Buscar

CINESIO 19

Prévia do material em texto

1. Explique treino de força, treino de resistência e treino de potência.
TREINO DE FORÇA
O treino de força se caracteriza em um treino que foca aumento do recrutamento das unidades musculares, portanto,  o corpo fará solicitação de maior quantidade de fibras musculares para que a resistência imposta ao mesmo seja vencida.
O treino de força tem indicação para qualquer indivíduo, já que treinar força melhorará o equilíbrio, agilidade, velocidade, coordenação motora e potência. Melhorando sua performance nos treinos, em qualquer esporte ou no dia-a-dia.
TREINO DE RESISTÊNCIA
O treino de resistência serve como preliminar e preparação para os exercícios de fato, como o surf. Esses treinos são importantes, pois aumentam a sua energia e a sua resistência na hora de praticar qualquer esporte, trazendo mais vitalidade para dar o seu máximo e aproveitar ainda mais as ondas por muito mais tempo.
Os treinos de resistência ajudam o esportista a melhorar seu desempenho nas atividades, além de proporcionar um desgaste menor durante a prática de exercícios. Sem essa preparação, o atleta se sentirá cansado mais cedo e não terá um bom aproveitamento, e é por isso que esses treinos são tão importantes.
A resistência consiste na capacidade de manter o fôlego mesmo quando se está fazendo um grande esforço físico. Assim, o treino de resistência serve para aumentar essa capacidade durante a prática dos mais diversos esportes. Sem esses treinos, o rendimento do trabalho cai, pois o cansaço domina o corpo mais cedo.
TREINO DE POTÊNCIA
Potência muscular é a contração do músculo no menor tempo possível. Quanto maior a potência ao saltar, correr, golpear ou chutar, maior a eficiência desses movimentos. Até mesmo um ultramaratonista precisa treinar potência para aumentar a resposta muscular e resistência láctica (produção de ácido láctico, maior resistência ao ácido mais tempo o atleta suportará em atividades com intensidade muito altas).
2. Cite, explique e diferencie os tipos de fibras musculares.
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
FIBRAS DE CONTRAÇÃO LENTA (Tipo I)
- Sistema de energia utilizado: AERÓBICO;
- Contração muscular lenta;
- Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia);
- Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias);
- São altamente resistentes à fadiga;
- São mais apropriadas para exercícios de longa duração;
- Predomina em atividade aeróbicas de longa duração como natação, corrida.
FIBRAS DE CONTRAÇÃO RÁPIDA (Tipo II)
- Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO;
- Alta capacidade para contrair rapidamente (a velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5 vezes maior comparada às fibras lentas);
- Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose);
- Coloração: Branca;
- Fadigam rapidamente;
- Gera movimentos rápidos e poderosos;
- Predomina em atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: basquete, futebol, tiros de até 200 metros, musculação, entre outros.
3. Cite, explique e diferencie os tipos de contração muscular.
A maior e mais frequente fonte de força gerada dentro do corpo humano é pela contração dos músculos. Forças passivas adicionais ocorrem pela tensão das fáscias, ligamentos e estruturas não contráteis dos músculos.
Contração Isométrica
Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica. As contrações isométricas são muitas vezes chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente é usada para manutenção da postura. Funcionalmente estas contrações estabilizam articulações. Por exemplo, para alcançar à frente com a mão, a escápula precisa ser estabilizada de encontro ao tórax.
Contração Concêntrica
Um encurtamento do músculo durante a contração é chamado uma contração concêntrica (dinâmica positiva) ou de encurtamento. Exemplos seriam os músculos quadríceps quando um indivíduo está se levantando de uma cadeira, ou os flexores do cotovelo quando um indivíduo está levando um copo até a boca. Nas contrações concêntricas a origem e a inserção se aproximam, produzindo a aceleração de segmentos do corpo, ou seja, acelera o movimento.
Contração Excêntrica
Quando um músculo alonga-se durante a contração, esta é chamada uma contração excêntrica (dinâmica negativa) ou de alongamento. Por exemplo, o quadríceps quando o corpo está sendo abaixado para sentar-se e os flexores do cotovelo quando o copo é abaixado até a mesa. Nas contrações excêntricas a origem e inserção se afastam produzindo a desaceleração dos segmentos do corpo e fornecem absorção de choque (amortecimento) quando aterrissando de um salto, ou ao andar, ou seja, freia o movimento.

Continue navegando