, e o outro o ser que aprende, bem como o vínculo existente entre ambos.
(    ) Somado ao histórico de vida do indivíduo, deve-se considerar o desenvolvimento no ambiente escolar, caracterizado pela sistematização, o que exige certas habilidades, ao passo que também desenvolvem capacidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Trata-se de uma forma sociocultural originada de uma relação entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias da microeletrônica surgidas na década de 1970, graças à convergência das telecomunicações com a informática, com destaque na tecnologia da internet. Sobre o conceito destacado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tecnologias emergentes.
	 b)
	Cultura Tecnológica.
	 c)
	Tecnologias móveis.
	 d)
	Cibercultura.
	5.
	A infinidade dos recursos tecnológicos frente à educação é um paradoxo. Ao mesmo tempo em que a tecnologia propõe largos avanços, consequentemente, traz à tona grandes desafios. Seria ingenuidade acreditar que o acesso à informação e à tecnologia será equalizador dos problemas sociais, pois a disparidade social não é uma questão de acessibilidade, mas sim de políticas públicas. De modo que não basta fazer apenas a transferência tecnológica. Além das desigualdades, devemos reforçar que o uso das TICs apresenta desafios morais, políticos, legais e educacionais que não podem ser apenas regulamentados, mas necessitam de reflexão e questionamentos éticos que orientem a ação de todos os atores envolvidos nesse processo social. Sobre a disseminação das TICs e a inclusão digital no contexto da desigualdade social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na última década, os governos, nos seus três níveis (municipal, estadual e federal), vêm instituindo políticas públicas voltadas para a inclusão digital da população no Brasil.
(    ) Assim como outros países, o Brasil têm investido no uso das TICs nas escolas e na inovação de processos pedagógicos através de investimentos em infraestrutura de equipamentos e, portando, a questão da desigualdade social não afeta o desenvolvimento dentro do ambiente escolar.
(    ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, definiu as linhas mestras da educação e as responsabilidades das escolas, vinculando a educação ao mundo do trabalho, à prática social e à diminuição da desigualdade.
(    ) A utilização das TICs no ambiente escolar não deveria influenciar ou evidenciar a questão socioeconômica da comunidade, uma vez que a escola vem oferecendo toda a infraestrutura necessárias para alunos e professores fazerem uso dessas ferramentas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Os estudos apontados por Hall (2003) trazem as divergentes ideias e interpretações que vêm causando discussões entre teóricos quando o assunto é multiculturalismo. Uma dessas discussões se refere à tendência de "aldeia global". Sobre essa tendência, analise as sentenças a seguir:
I- A "aldeia global" é uma ideia equivocada, pois provoca homogeneização nos modos de ser e entender o mundo.
II- A "aldeia global" é uma ideia que aproxima as pessoas, pois concebe a inclusão por meio dos recursos tecnológicos.
III- A "aldeia global" é uma ideia que fomenta o consumo de recursos tecnológicos com a falsa impressão de aproximação entre as pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	O processo de inclusão deve ser percebido pela escola em sua forma mais ampla, possibilitando e favorecendo o acesso e a permanência de todos os alunos, que possuem algum tipo de deficiência, ou não, nas classes comuns do sistema regular de ensino. No entanto, para que isso aconteça de forma efetiva, é importante que a escola repense suas ações nos diversos aspectos que perpassam toda a estrutura escolar, bem como se proponha a desenvolver estratégias adequadas de ensino para esses alunos, respeitando suas diferenças e seus modos de aprender, procurando com isso a concretização e o sucesso da proposta de inclusão. Sobre a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar regular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao entender sua função social, a escola abre caminhos para a inclusão, lidando com o diferente e respeitando o tempo de cada um aprender.
(    ) O atual sistema educativo preconiza as ações de inclusão e possui todas as ferramentas necessárias para garantir o aprendizado de forma inclusiva.
