Buscar

trabalho 3

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE
BACHARELADO EM DIREITO
ADIJANE VIDAL DA LUZ
DANIEL ALEY M. B. LIRA
JOÃO RICARDO A. MELO
NATHALIE R. OLIVEIRA C. DOS SANTOS
PAULA FERNANDA DE LIRA SILVA
RICHELLE DE MELO ALEXANDRE
RIVALDO JUSTINO PORTELA NETO
SILVANA M. PEIXE
THAIS RIBEIRO DE LIMA CUSTODIO
WASDLLA KREANNY O. DA SILVA
ANÁLISE DE TEXTO PUBLICITÁRIO
Amil – Procure Saúde – Campanha Institucional
RECIFE 2020
ADIJANE VIDAL DA LUZ
DANIEL ALEY M. B. LIRA
JOÃO RICARDO A. MELO
NATHALIE R. OLIVEIRA C. DOS SANTOS
PAULA FERNANDA DE LIRA SILVA
RICHELLE DE MELO ALEXANDRE
RIVALDO JUSTINO PORTELA NETO 
SILVANA M. PEIXE
THAIS RIBEIRO DE LIMA CUSTODIO
WASDLLA KREANNY O. DA SILVA
ANÁLISE DE TEXTO PUBLICITÁRIO
 Amil – Procure Saúde – Campanha Institucional
Trabalho analítico apresentado à Centro Universitário Estácio do Recife, Bacharelado em Direito, como atividade parcial à obtenção da nota da I Unidade/2020.1, da Disciplina: Língua Portuguesa.
 Orientador: Prof. José Edson de O. Lima
 
