Logo Passei Direto
Buscar

questão social e serviço social objetiva

User badge image
Amanda Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social. No que se refere a essa ótica de análise e à concepção de direitos sociais a ela subjace nte, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Pode-se definir questão social como uma política social, muitas vezes fragmentada e setorializada, voltada às complexas e multifacetadas expressões do capitalismo.
II- Pode-se definir políticas sociais como ações esporádicas e pontuais que passaram a ser introduzidas a partir do período feudal.
III- A questão social se caracteriza pelo conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade.
IV- Historicamente, a questão social tem a ver com o surgimento da classe operária e seu ingresso no cenário político por meio das lutas em prol de direitos trabalhistas.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Projetos profissionais são coletivos, eles representam determinada categoria profissional, priorizam e prescrevem valores e normas aos profissionais, delimitam objetivos, funções e comportamentos para o exercício profissional. O projeto profissional do Serviço Social foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980 e foi caracterizado como:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Projeto Ético-Político do Serviço Social.
b) Projeto Ético-Político Educacional do Serviço Social.
c) Projeto de Reconstrução Profissional no Serviço Social.
d) Projeto de Reconceituação do Serviço Social.

No Brasil, com a Constituição de 1988, a cidadania passou a ser um foco muito importante, porém muito ainda precisa se consolidar para que a cidadania exista de fato na sociedade brasileira. Muitas vezes, compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está no poder que se apresenta para “ajudar”, “agradar” a todos, repassando um perfil paternalista e provedor. Nesse sentido, reflita sobre o conceito de cidadania, analisando as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências, assim, a cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública, não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.
II- A cidadania se expressa como um conjunto de direitos, que deve ser consolidado de fato na sociedade, no sentido da participação social. Assim, ser cidadão é estar incluído na sociedade, na vida social e na tomada de decisões.
III- A cidadania se constituiu como uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, é um bem público a serviço da população.
IV- A cidadania envolve a luta, a busca, a conquista e a garantia dos direitos sociais, civis e políticos.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

Podemos considerar que a questão social foi se configurando nos processos históricos, que, em determinado período do desenvolvimento do capitalismo, revelou seu significado social e político. Referente às expressões da questão social na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As expressões ou os efeitos da questão social podem ser compreendidos nas desigualdades e nas exclusões sociais no capitalismo, que se revelam no pauperismo, no desamparo, na violência pessoal e social, no desemprego, entre outras diversas manifestações.
( ) As políticas sociais, os serviços sociais, os direitos sociais, assim como as ações e programas assistenciais de benevolência da sociedade civil organizada também podem ser considerados como questão social.
( ) A pobreza não pode ser definida como manifestação ou expressão da questão social, pois ela própria é uma questão social a ser resolvida pelas políticas sociais.
( ) As expressões da questão social podem ser consideradas como problemáticas da sociedade atual, como, por exemplo, a falta de habitação, as favelas, falta de saneamento básico, doenças diversas, a falta de planejamento da mobilidade urbana, entre outras situações atuais.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) F - F - V - V.

No Neoliberalismo, a função do Estado é manter o equilíbrio dos preços com políticas anti-inflacionárias e cambiais. Assim, para os neoliberais, o Estado não deve desempenhar funções assistencialistas, o que resultaria numa sociedade completamente administrada e, portanto, antiliberal.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cenário do neoliberalismo, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da questão social:
a) Uma forte intervenção do Estado de Bem-Estar tem se configurado ampliando os gastos públicos sociais e a dívida com países que financiam os projetos do governo.
b) Um sistema de proteção social amplo e sem restrições tem se efetivado, de total resultado das fortes lutas dos movimentos sociais, proletariado e latifundiário.
c) Uma progressiva responsabilização da sociedade civil via Organizações Não Governamentais (ONG), incentivo ao voluntariado, bem como via responsabilidade social das empresas.
d) Uma crescente e única responsabilização do governo frente a toda ação social, paralelo à crescente alocação do fundo público na reprodução dos benefícios sociais e garantia de trabalho.