(    ) As ações que visam à inclusão envolvem a alteração da base curricular, adaptações estruturais e a preparação dos professores e demais envolvidos no processo educacional.
(    ) As adequações pedagógicas devem envolvera organização administrativa e disciplinar, o currículo, a metodologia, os recursos humanos e os recursos materiais da escola regular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	A filosofia possui um papel importante na formação do profissional contemporâneo. No cotidiano e no encontro com as pessoas, realizamos diversas atividades, entre elas, trabalhamos, estudamos, desfrutamos de lazer e compras e construímos cidades. Muitas vezes, não nos atentamos a todas as essas realizações, pois agimos de forma mecânica, sem consciência diante dos afazeres do dia a dia. Sobre as dimensões em que a filosofia poderá contribuir na formação do profissional contemporâneo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ampliar os conhecimentos inerentes das disciplinas.
(    ) Criar padrões para consumo, lazer, trabalho, educação, avaliação e características culturais.
(    ) As condições da técnica e da tecnologia inerentes à formação profissional.
(    ) Construir caminhos de ligação entre conhecimentos antes isolados ou fragmentados, como ética, ciência, política, pesquisa, sociedade e história.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	A diversidade abrange um olhar diferenciado de suas ressignificações na prática escolar. Nesse sentido, há muitas questões não resolvidas que trazem significativos problemas de ordem social, política e econômica. Sobre essas questões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A discriminação, a xenofobia, a intolerância, o bullying, a violência verbal e física, as dificuldades de aprendizagem, a baixa autoestima.
	 b)
	A normatização do ensino não se insere nesse contexto, pois o ensino, independentemente da sua classe social, é determinante e obrigatório.
	 c)
	A desigualdade social, a equidade, os direitos eleitorais, entre outras divergências que podem ocorrer como práticas abusivas.
	 d)
	Umas das causas da violência física e verbal é que precisamos respeitar as desigualdades sociais, causando conflitos entre a sociedade.
	10.
	A incorporação de tecnologias na ação pedagógica traz grandes possibilidades de mudança, porém traz consigo também sérios problemas que desafiam a sociedade contemporânea. A alteração cultural causada pela cibercultura, a aceleração e a simulação do real é uma dessas questões levantadas por parte da sociedade científica. Outra questão, como o grande alcance das redes virtuais e o modo de vida circundado pelos hábitos da cibercultura, é uma problemática nociva à sociedade. Para o professor, lidar com a incorporação das mídias eletrônicas e ampliação das TICs no fazer pedagógico significa entrar numa realidade complexa, muito além do significado singular e isolado de tecnologia, aprendizado ou comunicação. Sobre o parecer tecnológico no âmbito escolar e a ampliação da cibercultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cibercultura, ou também sociedade em rede, altera impressionantemente o pensamento humano (razão, conhecimento, emoção, memórias, tradições) e gera uma nova cultura.
(    ) Os alunos que atualmente estão em idade escolar regular no ensino básico constituem uma geração com sérias dificuldades de relação com a tecnologia e o acesso à informação eletrônica.
(    ) Esse tipo de tecnologia não faz parte do contexto real do cotidiano dos alunos, o que impossibilitaria o acesso e o uso de tais recursos na escola, criando outra problemática no contexto educacional.
(    ) As gerações atuais já convivem com a convergência da comunicação digital de sons, imagens e textos, permitindo a integração cibernética cada vez mais intensa entre telefone, computador, rádio e televisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2013) "A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como 'Um príncipe em Nova York' e 'Ace Ventura: um maluco na África'; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos". A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
FONTE: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010.
	 a)
	A sociedade e a economia.
	 b)
	A história e a natureza.
	 c)
	O comércio e o ambiente.
	 d)
	O exotismo e as culturas.
	12.
	(ENADE, 2014) Segundo Edgard Morin, cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. No texto, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve:
	 a)
	Uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
	 b)
	Reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
	 c)
	Argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
	 d)
	Um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
Parte inferior do formulário

Continue navegando