Buscar

Texto_Pós-Verdade (1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade: Este ciclo tratou de como foi a organização da vida do ser humano em sua relação consigo mesmo e com os outros ao longo da história ocidental, dando ênfase para o mundo atual. Destacou também a importância de reconhecer os desafios humanos no sentido de estabelecer caminhos de superação. Por isso, redija um texto acadêmico, de 1 a 3 laudas, discorrendo a respeito das seguintes questões: 
1) Como têm sido as relações entre economia, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento humano nos períodos da Idade Moderna e da Idade Contemporânea? O que é considerado mais importante e quais são as dificuldades predominantes nas relações humanas nesses períodos?
2) Como a questão da verdade tem sido tratada recentemente, considerando o fenômeno da pós-verdade? 
3) O que é pós-modernidade, ou modernidade líquida, e quais as suas consequências para o ser humano?
A Economia e o desenvolvimento tecnológico que existem na contemporaneidade podem ser correlacionados com o desenvolvimento humano na Idade Moderna, a qual foi principalmente influenciada pelos fenômenos da Globalização, III Revolução Industrial e IV Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Cabe destacar também os avanços técnico-científicos em áreas como Medicina, Química, Física, Matemática, Estatística e Ciências da Computação. 
Na Era Contemporânea, o advento da Tecnologia promoveu mudanças significativas na sociedade, modificando as relações de consumo e relacionamento entre os seres humanos. Os recursos digitais passaram a se desenvolver em todos os setores da sociedade. A criação da rede de computadores e posteriormente a utilização de Internet para a sociedade vem promovendo modificações e avanços nos meios de comunicação, buscando expandir novas tecnologias que interajam com outras formas de comunicações já existentes. Assim como os meios de comunicação, a estrutura econômica mundial também se modificou e se transformou em consonância com o desenvolvimento tecnológico. 
Com isso, a tecnologia pode ser compreendida como uma expressão que envolve tanto o conhecimento técnico quanto científico e suas ferramentas, procedimentos, materiais e utilizações e conhecimentos. Baseado no conjunto de ideias, conhecimentos e metodologias para construir algo de forma racional. Nesse sentido, o desenvolvimento da sociedade pode ser tido como um processo dinâmico de melhoria, crescimento e evolução, e a economia sendo uma ciência social na qual se estuda a produção, distribuição bem como consumo de produtos e serviços. Assim, a união entre os recursos tecnológicos e o desenvolvimento decorre na evolução da sociedade contemporânea e as modificações no dia a dia do homem. 
Filosoficamente, a sociedade também vem se modificando e passando por diversas mudanças na contemporaneidade. Com isso, a pós-verdade pode ser concebida como um fenômeno mundial considerado recente. Nesse campo, a sociedade atual é tida como a Era da Pós-Verdade, também conhecida como Era do Engano e da Mentira. Essa situação foi refletida por meio da escolha como termo do ano de 2016 pela classificação do Dicionário Oxford. Sendo assim, o conceito de pós-verdade entende que a verdade é deixada de lada, voltando a importância para crenças e emoções, de forma que a definição do Dicionário Oxford apresenta a definição dessa palavra como um substantivo que é relacionado ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos passam a possuir menor influência sobre a opinião pública do que apelos à emoção assim como crenças pessoais (OXFORD, 2018).
Frente ao conceito de pós-verdade, segundo Zygmunt Bauman, a sociedade contemporânea é conceituada como "modernidade líquida", uma vez que a Era Contemporânea é incapaz de manter-se em uma forma único, sendo altamente modificável no que tange as suas relações, instituições, referências, estilos de vida, crenças e concepções, modificando-se rapidamente na sociedade. A partir disso, as vidas humanas em uma modernidade líquida seriam transformadas em objetos de consumo, onde o humano deixa de ser um sujeito singular e passa a ser compreendido como um objeto na relação de compra e venda dentro do Sistema Econômico Capitalista.
A sociedade líquida, nessa perspectiva, não seria capaz de manter um formato, de forma que instituições, costumes, hábitos e verdades estivessem, a todo momento, sobre a chance de serem desfeitas e substituídas. Sendo assim, a era atual seria caracterizada pela tentativa de evitar que padrões de conduta se congelem em tradições e hábitos sociais. Assim, o ser humano, baseado em um sistema capitalista que estimula o consumo, viveria sua vida sem questionar o sistema no qual vive, vivendo como espectador e não como protagonista de sua própria vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
POST-TRUTH. In: Oxford Dictionaries. [2017]. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/definition/post-truth. Acesso em: abr. 2021.