Buscar

Pandemia COVID-19 e Lockdown: estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO 100%ONLINE
SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
DOUGLAS RODRIGUES TORRES
RA 27185822 
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
Pandemia COVID-19 e Lockdown: estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade 
ARARAQUARA 2020
DOUGLAS RODRIGUES TORRES
RA 27185822 
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
Pandemia COVID-19 e Lockdown: estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade 
Trabalho de Portfólio ,apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito parcial para obtenção de média semestral, no 2º período do Curso de Tecnologia em Gestão Pulica 100% Online.
Orientadores: 
• Me. Natália Martinêz Ambrogi Woitas; 
• Dra. Maria Luzia Silva Mariano; 
• Me. Mariana Ribeiro; 
• Me. Maurílio Bergamo; 
• Me. Mônica Maria Silva. 
ARARAQUARA 2020
SUMARIO
1.Introdução; ............................................................................. pg. 04
2.Matriz SWOT para o Banco XYZ............................................ pg. 05
2.1 Matriz SWOT…………………………………………….pg.05
2.2 Ambiente interno………………………………………..pg.06
2.3 Ambiente externo……………………………………….pg.07
3.Mercado de Trabalho x Mercado de Recursos Humanos..............................................................……………….pg. 08
3.1 Mercado de Trabalho………………………………….pg.08
3.2 Mercado de Recursos Humanos …………………...pg.09
3.3 Particularidades da área de TI……………………….pg.11
3.4 Resumo dos 2 setores (Trabalho x Recursos Humanos)………………………………………………………………………….pg.11
4. Folha de Pagamento..............................................................pg.12
5. Banco XYZ e o Home Office ................................................pg. 13
6. Considerações Finais..........................................…………….pg.14
7. Referência…………..............................................................pg. 15
Pandemia COVID-19 e Lockdown: estratégias e impactos do trabalho remoto para as pessoas e sociedade 
1.Introdução
Em 2020, fomos acometidos por uma das maiores crises da história mundial: a pandemia de Covid-19. Para conter o avanço da doença, o isolamento social foi uma das medidas necessárias — em alguns casos levando até ao lockdown. Nesse cenário, a união entre saude e tecnologia se tornou uma verdadeira arma no combate à pandemia.
Muitas empresas e pessoas precisaram se adaptar às pressas, migrar rapidamente para o meio digital e implementar o trabalho remoto para manter muitas das atividades. Assim, uma transformação que possivelmente aconteceria em anos, ocorreu em poucos dias, gerando impactos severos á saúde mental, física e social.
Em meio aos desafios, podemos minimizar os danos tomando algumas atitudes que veremos abaixo.
2. Matriz SWOT para o Banco XYZ 
2.1 Matriz SWOT
A quarentena imposta em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou a realidade de muitas pessoas e empresas. Em momentos de crise, a criatividade é aguçada e novas ideias começam a surgir. Produtos, ações e projetos que talvez estivessem guardados na gaveta passam a ter prioridade em um novo cenário, onde a capacidade de se reinventar será crucial para a sobrevivência financeira com possibilidades reais de ascensão.
Enxergar oportunidades em momentos de crise é o primeiro passo na caminhada da construção do projeto que poderá trazer o sucesso esperado. No entanto, a preparação para a execução do plano é, sem dúvida, a parte mais importante e que determinará os rumos para se alcançar o intento. Nessa fase, é fundamental conhecer os pontos fortes e fracos do projeto, a sua relação com o mercado e quais são as chances de se obter êxito.
Conhecida nos meios acadêmico e corporativo, a análise SWOT (ou FOFA) é uma ferramenta extremamente eficaz, utilizada no sentido de auxiliar pessoas ou organizações a identificar fatores críticos relacionados à competição em negócios ou planejamento de projetos. O criador da técnica foi Albert Humphrey, líder de pesquisa na Universidade Stanford nas décadas de 1960 e 1970.
A sigla SWOT é formada pelas letras iniciais das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam respectivamente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para o português, foi feita uma adaptação e as iniciais destes termos compõem a sigla FOFA.
A função dessa análise é avaliar os ambientes interno e externo quanto à possibilidade de realização de um projeto ou empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. Nesse contexto, são analisadas forças e fraquezas no âmbito do próprio negócio e também as oportunidades e ameaças existentes de forma externa à organização.
2.2 Ambiente interno
Na esfera interna, a análise SWOT envolve as atividades promovidas dentro da própria organização, considerando todos os processos relacionados a esta, a exemplo de capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos, entre outros.
No ambiente interno, é necessário analisar as forças e fraquezas considerando alguns critérios, tais como: localização, reputação, gestão, tempo de mercado, recursos financeiros e humanos, acesso à matéria-prima, produção, capacidade de operação, criação, marketing, relacionamento estratégico com grandes empresas e portfólio dos clientes.