Relembrando a história e relacionando com a profissão, esclarecemos que a ABESS - Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, foi criada em 1946, porém, na segunda metade da década de 1990, houve a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como da necessidade da explicitação da natureza científica da associação. Assim, considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A pesquisa é uma importante estratégia para a formação profissional, pois, a partir dela, o assistente social é capaz de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, bem como propor intervenção frente às expressões da questão social.
II- A Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Serviço Social ? ABEPSS ? favoreceu muito a discussão sobre a questão social no Brasil com a construção das Diretrizes Curriculares aprovadas no ano de 1996.
III- A pesquisa, a partir da reconceituação do Serviço Social, assume uma importância primordial para o assistente social no desvelamento das dimensões constitutivas da questão social, pois assume uma postura mais crítica e científica.
IV- O movimento de reconceituação do serviço social favoreceu a anulação profissional e a pesquisa em si, porém foi severamente reprimida no período militar até a formação da Constituição Federal de 1988.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A pobreza relativa também é caracterizada como aquela pobreza com privação dos meios mínimos necessários à sobrevivência, porém de forma não duradoura, ou seja, esse tipo de pobreza se expressa de forma sazonal, cíclica, relativa, assim, a pessoa e a família não podem e não devem ser caracterizadas como 'pobres', mas, sim, pessoas em situação de pobreza, temporária. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A pobreza não deve ser caracterizada como um estado absoluto, e sim como um estado relativo, pois a pessoa não é pobre, mas, sim, está em situação de pobreza.
II- Dizer que a pessoa ou família está em situação de pobreza também significa que está em situação de vulnerabilidade social.
III- A pobreza relativa também pode ser caracterizada como duradoura, absoluta e infinita, pois nem sempre se consegue deixar de ser pobre.
IV- A pobreza relativa se expressa com a privação dos meios mínimos necessários à sobrevivência de forma não contínua, não duradoura.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O Serviço Social, como profissão, atua nas variações e nas mudanças que acontecem na sociedade. Sendo, sobretudo, uma questão política e social, não podemos considerá-lo como processo isolado do sistema em que vivemos, pois a questão social passa por enraizamento na contradição capital trabalho, ou seja, no modo capitalista de produção. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, como falta de recursos financeiros, nos conflitos entre capital e trabalho, no cotidiano da sociedade entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades sociais.
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, dúvidas e incertezas no cotidiano da sociedade, entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades e exclusão nas relações de poder.
( ) A questão social, no contexto social, passa pela manifestação dos indivíduos na contradição do modo capitalista de produção.
( ) A questão social constitui a representação das manifestações do cotidiano nas desigualdades e nas situações mais empobrecidas da população.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.

O assistente social trabalha com as mais variadas expressões cotidianas da questão social, apreendida como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista. Assim, sobre o surgimento da questão social e seu contexto histórico, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na Inglaterra, promulgou-se a Lei dos Pobres, em 1601, que instituía um aparato oficial, centrado nas paróquias, destinado a amparar trabalhadores pobres. Pensava-se que a causa da miséria era um problema de carência.
II- Durante longo período da história, especificamente durante a Idade Média, a assistência ficou relegada ao campo da filantropia e da caridade, assim, as iniciativas de apoio e amparo aos necessitados eram realizadas de forma caridosa e piedosa pela igreja, a pobreza e a doença eram vistos como castigo divino.
III- Um momento importante para o surgimento da questão social foi o processo de internacionalização da economia, a chamada globalização mundial.
IV- O marco da questão social tem sua gênese no século XIX, a partir da política do Estado de Bem-Estar Social, período compreendido como intervenção estatal com investimentos em seguridade social e políticas sociais. Assim se especifica o chamado ?Estado de Bem-Estar?.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

É imprescindível que o Serviço Social intervenha na esfera das desigualdades sociais, no que diz respeito às mais diversas expressões da questão social, pois sua atuação se dá intrinsecamente na busca constante das transformações da sociedade, através da garantia dos direitos sociais e da cidadania, por meio de diversas políticas sociais. As ações integradas que formam um conjunto de iniciativas dos poderes públicos, designadas a garantir os direitos referentes à saúde, previdência e assistência social, fazem parte do tripé da Seguridade Social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(    ) As políticas de assistência social, saúde e previdência possuem caráter universal, ou seja, todos acessam.
(    ) A seguridade social é um exemplo de direito advindo das lutas das classes trabalhadoras.
(    ) A política previdenciária é restritiva aos trabalhadores contribuintes do sistema.
(    ) A sociedade capitalista consegue ser contemplada na sua totalidade pela seguridade social.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social. No que se refere a essa ótica de análise e à concepção de direitos sociais a ela subjace nte, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Pode-se definir questão social como uma política social, muitas vezes fragmentada e setorializada, voltada às complexas e multifacetadas expressões do capitalismo.
II- Pode-se definir políticas sociais como ações esporádicas e pontuais que passaram a ser introduzidas a partir do período feudal.
III- A questão social se caracteriza pelo conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade.
IV- Historicamente, a questão social tem a ver com o surgimento da classe operária e seu ingresso no cenário político por meio das lutas em prol de direitos trabalhistas.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa IV está correta.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Projetos profissionais são coletivos, eles representam determinada categoria profissional, priorizam e prescrevem valores e normas aos profissionais, delimitam objetivos, funções e comportamentos para o exercício profissional. O projeto profissional do Serviço Social foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980 e foi caracterizado como:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Projeto Ético-Político do Serviço Social.
b) Projeto Ético-Político Educacional do Serviço Social.
c) Projeto de Reconstrução Profissional no Serviço Social.
d) Projeto de Reconceituação do Serviço Social.

