Buscar

CAFÉ JACU

Prévia do material em texto

UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
CAFÉ JACU – JACU COFFEE
Aluna: Rosane Socorro Monteiro Quintella – 04054559 
Turma: 3NMA
Palavras chave: Café, Jacu, Fazenda, Arábica, Colheita, Kopi Luwak.
Ideia central: Produção do café jacu e o fato peculiar e semelhança na forma de origem do Café Jacu e o Café Kopi Luwak.
Resumo Crítico 
O Café Jacu tem origem na fazenda Camocim, no estado do Espirito Santo. O protagonista dessa historia é uma ave da própria região, já que ela fica localizada numa região de grande parte de mata virgem.
O supervisor da fazendo Rogerio Lenke, explicou que o animal já trouxe muito prejuízo, pois inicialmente a fazenda era voltada na produção de tradicional arábica, outro tipo de café. Deste modo, o dono ouviu falar a historia do café Kopi Luwak e da maneira que era produzido, onde os grãos eram oriundos das fezes de uma espécie de gambá selvagem da região da Sumatra.
Tiveram a ideia de repetir o feito coletando as fezes do jacu, depois de coletado, passando pelo processo de separar todos os resíduos indesejáveis das fezes e desprender todos os grãos, ficando até dois dias para o processo de seca e embalado para o comercio.
O dono da fazenda Henrique Sloper, formado em comércio exterior, explica a principal diferença do café da Sumatra, que vem de um animal mamífero com digestão lenta e o jacu de uma ave com digestão mais rápida. O resultado, segundo o centro de preparação de café de São Paulo e a doutora e jurada de concursos de café Eliana Almeida formada em engenharia de alimentos, sendo um café leve e parecido com um licor.

Continue navegando