Buscar

projeto de cenografia A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

QUAL O PAPEL DO CENOGRAFO NA CONTEMPORANEIDADE E QUAIS AS DIFERENÇAS E SINGULARIDADES EXISTENTES ENTRE O DESING DE INTERIORES E A CENOGRAFIA?
Um cenógrafo tem o ofício de criar a imagem e a identidade visual de um espaço teatral ou cênico. Antes de qualquer coisa, é necessário trazer o conceito de cenografia. Segundo o dicionário Michaelis (2019), cenografia é a “arte e técnica de desenhar ou pintar segundo as regras de perspectiva” ou ainda a “arte e técnica de conceber e realizar espaços cênicos”.
Segundo Urssi (2006), o conceito de cenografia, vocábulo que vem do grego skenographia e do latim scenographia, é toda metodologia de concepção e constituição do evento estético-espacial e da imagem cênica.
Portanto, verifica-se que o conceito de cenografia é mais abrangente do que a mera decoração do espaço cênico, pois envolve muito mais que isso. O projeto de cenografia está intimamente relacionado à escolha do espaço em que se dará a manifestação artística, seja um espaço artificial seja natural. Além disso, está relacionado à participação do espectador, à indumentária utilizada pelos atores e ao instrumental cênico, ou seja, aos utensílios cênicos.
No Brasil, é possível verificar que há uma discussão se alguma criação se trata de cenografia, decoração, instalação, arquitetura ou qualquer outra nomenclatura, trazendo à baila diversos campos de atuação do cenógrafo.
Segundo Cohen (2007, p. 7), “a cenografia, por seu caráter efêmero e provisório, parece ser o termo encontrado para explicar algo que não será tão definitivo como se pressupõe a arquitetura”. Entretanto, erroneamente emprega-se o nome cenografia para definir, distinguir ou enaltecer o que, na realidade, é trabalho de design de interiores, de decoração ou de arquitetura de interiores.
Ainda de acordo com Cohen (2007, p. 7-8), essa confusão entre os propósitos da cenografia e da decoração ocorre pelos fatores destacados a seguir:
1. Na cultura brasileira, até muito recentemente descrevia a cenografia com base na expressão francesa “décorateur”, que nada mais é do que decorador no idioma francês;
2. Resultado do próprio mercado de trabalho, o qual admite que o profissional de cenografia fique transitando de uma linguagem a outra, como por exemplo, cenógrafo que atua tanto no teatro como na televisão.
Em contrapartida, em outros países, nos quais a especialização de cada segmento se destaca, fica mais difícil a transição de uma área para outra, como ocorre no Brasil. Além disso, nesses países, utiliza-se um melhor emprego da nomenclatura, a fim de diferenciar as áreas profissionais de atuação de cada profissional.
A partir da leitura desta unidade, podemos considerar que o trabalho do cenógrafo é árduo e envolve diversos elementos como palco, público e cena. Assim, a cenografia não é uma expressão artística livre, pois é composta de técnica, sendo necessária a verificação dos elementos que farão parte da composição do espaço cênico, que auxiliará na comunicação do artista ao público de maneira técnica. Além disso, demonstrou-se que para ocorrer esse diálogo deve haver interação do espaço cênico com o corpo, o lugar, o sentido, o espectador e o texto.
Por fim, todo projeto cenográfico se inicia com a decupagem do texto, que é o entendimento da linguagem dramática do espetáculo, passando para a elaboração do projeto cenográfico, que é apenas uma simulação do trabalho, e, por último, a realização da própria cenografia no local destinado para a realização do espetáculo artístico.
A cenografia, é peça fundamental para o desing,O projeto de cenografia está intimamente relacionado à escolha do espaço em que se dará a manifestação artística, seja um espaço artificial seja natural. Além disso, está relacionado à participação do espectador, à indumentária utilizada pelos atores e ao instrumental cênico, ou seja, aos utensílios cênicos.