RECIFE 2020
RESPONDENDO O QUESTIONÁRIO DE APOIO À CONSTRUÇÃO DO TEXTO ANALÍTICO
 
     O vídeo publicitário poderá ser resumido assim: "Amil procure saúde" é resumido basicamente  assim: ele apresenta palavras escritas e faladas, no vídeo mostra uma pessoa pesquisando na internet sintomas de doenças como falta de ar, calafrio, vertigem, batimento acelerado, febre e visão embaçada. Ao mesmo instante, o vídeo vem fazendo comparações a esses sintomas com os bons momentos da vida mostrados que essas sensações podem ser prazerosas, como curtir um romance, pular de um paraquedas, andar de skate, ou torcer pelo time de futebol. O vídeo a todo o momento apresenta um som de leveza, envolvendo  as pessoas a um momento de prazer e aconchegante. O grande final é mostrar aos telespectadores que essas sensações podem ser prazerosas e propõe que as pessoas não devem dar tanta preocupação a sintomas, e sim procurem valorizar a saúde.  O vídeo termina com a seguinte frase "não procure doenças, procure saúde, Amil cuidado certo para você viver o seu melhor".
  A temática central gira em torno do costume dos internautas de pesquisar sobre seus sintomas na internet. Contudo, o vídeo também traz um contraste do sintoma, geralmente negativo, com emoções positivas que provocam tais sintomas, como exemplo, o batimento acelerado (costuma ser associado a taquicardia ou arritmia) que foi representado pela adrenalina de andar de skate.
 O problema central do  vídeo-texto Trata-se de: como vivemos atualmente, que de certa forma buscamos doenças, o que a gente sente no nosso corpo é um reflexo do que a gente viveu, por isso, no final do vídeo, ele diz para não buscar doença e sim buscar saúde.
 Os elementos da comunicação presentes no vídeo publicitário da "Amil Planos de Saúde - Procure Saúde", eles visam passar para seus clientes e futuros clientes, a prevenção, bem estar, qualidade, seriedade e informações importantes na busca pela saúde. Portanto, é através dos meios de comunicação e canais de internet, que a Amil apresenta o vídeo publicitário do seu serviço, tendo em vista passar através da comunicação visual, a qualidade, satisfação e situações fáceis de se identificar, para que seus  consumidores se sintam confiantes ao procurar atendimento e serviços da empresa, visto que a segurança e sensação de que ao ter adquirido um plano de saúde seguro as pessoas possam sentir tranquilidade, alegria e satisfação em momentos naturais da vida, em que os sintomas descritos, são uma mera reação espontânea para tais situações vivenciadas, demonstradas no vídeo. 
 Dessa forma, as imagens servem para lembrar momentos em que estes sintomas possam emergir, porém, não é seguro pesquisá-los ao surgirem, e sim, buscar um atendimento adequado nos quais os clientes serão avaliados, podendo assim manter sua saúde em dia e viver os momentos exemplificados sem medo. 
 Sendo assim, é visível no vídeo a linguagem não-verbal, utilizando-se assim de emoções, gestos, imagens e uma música como plano de fundo, passando a sensação de paz e tranqüilidade para os ouvintes, em contraste às pesquisas preocupantes.
   A função da linguagem predominante no vídeo-texto é a Função apelativa, como em grande parte dos textos de caráter publicitário.
 O principal problema de comunicação presente no vídeo-texto é a falta de comunicação verbal falada, pois em maior parte do vídeo podemos ver palavras sendo escritas no campo de busca onde se refere a sintomas de doenças, como o vídeo tem duração de 45 segundos e são digitadas 5 indicativos de doenças, essas palavras estão a disposição para leitura de uma maneira muito rápida e nem todos os telespectadores conseguem fazer a leitura e assimilar a informação.
A segunda problemática é a falta da linguagem de sinal para ser compreendido por todos, pois como se trata de plano de saúde deveria-se ter um intérprete, em libras, para descrever todo o vídeo e assim integrar toda a sociedade.
Por fim, o vídeo mostra práticas de esportes radicais e usa a persuasão para dar a segurança de quem possui plano de saúde AMIL está “imune” e pode viver tranquilo, porém, o vídeo deveria incentivar a população a ter hábitos saudáveis e a prática de esportes de acordo com suas limitações e inclusões mostrando idosos praticando esportes, pessoas com necessidades especiais interagindo e em práticas esportivas, e assim mostrar que vivemos mais e melhor quando nos cuidamos e temos bons profissionais para nos dar assistência.
 Segundo Aristóteles, a persuasão pode ser baseada na razão (Logos), na credibilidade (Ethos) e nas  emoções (Pathos), após fazer uma análise do vídeo propaganda da AMIL PLANOS DE SAÚDE podemos perceber que se fez o uso da persuasão baseada na emoção e credibilidade, as pessoas que por muitas vezes fazem pesquisas na internet, para assim, diagnosticar doenças, e ao invés de trazer doenças ele traz sensações boas e emocionantes onde pessoas que possuem o plano de saúde AMIL sentirão. Pois, os mesmos terão a segurança de estarem bem assistidos, nos momentos que mais precisarem, podendo assim, desfrutar todas as melhores sensações que a vida pode proporcionar.
  A ideologia predominante do vídeo publicitário "plano de saúde Amil", demonstra ser  ligada ao viver intensamente cada dia, mas com moderação. O vídeo  mostra que na maioria  das vezes, pessoas vão  em busca de definição da própria doença  via internet, tendo em vista que não seria  o  aconselhável. O ideal seria buscar uma solução mais concreta, que é  o "Plano de saúde  Amil" pois vem crescendo a cada dia para levar o que há  de  melhor  em cuidado com a sua saúde. Onde o intuito é  de  ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável, para que   possam  compartilhar  momentos marcantes e inesquecíveis.
 A linguagem artística no vídeo-texto é apresentada Através da música, de diferentes tipos de emoções, da sensibilidade, na simulação de segurança, cinematográfica, na educação infantil.
  Os textos publicitários nos dias atuais estão bem presente no nosso cotidiano (internet, revistas e TV.). E eles têm o objetivo de chamar a atenção e persuadi os possíveis clientes a adquirir tais produtos. As características presentes são: texto persuasivo e musicalidade.
  A conclusão que pode se chegar é que: a busca por informações sobre doenças na Internet está cada vez mais comum, o   problema   é que este hábito perigoso pode tornar-se uma obsessão. Basta sentir uma alteração no estado físico para as pessoas utilizarem de ferramentas virtuais para fazerem suas pesquisas, porém muitos dos sintomas se confundem inclusive com saúde.
Devemos, portanto, procurar viver e deixar a cargo dos profissionais de saúde a tarefa de diagnosticar e tratar possíveis doenças.
 Algumas criticas podem ser feitas ao vídeo-texto: No vídeo publicitário feito pela Amil, podemosidentificar reações que podemos sentir ao realizar determinados atos. E nessas reações, pode ser identificado um sinal de um problema de saúde. Com isso, a Amil fez esta demonstração para incentivar o seu público a estar atento sobre estes sintomas e procurarem um meio para se cuidar, neste caso, a Amil.
O vídeo se encerra com a seguinte frase: “Não procure doença, procure saúde. Amil, o cuidado certo para você viver o seu melhor.”
Tendo em vista que, muitas pessoas buscam a internet e outros meios que não são aconselháveis como forma de consulta, a Amil tem o intuito de que com o plano de saúde, caso haja algum destes sintomas citados no vídeo, possamos buscar uma maneira
correta e eficaz para nos cuidarmos. E com isso, que possamos aproveitar os nossos momentos de uma maneira mais leve, tranqüila e positiva.
	Dados de produção
1.      o link de acesso ao vídeo:
Disponível em: https://youtu.be/226UaV6XVR0 Acesso em: 24/04/2020
2.      a agência de publicidade que elaborou o vídeo:
Agência não informada
3.      ano lançamento:
2019
4.      título
Amil – Procure Saúde – Campanha Institucional
5.      outras informações
Site oficial da Amil: www.amil.com.br
        	Direção: Não informado
            Cinematografia: Não informado
        	Duração: 1 minuto
        	
 
  
1

Continue navegando