Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Exercício de Jogos, Recreação e Educação Psicomotora - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Segundo Ajuriaguerra, (1980, p. 210). É pela motricidade e pela visão que a criança descobre o mundo dos objetos, e é manipulando-os que ela descobre o mundo; porém esta descoberta a partir dos objetos só será verdadeiramente frutífera quando a criança for capaz de segurar e largar, quando ela tiver adquirido a noção de distância entre ela e o objeto que ela manipula, quando o objeto não fizer mais parte de sua simples atividade corporal indiferenciada. Considerando a citação, analise as afirmativas sobre a psicomotricidade.
I- No desenvolvimento infantil, a relação que a criança estabelece com o corpo vai muito além da simples descoberta, é um processo de aprendizagem de autoidentificação de si e do outro.
II- No trabalho com a psicomotricidade, três fatores são importantes: o corpo, espaço e tempo.
III- A compreensão e reconhecimento do corpo enquanto movimento, possibilita o desenvolvimento da expressividade, personalidade, linguagem, entre outros.
IV- O trabalho com a psicomotricidade relacional deve se iniciar com crianças que já dominam o processo de comunicação uma vez que crianças menores ainda não compreendem os comandos.
As afirmações corretas sobre a psicomotricidade estão presentes na alternativa:
A - I, II, III, IV.
B - I, II, III.check_circleResposta correta
C - I, II.
D - II, III, IV.
E - III, IV.
Questão 2 de 10
Piaget ressalta a importância do jogo, argumentando que a criança não tem percepção das regras, atitudes e conceitos da mesma forma que os adultos e, por isso, precisa satisfazer suas necessidades afetivas e intelectuais, assimilando o real à sua própria necessidade (e vontade). Para isso, ela utiliza o jogo. O autor classifica os jogos de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde às classificações propostas por Piaget em relação aos jogos:
A - Jogos coletivos, funcionais e de exercício.cancelRespondida
B - Jogos de construção, simbólicos e de exercício.
C - Jogos de exercício, simbólico e de construção.
D - Jogos de exercício, simbólico e de regras.check_circleResposta correta
E - Jogos funcionais, de exercício e de regras.
Questão 3 de 10
Orlick (1989) comenta sobre os jogos cooperativos que podem auxiliar na interação social e destaca que eles têm como objetivo “criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interação cooperativa e prazerosa” e enfatiza ainda que eles partem da ideia de que a ajuda mútua é necessária para o alcance do êxito. Este autor indica quatro categorias de jogos cooperativos. Indique a alternativa que corresponde a estas categorias:
A - De competição individual de resultado coletivo, de inversão e semicooperativos.cancelRespondida
B - De resultado coletivo de inversão e semicooperativos e vencedores.
C - Sem perdedores de distribuição espacial, de inversão.
D - Sem perdedores de resultado coletivo, de inversão e semicooperativos.check_circleResposta correta
Questão 4 de 10
Segundo qual autor, “os jogos são essenciais no desenvolvimento da criança, pois permitem que ela se expresse livremente, pelo prazer que sente, e, assim, demonstra o estágio em que se encontra cognitivamente”, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome deste autor:
A - Donald Woods Winnicott.
B - Jean Piaget.check_circleResposta correta
C - Johan Huizinga.
D - Lev Semenovich Vygotsky.cancelRespondida
E - Tizuko Morchida Kishimoto.
Questão 5 de 10
A utilização de jogos com fins pedagógicos, embora seja um tema bastante relevante para os dias de hoje, tem sua história iniciada há muito tempo. Em muitas salas de aula, o jogo tem sido usado como recurso pedagógico. Por várias razões, os educadores recorrem aos jogos como um recurso no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao jogo:
( ) O jogo corresponde a um impulso natural da criança e, nesse sentido, satisfaz uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.