No Brasil, com a Constituição de 1988, a cidadania passou a ser um foco muito importante, porém muito ainda precisa se consolidar para que a cidadania exista de fato na sociedade brasileira. Muitas vezes, compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está no poder que se apresenta para “ajudar”, “agradar” a todos, repassando um perfil paternalista e provedor. Nesse sentido, reflita sobre o conceito de cidadania, analisando as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências, assim, a cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública, não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.
II- A cidadania se expressa como um conjunto de direitos, que deve ser consolidado de fato na sociedade, no sentido da participação social. Assim, ser cidadão é estar incluído na sociedade, na vida social e na tomada de decisões.
III- A cidadania se constituiu como uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, é um bem público a serviço da população.
IV- A cidadania envolve a luta, a busca, a conquista e a garantia dos direitos sociais, civis e políticos.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

Podemos considerar que a questão social foi se configurando nos processos históricos, que, em determinado período do desenvolvimento do capitalismo, revelou seu significado social e político. Referente às expressões da questão social na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As expressões ou os efeitos da questão social podem ser compreendidos nas desigualdades e nas exclusões sociais no capitalismo, que se revelam no pauperismo, no desamparo, na violência pessoal e social, no desemprego, entre outras diversas manifestações.
( ) As políticas sociais, os serviços sociais, os direitos sociais, assim como as ações e programas assistenciais de benevolência da sociedade civil organizada também podem ser considerados como questão social.
( ) A pobreza não pode ser definida como manifestação ou expressão da questão social, pois ela própria é uma questão social a ser resolvida pelas políticas sociais.
( ) As expressões da questão social podem ser consideradas como problemáticas da sociedade atual, como, por exemplo, a falta de habitação, as favelas, falta de saneamento básico, doenças diversas, a falta de planejamento da mobilidade urbana, entre outras situações atuais.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) F - F - V - V.

No Neoliberalismo, a função do Estado é manter o equilíbrio dos preços com políticas anti-inflacionárias e cambiais. Assim, para os neoliberais, o Estado não deve desempenhar funções assistencialistas, o que resultaria numa sociedade completamente administrada e, portanto, antiliberal.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cenário do neoliberalismo, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da questão social:
a) Uma forte intervenção do Estado de Bem-Estar tem se configurado ampliando os gastos públicos sociais e a dívida com países que financiam os projetos do governo.
b) Um sistema de proteção social amplo e sem restrições tem se efetivado, de total resultado das fortes lutas dos movimentos sociais, proletariado e latifundiário.
c) Uma progressiva responsabilização da sociedade civil via Organizações Não Governamentais (ONG), incentivo ao voluntariado, bem como via responsabilidade social das empresas.
d) Uma crescente e única responsabilização do governo frente a toda ação social, paralelo à crescente alocação do fundo público na reprodução dos benefícios sociais e garantia de trabalho.

