Buscar

AVALIAÇAO2 MOVIM SOCIAL

Prévia do material em texto

Iniciado em
	Tuesday, 20 Oct 2020, 09:38
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Tuesday, 20 Oct 2020, 10:23
	Tempo empregado
	45 minutos 9 segundos
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No início da década de 60 surgiu diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização de Jovens e adultos, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. 
O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi
Escolha uma:
a. Fernando Azevedo.
b. Anísio Teixeira.
c. Francisco Campos.
d. Paulo Freire. 
e. Darcy Ribeiro
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na década de 60, o educador Paulo Freire destacou-se ao propor uma nova abordagem do processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Analise as alternativas abaixo:
I.	O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na “conscientização” sua categoria fundamental.
II.	Paulo Freire afirma “a educação popular se delineia como um esforço no sentido da mobilização e da organização das classes populares com vistas à criação de um poder popular” (In: Torres (org.), 1987, p.74)
III.	Paulo Freire criou um método de alfabetização fundamentado na Compreensão do processo pedagógico de jovens e adultos a partir das experiências da vida, de onde surgem palavras geradoras de sentido que podem ser refletidas em rodas de diálogo, sendo convertidas em didática de ensino para alfabetização.
IV.	A proposta de Paulo Freire, em termos educacionais, é uma proposta autoritária, a aprendizagem de adultos pode ocorrer independentemente do contexto social.
Está (ão) incorreta(s)
Escolha uma:
a. apenas I, II, III
b. apenas I e II
c. apenas I, II, III e IV.
d. apenas IV. 
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o Estado de Bem-Estar Social, que surge no contexto das graves crises do capitalismo mundial no início do século XX, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I- Estado benfeitor possibilitou, principalmente na Europa Central, a oferta de serviços públicos, garantia de empregos e redistribuição de renda.
II- As políticas de pleno emprego foram os principais mecanismos de intervenção do Estado de Bem-Estar Social para reverter à crise econômica gerada pela superprodução.
III- Modelo criado na Europa para “contrapor-se aos processos econômicos desumanizados, inflexíveis”, sendo uma “aspiração ao direito à equidade e um apelo para romper com as estruturas de mercado”, uma procura de “identidade entre democracia e liberdade econômica”
IV-O desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social gerou, nos países de industrialização avançada, um acirramento da concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada. 
Estão corretos:
Escolha uma:
a. somente os itens I e III
b. somente os itens I, II e III
c. todos os itens
d. somente o item IV 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as duas colunas, relacionando os termos, referente à exclusão social provenientes das definições de Martins ao seu conceito.
1.	Inclusão Marginal
2.	Coisificação Conceitual
3.	Fetichização da ideia de exclusão
4.	Estado de Drogado
( ) O discurso corrente sobre exclusão é basicamente produto de um equívoco, a exclusão transformada numa palavra mágica que explicaria tudo. Uso impreciso do conceito de exclusão. 
( ) Processo em que as escolhas oferecidas aos cidadãos são insuficientes para reverter o quadro de privação em que estão inseridos. 
( ) O homem, encarando-o como uma máquina, desumanizando-o, acaba deixando de lado valores humanos e afetivos importantes.
( ) Está se proliferando facilmente como substituto manipulável e mercantilizado do sonho. Estamos em face de uma nova mentalidade, a mentalidade do moderno colonizado, do homem que já não sabe querer ser um verdadeiro igual, mas que se sente suficientemente feliz porque pode imitar, mimetizar os ricos e poderosos, confundindo portanto, o falso com o verdadeiro.
A sequência correta dessa associação é
Escolha uma:
a. (2), (3), (4), (1).
b. (3), (1), (2), (4) 
c. (3), (2), (4), (1).
d. (1), (2), (3), (4).
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca da relação educação e sociedade capitalista neoliberal assinale assertivas corretas. 
I.	O capitalismo promove a promoção da educação objetivando a qualificação para o trabalho.
