Buscar

REGISTRO OBSERVAÇÃO 1

Prévia do material em texto

Práticas Sociais e Subjetividade – 2020
Registro de Observação
Nome: Luciana da Costa Winckler
RA: T674IB3
Data: ______/_______/2020. 
Horário de Início:______h______. Horário de Término: ________h_______.
Duração 40HRs
Tema da Observação: Para Além de um rosto bonito 
Local: Cyber Café Mooca
REGISTRO DESCRITIVO:
 Observado homens na terceira idade , local no Cyber café , Bairro da Mooca .
Dia 01/---/2020 as 11Hrs a 12Hrs fiquei sentada em uma mesa no cyber a observar homens que estão na terceira idade a procura de relacionamento, e por uma hora de observação notei que a um ritual eles se abastecem de café ou suco , procuram sentar-se de costas para as pessoas. Sabem lidar com PC e seu manuseio com aplicativo , que observado muitos nesta faixa etária usam o Happn.( aplicativo de namoro).
Ao saírem do aplicativo , eles se juntam no canto social que há no cyber , e trocam ideias , falam sobre supostos relacionamentos que podem dar certo e fazem pontuações características das mulheres que o escolheram ou eles a escolheram. 
COMPREENSÃO TEÓRICA:
Este trabalho traz uma reflexão sobre os laços amorosos baseadas em aplicativos de relacionamento, tais como o Happn. A partir de uma perspectiva psicanalítica, tento abordar algumas formas de constituição do sujeito no mundo contemporâneo que podem ser vislumbradas a partir das redes sociais. Na sequência ,notamos sobre características dos relacionamentos amorosos que são próprias das subjetividades imersas nas novas tecnologias, tais como o excesso de “procura” e “busca” , a midiatização do sujeito e a mediação da comunicação por meio do uso de aplicativos. Com base em estudos sobre dados de aplicativos e uma breve análise qualitativa de perfis Happn, vejo que à concordância com as reflexões sobre a constituição psíquica do sujeito e as relações amorosas na contemporaneidade.
BIBLIOGRAFIA:
FREUD, S. O ego e o superego. In Ed. standard bras., vol. XIX, Rio de Janeiro: Imago, 1996.

Mais conteúdos dessa disciplina