Relembrando a história e relacionando com a profissão, esclarecemos que a ABESS - Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, foi criada em 1946, porém, na segunda metade da década de 1990, houve a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como da necessidade da explicitação da natureza científica da associação. Assim, considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A pesquisa é uma importante estratégia para a formação profissional, pois, a partir dela, o assistente social é capaz de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, bem como propor intervenção frente às expressões da questão social.
II- A Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Serviço Social ? ABEPSS ? favoreceu muito a discussão sobre a questão social no Brasil com a construção das Diretrizes Curriculares aprovadas no ano de 1996.
III- A pesquisa, a partir da reconceituação do Serviço Social, assume uma importância primordial para o assistente social no desvelamento das dimensões constitutivas da questão social, pois assume uma postura mais crítica e científica.
IV- O movimento de reconceituação do serviço social favoreceu a anulação profissional e a pesquisa em si, porém foi severamente reprimida no período militar até a formação da Constituição Federal de 1988.
a) As afirmativas III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A pobreza relativa também é caracterizada como aquela pobreza com privação dos meios mínimos necessários à sobrevivência, porém de forma não duradoura, ou seja, esse tipo de pobreza se expressa de forma sazonal, cíclica, relativa, assim, a pessoa e a família não podem e não devem ser caracterizadas como 'pobres', mas, sim, pessoas em situação de pobreza, temporária. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A pobreza não deve ser caracterizada como um estado absoluto, e sim como um estado relativo, pois a pessoa não é pobre, mas, sim, está em situação de pobreza.
II- Dizer que a pessoa ou família está em situação de pobreza também significa que está em situação de vulnerabilidade social.
III- A pobreza relativa também pode ser caracterizada como duradoura, absoluta e infinita, pois nem sempre se consegue deixar de ser pobre.
IV- A pobreza relativa se expressa com a privação dos meios mínimos necessários à sobrevivência de forma não contínua, não duradoura.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.

O Serviço Social, como profissão, atua nas variações e nas mudanças que acontecem na sociedade. Sendo, sobretudo, uma questão política e social, não podemos considerá-lo como processo isolado do sistema em que vivemos, pois a questão social passa por enraizamento na contradição capital trabalho, ou seja, no modo capitalista de produção. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, como falta de recursos financeiros, nos conflitos entre capital e trabalho, no cotidiano da sociedade entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades sociais.
( ) A questão social se apresenta nas dificuldades, dúvidas e incertezas no cotidiano da sociedade, entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades e exclusão nas relações de poder.
( ) A questão social, no contexto social, passa pela manifestação dos indivíduos na contradição do modo capitalista de produção.
( ) A questão social constitui a representação das manifestações do cotidiano nas desigualdades e nas situações mais empobrecidas da população.
a) V - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.

O assistente social trabalha com as mais variadas expressões cotidianas da questão social, apreendida como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista. Assim, sobre o surgimento da questão social e seu contexto histórico, analise as afirmativas a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Na Inglaterra, promulgou-se a Lei dos Pobres, em 1601, que instituía um aparato oficial, centrado nas paróquias, destinado a amparar trabalhadores pobres. Pensava-se que a causa da miséria era um problema de carência.
II- Durante longo período da história, especificamente durante a Idade Média, a assistência ficou relegada ao campo da filantropia e da caridade, assim, as iniciativas de apoio e amparo aos necessitados eram realizadas de forma caridosa e piedosa pela igreja, a pobreza e a doença eram vistos como castigo divino.
III- Um momento importante para o surgimento da questão social foi o processo de internacionalização da economia, a chamada globalização mundial.
IV- O marco da questão social tem sua gênese no século XIX, a partir da política do Estado de Bem-Estar Social, período compreendido como intervenção estatal com investimentos em seguridade social e políticas sociais. Assim se especifica o chamado ?Estado de Bem-Estar?.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