 – Forças
O foco desta parte da análise é verificar se a empresa é realmente boa, buscando as aptidões mais fortes e, em consequência, suas vantagens sobre a concorrência. Quanto melhor for o posicionamento da empresa, maior será a importância desses diferenciais. Para uma definição mais precisa, é necessário responder às seguintes questões:
– Atividades: quais são as realizadas da melhor forma?
– Recursos: quais são os melhores?
– Vantagens: qual é a mais competitiva?
– Clientes: qual é o nível de engajamento deles?
 – Fraquezas
As características que tendem a interferir ou até a prejudicar o desenvolvimento dos negócios também são objetos da análise SWOT. São os chamados “pontos fracos internos”, que podem ser encontrados a partir dos questionamentos abaixo:
– A minha mão de obra é capacitada?
– Há lacunas de treinamento?
– Por que a concorrência é escolhida?
– Por que meu engajamento não funciona?
As fraquezas devem ser observadas e analisadas isoladamente para uma percepção mais efetiva dos fatores que as causam. A partir disso, podem ser encontradas medidas para minimizá-las e corrigi-las.
2.3 Ambiente externo
No âmbito externo à organização, questões relacionadas à política, taxa de juros, mudanças na legislação, crises econômicas, desastres ambientais, concorrência, entre outras, devem ser objeto de análise. Por isso, é importante que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o seu mercado, a fim de saber lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos.
A análise SWOT relacionada ao ambiente externo envolve o microambiente e o macroambiente. O primeiro está relacionado às forças que trabalham em seu ramo de atividade e à forma como se relaciona com elas.
Dentre os aspectos que podem ser tratados como oportunidades ou ameaças no microambiente destacam-se: o comportamento dos clientes e seu poder de barganha; a quantidade de concorrentes na região, como é o relacionamento deles e o nível de rivalidade; o poder de negociação da empresa e de seus fornecedores; quais soluções alternativas existem para os serviços que a empresa oferece; como as entidades de classe se organizam e qual é o poder de pressão que estas exercem, entre outros.
Já o macroambiente é mais amplo, pois se refere a tudo o que está além da empresa e do segmento. Por isso, é muito importante analisar o que os índices econômicos dizem sobre o futuro do País, quais tendências da população revelam um novo comportamento social e como tudo isso influi no negócio.
Aspectos importantes devem ser observados no macroambiente, tais como: projetos de lei e os novos governantes com suas correntes ideológicas; inflação, consumo e a renda da população; natalidade, escolaridade e crescimento da população; novas tecnologias, processos operacionais e automação; costumes, valores, crenças e hábitos deconsumo; além de escassez de matéria-prima, catástrofes e aumento da poluição.
 – Oportunidades
Em linhas gerais, tratam-se das características que vão influenciar uma empresa positivamente, indicando quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, podem ser convertidas em benefícios aos clientes, a exemplo de fatores econômicos e oportunidades que surgem com potencial para favorecê-los.
 – Ameaças
São os eventos que influenciam negativamente a empresa, sendo vinculadas a fatores externos da mesma forma que as oportunidades. É o cenário no qual se concentram todos os aspectos desfavoráveis à empresa. Além da ausência de controle sobre as questões que os originam, tais aspectos podem se transformar em grandes ameaças para o negócio.
3. Mercado de Trabalho x Mercado de Recursos Humanos 
3.1 Mercado de Trabalho 
Primeiros impactos da pandemia no mercado de trabalho: 
18,5 milhões de brasileiros não trabalharam e não procuraram ocupação devido à pandemia 
19 milhões de pessoas foram afastadas do trabalho e 30 milhões tiveram alguma redução no rendimento do trabalho
As perdas de rendimento foram maiores entre os ocupados dos serviços, do comércio e da construção e entre os trabalhadores informais
As perdas de rendimento foram expressivas também entre os ocupados em serviços essenciais na pandemia, como os entregadores e os trabalhadores da saúde e da limpeza
O auxílio emergencial tem sido essencial para cobrir boa parte da perda de rendimento.
A pandemia e o isolamento social tiveram maior impacto entre os trabalhadores informais. Mais da metade (56%) teve perda de rendimento. Entre os formais, 26% apresentaram redução da renda. 
3.2 Mercado de Recursos Humanos 
Os dados do mercado de trabalho de 2020, até o mês de abril, mostram uma queda expressiva em todas as direções, no contexto da pandemia de COVID-19. O Produto Interno Bruto caiu 1,5% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior, refletindo a desaceleração da economia em curso e, principalmente, os efeitos da crise sanitária. A desaceleração da economia já era prevista segundo os dados do próprio Banco Central, o que afasta a hipótese de que os resultados são efeitos unicamente da crise mais recente. Esses resultados refletem o comportamento da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) de março em que a indústria geral recuou 1,7%, a indústria de bens de capital reduziu 1,8% e a indústria de bens de consumo semiduráveis e não duráveis diminuiu 3,2%. Portanto, a tendência já era de resfriamento da atividade econômica.