( ) A atitude do jogo apresenta dois elementos que a caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. O jogo é prazer, pois sua principal característica é a capacidade de absolver o jogador de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo, mas ao mesmo tempo em que vai canalizando as energias no sentido de um esforço total para a consecução de seu objetivo.
( ) O jogo é uma atividade excitante, mas é, também, esforço voluntário. Estes dois elementos coexistem em situação de jogo: o prazer conduzindo ao esforço espontâneo e o esforço intensificando o prazer. Daí ser o jogo uma atividade liberadora da espontaneidade, pois impele à ação.
( ) A situação de jogo mobiliza os esquemas mentais: sendo uma atividade física e mental, o jogo aciona e ativa as funções psiconeurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.
( )O jogo integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F, F, V, F, V.
B - F, V, F, V, F.
C - V, V, V, F, F.
D - V, V, V, V, F.
E - V, V, V, V, V.check_circleResposta correta
Questão 6 de 10
Condutas psicomotoras de base são as formas mais elementares do movimento, as necessidades vitais, por isso, são as primeiras. Insere-se aqui a respiração, o relaxamento, o equilíbrio e a coordenação motora global e fina. Elas acompanham o desenvolvimento da criança, como o engatinhar, sentar e levantar, rolar, andar, lançar, apanhar, pegar, transportar objetos, subir e descer. A seguir, relacione as condutas psicomotoras de base às suas respectivas características:
(I) Respiração.
(II) Relaxamento.
(III) Equilíbrio.
(IV) Coordenação motora global.
(V) Coordenação motora fina.
( ) Diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas.
( ) Está relacionado ao tônus, ao repouso e ao sono.
( ) Essa conduta psicomotora de base diz respeito à habilidade e à destreza manual.
( )É facilitado no primeiro ano pelo crescimento do cerebelo e, além disso, é condição de nossos movimentos e de nossas ações.
( ) É o fenômeno que possibilita a troca gasosa, eliminando as substâncias nocivas ao corpo e renovando o ciclo energético. É um movimento para ser desenvolvido, pois é fundamental na vida do ser humano.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - I, II, III, IV, V.
B - I, III, II, V, IV.
C - II, IV, III, V, I.
D - III, V, IV, I, II.
E - IV, II, V, III, I.check_circleResposta correta
Questão 7 de 10
A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo. Essa estrutura é a base para o desenvolvimento em todos os aspectos, de toda ordem e natureza do ser humano. Possibilita em todos os níveis o desenvolvimento psicomotor. As estruturas psicomotoras são as unidades básicas de movimento, que abrangem a capacidade de equilíbrio e asseguram as posições estáticas. Essas unidades básicas são aquelas que oportunizam ao sujeito:
A - Andar, manipular objetos, desenvolver e adequar sua coordenação visomotora, seu relaxamento e sua percepção tátil.
B - Locomover-se, equilibrar seu tônus corporal (que interage com a organização espaço temporal), seu equilíbrio, seu espaço temporal e atemporal.
C - Locomover-se, manipular objetos; equilibrar seu tônus corporal; desenvolver e adequar sua coordenação óculo-manual, seu equilíbrio, sua lateralidade, seu ritmo e seu relaxamento.check_circleResposta correta
D - Manipular objetos, equilíbrio, relaxamento, percepção audiovisual.
E - Trafegar, manipular objetos; desenvolver e adequar sua coordenação óculo-motora, sua lateralidade, seu ritmo e seu relaxamento.cancelRespondida
Questão 8 de 10
A prática da educação psicomotora noprocesso de escolarização contribui significativamente para a aprendizagem da leitura e da da escrita. Sinalize as opções que afirmam esta proposição:
I. ( ) A escrita é um ato motor que mobiliza diferentes segmentos do corpo.
II. ( ) A prática da cópia nas realizações acadêmicas é muito importante, pois facilita uma tomada de consciência (pela criança) das letras, dos espaços entre as palavras, da pontuação, dos sinais de expressão e da captação da sequência das letras dentro da palavra.