É imprescindível que o Serviço Social intervenha na esfera das desigualdades sociais, no que diz respeito às mais diversas expressões da questão social, pois sua atuação se dá intrinsecamente na busca constante das transformações da sociedade, através da garantia dos direitos sociais e da cidadania, por meio de diversas políticas sociais. As ações integradas que formam um conjunto de iniciativas dos poderes públicos, designadas a garantir os direitos referentes à saúde, previdência e assistência social, fazem parte do tripé da Seguridade Social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(    ) As políticas de assistência social, saúde e previdência possuem caráter universal, ou seja, todos acessam.
(    ) A seguridade social é um exemplo de direito advindo das lutas das classes trabalhadoras.
(    ) A política previdenciária é restritiva aos trabalhadores contribuintes do sistema.
(    ) A sociedade capitalista consegue ser contemplada na sua totalidade pela seguridade social.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Questão Social e Serviço Social (SES50)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639520) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18708984
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social. No que se refere a essa ótica de análise e à concepção de direitos sociais a ela subjacente, analise as afirmativas a seguir:
I- Pode-se definir questão social como uma política social, muitas vezes fragmentada e setorializada, voltada às complexas e multifacetadas expressões do capitalismo.
II- Pode-se definir políticas sociais como ações esporádicas e pontuais que passaram a ser introduzidas a partir do período feudal.
III- A questão social se caracteriza pelo conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade.
IV- Historicamente, a questão social tem a ver com o surgimento da classe operária e seu ingresso no cenário político por meio das lutas em prol de direitos trabalhistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	2.
	Projetos profissionais são coletivos, eles representam determinada categoria profissional, priorizam e prescrevem valores e normas aos profissionais, delimitam objetivos, funções e comportamentos para o exercício profissional. O projeto profissional do Serviço Social foi construído no contexto histórico de transição dos anos 1970 aos 1980 e foi caracterizado como:
	 a)
	Projeto Ético-Político do Serviço Social.
	 b)
	Projeto Ético-Político Educacional do Serviço Social.
	 c)
	Projeto de Reconstrução Profissional no Serviço Social.
	 d)
	Projeto de Reconceituação do Serviço Social.
	3.
	No Brasil, com a Constituição de 1988, a cidadania passou a ser um foco muito importante, porém muito ainda precisa se consolidar para que a cidadania exista de fato na sociedade brasileira. Muitas vezes, compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está no poder que se apresenta para ?ajudar?, ?agradar? a todos, repassando um perfil paternalista e provedor. Nesse sentido, reflita sobre o conceito de cidadania, analisando as afirmativas a seguir:
I- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências, assim, a cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública, não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.
II- A cidadania se expressa como um conjunto de direitos, que deve ser consolidado de fato na sociedade, no sentido da participação social. Assim, ser cidadão é estar incluído na sociedade, na vida social e na tomada de decisões.
III- A cidadania se constituiu como uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, é um bem público a serviço da população.
IV- A cidadania envolve a luta, a busca, a conquista e a garantia dos direitos sociais, civis e políticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Podemos considerar que a questão social foi se configurando nos processos históricos, que, em determinado período do desenvolvimento do capitalismo, revelou seu significado social e político. Referente às expressões da questão social na atualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As expressões ou os efeitos da questão social podem ser compreendidos nas desigualdades e nas exclusões sociais no capitalismo, que se revelam no pauperismo, no desamparo, na violência pessoal e social, no desemprego, entre outras diversas manifestações.
(    ) As políticas sociais, os serviços sociais, os direitos sociais, assim como as ações e programas assistenciais de benevolência da sociedade civil organizada também podem ser considerados como questão social.
(    ) A pobreza não pode ser definida como manifestação ou expressão da questão social, pois ela própria é uma questão social a ser resolvida pelas políticas sociais.
(    ) As expressões da questão social podem ser consideradas como problemáticas da sociedade atual, como, por exemplo, a falta de habitação, as favelas, falta de saneamento básico, doenças diversas, a falta de planejamento da mobilidade urbana, entre outras situações atuais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	No Neoliberalismo, a função do Estado é manter o equilíbrio dos preços com políticas anti-inflacionárias e cambiais. Assim, para os neoliberais, o Estado não deve desempenhar funções assistencialistas, o que resultaria numa sociedade completamente administrada e, portanto, antiliberal. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao cenário do neoliberalismo, no que diz respeito ao enfrentamento das expressões da questão social:
	 a)
	Uma progressiva responsabilização da sociedade civil via Organizações Não Governamentais (ONG), incentivo ao voluntariado, bem como via responsabilidade social das empresas.
	 b)
	Um sistema de proteção social amplo e sem restrições tem se efetivado, de total resultado das fortes lutas dos movimentos sociais, proletariado e latifundiário.
	 c)
	Uma crescente e única responsabilização do governo frente a toda ação social, paralelo à crescente alocação do fundo público na reprodução dos benefícios sociais e garantia de trabalho.
	 d)