II.	Segundo a  cartilha neoliberal a educação passa a ser vista como um bem a ser consumido, baseada numa proposta de mercantilização da educação, comprometendo o desenvolvimento político ideológico da humanidade, promovendo a total ignorância e submissão.
III.	A educação no neoliberalismo enfatiza a formação das elites populares por meio de uma escola diferenciada. 
IV.	A ampliação educacional sob a expectativa do neoliberalismo tem difundido a formação mínima, que instrumentaliza a maior parte da classe trabalhadora, e capacita parte dela para atender as necessidades produtivas, e paralelamente existe a educação da e para a elite que, refugiada no sistema privado de ensino, não abre mão dos conteúdos e das “cargas pesadas” de conhecimento.
Estão corretas 
Escolha uma:
a. apenas I, II, e IV.
b. apenas I, II, III 
c. apenas I e II
d. apenas III e IV.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Concepção Pedagógica que propõe uma educação vinculada à realidade econômica e sócio-cultural dos educandos, ligando ensino e ação transformadora da realidade, ação e reflexão, prática e teoria.
Escolha uma:
a. Concepção Ambientalista
b. Concepção Crítico-social 
c. Concepção Culturalista
d. Concepção Interacionista
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Pereira 2015 a educação em direitos humanos deve favorecer o conhecimento destes direitos e de suas garantias no curso da evolução social e histórica da sociedade, bem como dos instrumentos nacionais e internacionais que concedem sua concretização. Portanto, os conteúdos devem estar comprometidos com a revisão de valores, atitudes e comportamentos, capazes de formar os sujeitos para o exercício competente da cidadania. Julgue as assertivas com relação ao eixo Educação proposto no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e assinale opção ERRADA. 
I.	Na educação básica, uma de suas ações programáticas é desenvolver uma pedagogia participativa que inclua conhecimentos, análise crítica e habilidades para divulgar os direitos humanos com atenção especial às pessoas e segmentos sociais historicamente excluídos e discriminados.
II.	Atualmente, é importante disseminar a educação em direitos humanos junto aos professores escolas, promovendo a transversalidade desta temática no currículo das unidades escolares, e a produção de materiais educativos específicos para a abordagem dos direitos humanos.
III.	No que concerne à Educação Básica, o PNEDH indica a necessidade de uma ação pedagógica voltada para a valorização das individualidades, e políticas compensatórias para as minorias. 
IV.	O Eixo “Educação e cultura em Direitos Humanos” é definido como prioritário, constituindo-se como tarefa importante da educação em direitos humanos para fazer valer os princípios e as diretrizes do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
A partir dessa análise, conclui-se que está (ão) ERRADAS.
Escolha uma:
a. I e II apenas.
b. III apenas. 
c. I, II e III apenas.
d. I apenas.
e. II e III apenas.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A teoria da aprendizagem na qual o homem é um ser moldável ao meio externo, a partir de estímulos externos o homem se desenvolve e seu comportamento é controlado.
Escolha uma:
a. Humanismo
b. Cognitivismo
c. Liberalismo
d. Behaviorismo 
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão(IDHTEC-2016) O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), apoiado em documentos nacionais e internacionais, foi lançado em 2003. No que concerne à Educação Básica, o PNEDH indica a necessidade de uma ação pedagógica conscientizadora e libertadora voltada para:
Escolha uma:
a. A valorização dos grupos minoritários e a criação de espaços específicos para atender os excluídos socialmente.
b. A construção de indivíduos autônomos, a meritocracia e a valorização das individualidades.
c. O respeito e valorização da diversidade, os conceitos de sustentabilidade e a formação da cidadania ativa. 
d. O acúmulo dos conteúdos historicamente construídos, a valorização docente e as redes individuais.
e. A valorização das maiorias e políticas compensatórias para as minorias.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a 1ª Conferência Nacional de Educação 2010 – CONAE –, pode-se afirmar:
Esta Conferência aprovou diretrizes, metas e ações para a política nacional de educação, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade, com o objetivo de se constituir como subsídio para a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).
Escolha uma:
a. Errado
b. Certo

Continue navegando