A desaceleração passa a ser uma contração em março com o “contágio” econômico da pandemia, cujos principais canais de transmissão para a economia brasileira são: a queda da expectativa de venda das empresas, as dificuldades de importação de insumos e bens intermediários para produção, a retração do crédito e dos fluxos financeiros nacionais e internacionais e, ainda, a redução do gasto das famílias por motivo de precaução frente a incerteza da renda futura e do emprego. Portanto, antes mesmo das medidas de isolamento social serem adotadas, a economia sofria impactos da pandemia no mês de março.
O momento atual é de transformação e incertezas. Os impactos na economia e nas organizações são inevitáveis. Como resultado, o mercado de RH e contratação também é atingido. No entanto, um levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd) aponta que 14,5% das empresas tendem a ampliar a oferta de vagas no setor. Os dados se contrapõem ao alto número de desempregados no país, divulgado todos os meses pelo IBGE e que vem crescendo com a pandemia causada pelo coronavírus. 
TI representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto do Brasil (2018) e emprega mais de 1 milhão de profissionais. Segundo o Sindpd, 56,4% das empresas não demitirão, mas o setor de tecnologia da informação e comunicação sofre com a falta de profissionais qualificados. 
Os processos de transformação digital foram acelerados com a pandemia e o isolamento social proposto. As empresas que não investiam em inovação precisaram dar um passo à frente. Essa corrida acelerada pela transformação aquece a busca por desenvolvedores e deixa os departamentos de Gente e Gestão apreensivos. 
E como a sua empresa está encarando esse momento? Como os impactos no mercado de RH podem influenciar a sua estratégia?
Vantagens de contratar agora
Se o seu time tem demandas para novos funcionários e já existe o orçamento para essa contratação, agora é um bom momento para recrutar candidatos. Afinal, a partir do momento que a demanda existe, cada dia sem o novo colaborador representa um custo para a empresa. Esse valor é calculado pelo COV – Cost of Vacancy, uma métrica na área de Recrutamento e Seleção que, muitas vezes, é subestimada, e indica o custo gerado por vagas abertas, considerando o período de tempo desde o momento que uma nova pessoa torna-se necessária até o dia que começa a trabalhar na empresa.
Então, o seu processo seletivo não deve e não precisa parar. Várias entrevistas de processos seletivos passaram a ser feitas de maneira remota, por meio de plataformas online. De acordo com a empresa Walters People, o número de entrevistas feitas online subiu para 67% nas últimas semanas.
Além disso, por questões econômicas e de mercado, centenas de ótimos profissionais estão ficando sem emprego e disponíveis para outras empresas. Esse fenômeno não é comum em épocas normais.
3.3 Particularidades da área de TI
Todas as empresas precisam inovar, principalmente em momentos de crise. A tecnologia é um componente importante para que a empresa mantenha a sua competitividade. E quanto mais as empresas inovam, mais elas precisam contratar profissionais de TI.
Se você busca profissionais dessas competências, sabe dos desafios da contratação. Muitas empresas brigam pelos mesmos profissionais e, por vezes, não conseguem reter esses talentos, perdendo essas pessoas para outras empresas.
Estudo da Brascom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostra que, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil por ano, enquanto o número de formados chegará a 46 mil. Número que representará um deficit muito grande de pessoas qualificadas. Vão faltar profissionais, ainda mais do que faltam hoje. Isso é fato. Esse é um dos poucos mercados que vai na contramão de crises econômicas e continua crescendo.
Portanto, considerando a realidade da sua empresa, suas demandas e o momento atual do mercado de RH, é bastante estratégico dar continuidade aos processos seletivos, principalmente da área de TI. Em adição, cargos de TI conseguem funcionar bem de maneira remota.
3.3Resumo dos 2 setores (Trabalho x Recursos Humanos)
De Trabalho: Alta Procura de Emprego, isso se deve pelo fechamento em massa de diversos postos de trabalho devido a pandemia.
De Recursos Humanos: Baixo Recrutamento, isso se deve pela baixa expectativa dos setores comerciais e indústrias no mercado, salvo a área de Tecnologia que ouve um aumento exponencial na oferta de vagas.
4. Folha de Pagamento
Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda – BEm O BEm é um benefício financeiro concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores que tiveram redução de jornada de trabalho e de salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho em função da crise causada pela pandemia do Coronavírus – COVID-19. 