	Uma forte intervenção do Estado de Bem-Estar tem se configurado ampliando os gastos públicos sociais e a dívida com países que financiam os projetos do governo.
	6.
	Relembrando a história e relacionando com a profissão, esclarecemos que a ABESS - Associação Brasileira de Escolas de Serviço Social, foi criada em 1946, porém, na segunda metade da década de 1990, houve a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como da necessidade da explicitação da natureza científica da associação. Assim, considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A pesquisa é uma importante estratégia para a formação profissional, pois, a partir dela, o assistente social é capaz de desvendar as dimensões constitutivas da chamada questão social, bem como propor intervenção frente às expressões da questão social.
II- A Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Serviço Social ? ABEPSS ? favoreceu muito a discussão sobre a questão social no Brasil com a construção das Diretrizes Curriculares aprovadas no ano de 1996.
III- A pesquisa, a partir da reconceituação do Serviço Social, assume uma importância primordial para o assistente social no desvelamento das dimensões constitutivas da questão social, pois assume uma postura mais crítica e científica.
IV- O movimento de reconceituação do serviço social favoreceu a anulação profissional e a pesquisa em si, porém foi severamente reprimida no período militar até a formação da Constituição Federal de 1988.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	7.
	A pobreza relativa também é caracterizada como aquela pobreza com privação dos meios mínimos necessários à sobrevivência,porém de forma não duradoura, ou seja, esse tipo de pobreza se expressa de forma sazonal, cíclica, relativa, assim, a pessoa e a família não podem e não devem ser caracterizadas como ?pobres?, mas, sim, pessoas em situação de pobreza, temporária. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- A pobreza não deve ser caracterizada como um estado absoluto, e sim como um estado relativo, pois a pessoa não é pobre, mas, sim, está em situação de pobreza.
II- Dizer que a pessoa ou família está em situação de pobreza também significa que está em situação de vulnerabilidade social.
III- A pobreza relativa também pode ser caracterizada como duradoura, absoluta e infinita, pois nem sempre se consegue deixar de ser pobre.
IV- A pobreza relativa se expressa com a privação dos meios mínimos necessários à sobrevivência de forma não contínua, não duradoura.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas
	8.
	O Serviço Social, como profissão, atua nas variações e nas mudanças que acontecem na sociedade. Sendo, sobretudo, uma questão política e social, não podemos considerá-lo como processo isolado do sistema em que vivemos, pois a questão social passa por enraizamento na contradição capital trabalho, ou seja, no modo capitalista de produção. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A questão social se apresenta nas dificuldades, como falta de recursos financeiros, nos conflitos entre capital e trabalho, no cotidiano da sociedade entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades sociais.
(    ) A questão social se apresenta nas dificuldades, dúvidas e incertezas no cotidiano da sociedade, entre a lógica do mercado político e a realidade das desigualdades e exclusão nas relações de poder.
(    ) A questão social, no contexto social, passa pela manifestação dos indivíduos na contradição do modo capitalista de produção.  
(    ) A questão social constitui a representação das manifestações do cotidiano nas desigualdades e nas situações mais empobrecidas da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	O assistente social trabalha com as mais variadas expressões cotidianas da questão social, apreendida como o conjunto das desigualdades da sociedade capitalista. Assim, sobre o surgimento da questão social e seu contexto histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- Na Inglaterra, promulgou-se a Lei dos Pobres, em 1601, que instituía um aparato oficial, centrado nas paróquias, destinado a amparar trabalhadores pobres. Pensava-se que a causa da miséria era um problema de carência.
II- Durante longo período da história, especificamente durante a Idade Média, a assistência ficou relegada ao campo da filantropia e da caridade, assim, as iniciativas de apoio e amparo aos necessitados eram realizadas de forma caridosa e piedosa pela igreja, a pobreza e a doença eram vistos como castigo divino.
III- Um momento importante para o surgimento da questão social foi o processo de internacionalização da economia, a chamada globalização mundial.  
IV- O marco da questão social tem sua gênese no século XIX, a partir da política do Estado de Bem-Estar Social, período compreendido como intervenção estatal com investimentos em seguridade social e políticas sociais. Assim se especifica o chamado ?Estado de Bem-Estar?.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	10.
	É imprescindível que o Serviço Social intervenha na esfera das desigualdades sociais, no que diz respeito às mais diversas expressões da questão social, pois sua atuação se dá intrinsecamente na busca constante das transformações da sociedade, através da garantia dos direitos sociais e da cidadania, por meio de diversas políticas sociais. As ações integradas que formam um conjunto de iniciativas dos poderes públicos, designadas a garantir os direitos referentes à saúde, previdência e assistência social, fazem parte do tripé da Seguridade Social. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As políticas de assistência social, saúde e previdência possuem caráter universal, ou seja, todos acessam.
(    ) A seguridade social é um exemplo de direito advindo das lutas das classes trabalhadoras.
(    ) A política previdenciária é restritiva aos trabalhadores contribuintes do sistema.
(    ) A sociedade capitalista consegue ser contemplada na sua totalidade pela seguridade social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina