Buscar

facul farmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Luciene C. S. Martins RA: 091008
QUESTÃO 1
Farmacologia é a ciência que estuda os medicamentos. Medicamentos são todas as substâncias que tem ação profilática, terapêutica e auxiliar de diagnostico.
A ação profilática é a prevenção de doenças, se faz, por exemplo, por meio de vacinas.
A ação terapêutica, ou seja, de cura ou alívio das enfermidades, se faz, por exemplo, com uso de antibióticos, anti-hipertensivos, etc.
Como auxiliar de diagnóstico é possível citar, por exemplo, o contraste, que é uma substância empregada em exames radiológicos para facilitar o diagnóstico.
Droga é toda substância capaz de alterar os sistemas fisiológicos ou estados patológicos, com ou sem benefícios para o organismo. No primeiro caso incluem-se os medicamentos: entre as drogas que não trazem benefícios pode-se citar, por exemplo a maconha.
Vale a pena, ainda, conceituar:
Remédio- Todo meio utilizado para combater um estado patológico, por meio de medicamentos, ações físicas( por exemplo, massagem) e psíquicos (terapia).
Fármaco- Substância quimicamente definida que apresenta ação benéfica no organismo.
Princípio ativo- Substância quimicamente ativa, responsável pela ação do medicamento representando pelo nome genérico.
Veículo- Substância líquida que dá volume à formula, não apresentando ação farmacológica.
Excipiente- Substância sólida ou pastosa que dá volume à formula, também sem ação farmacológica.
Medicamento: É a droga ou a preparação da mesma, com ação benéfica, desde que seja utilizada conforme suas indicações. 
Tóxico/ Veneno- droga ou farmáco, que possa produzir efeito maléfico.
Os medicamentos têm um nome genérico dado de acordo com a Denominação Comum Brasileira, que por sua vez segue a Denominação Comum Internacional, determinada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), correspondente a seu princípio ativo e um nome comercial, dado pelo fabricante. Segue o nome de um genérico e pelo menos um nome comercial entre parênteses, por exemplo:
Amiodarona, VO (Ancoron).
Amiodarona é o princípio ativo: VO é a abreviatura da via de administração (via oral); Ancoron é o nome comercial (esse nome foi escolhido aleatoriamente pelo fabricante , pois outros fabricantes dão outros nomes comerciais a esse principio ativo, como Atlansil e Miodaron). 
Quando o princípio ativo em questão não se encontra disponível no mercado em sua forma pura, mas sim associado a outros, o nome comercial refere-se a essa associação. Referências: Curso farmacologia Aplicada a Odontologia. (cursosonlinesp.com.br)

Outros materiais