Considerando que os 15 funcionários desse setor recebem R$ 3.000,00 bruto, cada um, tendo como direito ao seguro-desemprego no valor de R$ 1.813,03 e que a empresa optou pelo Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda 
a) Qual valor será pago pelo empregador e pela União para cada funcionário deste setor? 
Valor Pago
3.000,00 salários bruto, valor máximo do BEM e de 1.813,03, desse valor máximo a união pagará 70% ou seja 1.813,03 – 70% = 1.269,12, valor que a empresa pagará e de 30% ou seja 3000,00 – 30% = 900,00.
b) Considerando somente o valor do auxílio pago pela União, quanto a empresa está economizandocom esses 15 funcionários durante um período de 3 meses? E qual o percentual dessa economia? 
A União pagará o valor de R$ 1.269,12 x 15 funcionários=R$ 19.036,80. Por 3 
Meses = R$ 57.110,40. 
A empresa pagaria o valor de R$ 3.000,00 bruto x 15 funcionários =45.000,00. 
Por 3 meses = R$ 135.000,00. 
Então: R$ 135.000,00-R$ 57.110,40 = R$ 77.889,60 de economia para a 
Empresa. 
Ou seja: Em termo percentual: R$ 57.110,40x100% / R$ 135.000,00 = 42,88% de economia para a empresa no período de 3 meses. 
5. Banco XYZ e o Home Office 
Ter uma política de home office já se tornou uma ferramenta muito atrativa para diversas empresas, especialmente após ele ter sido regulamentado com a Reforma Trabalhista que entrou em vigor no final de 2017. Tendo em vista a atual situação, o home office se tornou também um gesto social e sanitário para preservação do colaborador.
É sempre recomendado criar uma política de home office personalizada, empresa a empresa, e, para isso, é necessário estipular as regras, as entregas cabíveis ao profissional, assim como alinhar as ferramentas que serão usadas para estabelecer a comunicação entre o funcionário e a empresa. O pontapé inicial é a partir da resposta à seguinte pergunta: qual a entrega esperada do profissional em home office? Esse alinhamento de expectativas, com a clareza do porquê adotar teletrabalho, é fundamental para a criação de uma política bem-sucedida - mapeamento do perfil dos profissionais, condições de trabalho, metas e prazos, etc. 
6. Considerações Finais
O isolamento social não dá nenhuma alternativa para a sociedade, ou nos adaptamos rapidamente, naquilo que for possível, ou estaremos fadados ao completo imobilismo diante dos efeitos desastrosos no campo das economias decorrentes desse indigesto estado de calamidade pública. 
Que saibamos viver e conviver, nestes tempos difíceis, com as alternativas, 
Possibilidades, tecnologias que estão aí para serem utilizadas em benefício da 
Humanidade, fazendo o trabalho girar, minimizando os efeitos da crise e evitando a 
Paralisia das empresas públicas e privadas. 
Que tenhamos, igualmente, a capacidade de perceber novas oportunidades para viver em um mundo em constante e rápidas mudança; a capacidade de inovar, mesmo com dificuldades e limitações; e capacidade de criar formas de convivência e comunicação, seja para trabalhar, como para aprender, nos comunicarmos e nos divertimos. 
Que esta crise sirva de laço, unindo povos e sociedades em cooperação global, visando um bem maior para a humanidade, preparando os indivíduos de hoje para um novo mundo. 
Manter-se atualizado é imprescindível.
7.1 Referência
· AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de Pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. 
· Cúpula Mundial da OIT firma compromisso de criar um mundo do trabalho melhor após a COVID-19 https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_750857/lang--pt/index.htm 
· https://migalhas.uol.com.br/quentes/322278/coronavirus--escritorio-orienta-como-adotar-home-office ;Marcelotostes Advogados
· https://beecorp.com.br/blog/pandemia-saude-e-tecnologia/ ;BeeCorp
· Blog BeeCorp
· https://www.ie.ufrj.br/images/IE/IEnaMidia/07/Valor%20Econ%C3%B4mico%2006-07%20Jo%C3%A3o%20Saboia.pdf ,Valor Econômico, 06 de julho de 2020 ; Por: João Saboia, F. Roubaud e M. Razafindrakoto 
· https://abcasa.org.br/2020/07/14/analise-swot-imprescindivel-para-um-negocio-em-tempos-de-pandemia/ ; ABCASA - Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores. 
· https://rhpravoce.com.br/posts/impactos-da-covid-19-no-mercado-de-contratacao-de-profissionais-de-ti ; Por Fellipe Couto, CEO da Vulpi, plataforma com o foco em soluções de HR Tech 
· https://www.cesit.net.br/mercado-de-trabalho-no-contexto-da-pandemia-a-situacao-do-brasil-ate-abril-de-2020/ ;ARTIGO Marilane Teixeira e Pietro Borsari ;Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit)

Continue navegando

Outros materiais