III. ( ) O desenho enquanto primeiro meio gráfico deve sofrer julgamento do adulto, que deve desde cedo corrigi-los, mostrando como podem ser feitos.
IV. ( ) A cópia deve ser praticada concomitantemente com o ensino da escrita e leitura, e não isoladamente. Se não realizada dessa forma, não tem nenhum significado para a criança. Soaria mais como um castigo do que uma aprendizagem.
Indique a sequência correta:
A - F, V, F, V.
B - F, V, F, F.
C - V, F, F, V.
D - V, F, V, F.
E - V, V, F, V.check_circleResposta correta
Questão 9 de 10
A psicomotricidade, em seus primórdios, estudava o corpo nos aspectos neurofisiológicos, anatômicos e locomotores. Os estudiosos se preocupavam com o fato de alguns seres vivos não apresentarem movimentos coordenados, simétricos e sincronizados no espaço e no tempo. Atualmente, o estudo ultrapassa os problemas motores. Há pesquisas sobre as ligações com a lateralidade, com o esquema-corporal, com a estruturação espacial e com a orientação temporal de um lado e, de outro, sobre as dificuldades escolares de crianças com desenvolvimento psicomotor normal. Elevada atualmente ao nível de ciência, a psicomotricidade possui crescente importância nos trabalhos que se relacionam com o desenvolvimento infantil, tanto na fase da pré-escola quanto nas fases posteriores. Os principais campos de atuação da psicomotricidade são:
I. Educação motora: indicada às crianças com atraso escolar, portadores de sintomas de ordem motora e de ordem patológica.
II. Terapia psicomotora: indicada especialmente às crianças com grandes perturbações e cuja adaptação é de ordem patológica.
III. Educação psicomotora: dirigida às crianças consideradas “normais”, atua como parte integrante da Educação Básica durante a fase pré-escolar e escolar.
IV. Reeducação motora: este atendimento é destinado a crianças ou adultos com desordem patológica motora e instabilidade motora.
V. Reeducação psicomotora: ocupa-se do atendimento individual ou em pequenos grupos, de crianças, adolescentes e adultos portadores de sintomas de ordem psicomotora, como: debilidade motora; atraso e instabilidade psicomotora; dispraxias; distúrbios do tônus da postura, do equilíbrio e da coordenação; deficiências perceptivo-motoras.
É correto apenas o que se afirma em:
A - I, II, III e IV.check_circleResposta correta
B - I, III, IV e V.
C - II, III e V.
D - III e IV.cancelRespondida
E - IV e V.
Questão 10 de 10
Leia a citação a seguir.
“O aluno irá se sentir bem na medida em que se desenvolver integralmente através de suas próprias experiências, da manipulação adequada e constante dos materiais que o cercam e também das oportunidades de descobrir-se”. (LOPES, 2010, p.21)
Tendo em vista o processo de aprendizagem e a educação psicomotora, assinale a alternativa correta.
A - A correção faz parte do processo de aprendizagem das crianças, nesse sentido, no trabalho com o esquema corporal, o professor necessita corrigir constantemente as posturas dos estudantes, não sendo necessárias tentativas de aprendizagens.
B - Nas práticas escolares, o trabalho com o desenvolvimento infantil e a educação psicomotora é realizado separadamente do processo de ensino e aprendizagem.
C - O espaço geográfico, não faz parte do processo de aquisição da escrita, pois lida com a compreensão do espaço enquanto ambiente.
D - O trabalho com a psicomotricidade não deve ser central nas séries iniciais, visto que já foi realizado na educação infantil, e nessa fase se inicia o processo de alfabetização.
E - O trabalho com a psicomotricidade, vai muito além do reconhecimento de si, contribui para a compreensão do esquema corporal, do outro, do espaço do outro, do seu próprio espaço, possiblidades e limitações.check_circleResposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina