Buscar

Avaliação Contabilidade Pública II


Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jodele Lencine de Oliveira (1271851)
	
	Disciplina:
	Contabilidade Pública (CON36)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:670341) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29726554
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As receitas públicas estão divididas em categorias econômicas, dentro do primeiro nível contábil da natureza de receita, e podem ser classificadas em receitas correntes e receitas de capital, seguindo os preceitos legais. No que tange às receitas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As receitas correntes estão divididas entre receitas tributárias (impostas, taxas etc.), de contribuições, patrimonial, entre outras, que visam a custear as despesas correntes.
II- As receitas de capital são aquelas que suas fontes resultam através de dívidas, de transferências de outros entes públicos para custear investimentos, entre outros de acordo com a legislação.
III- As receitas correntes integram o orçamento público e visam a custear as despesas com investimentos em educação e saúde, provenientes de convênios com a União.
IV- Toda receita de capital deverá trazer sua fonte de recursos (impostos, taxas, contribuições de melhoria), bem como a indicação da despesa com manutenção que será utilizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	É a receita que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito. Este conceito pode ser aplicado à:
	 a)
	Receita orçamentária efetiva.
	 b)
	Receita orçamentária não efetiva.
	 c)
	Receita extraorçamentária.
	 d)
	Receita pública originária.
	3.
	Na área pública, as receitas também devem ser identificadas e reconhecidas, considerando que seus ingressos se realizam e se registram contabilmente como maneira de formalizar a sua ocorrência, assim, é fundamental, antes de qualquer classificação, evidenciar quando ocorrem ingressos de Receita na área pública. Diante desse cenário, sobre a definição de Receita Pública, analise as afirmativas a seguir:
I- Em seu sentido mais amplo, as Receitas Públicas representam os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, ainda segundo o Código Tributário, este ingresso de receita pode acontecer também através da entrada de bens no Estado.
II- A Receita Pública acontece quando os recebimentos de vendas do Estado ocorrem, ou seja, o momento em que os clientes e contribuintes pagam juros sobre os impostos incidentes em suas atividades.
III- A Receita Pública acontece apenas com a entrada de recursos financeiros nos cofres públicos, assim, qualquer ingresso de valores advindos da cobrança de juros sobre impostos federais, estaduais e municipais deverá ser classificado como receita operacional.
IV- Para o Código Tributário Nacional, o reconhecimento da Receita Pública deverá acontecer apenas em um período em cada semestre, normalmente sempre no início de cada ano e os desembolsos financeiros devem respeitar os limites da receita pública recebida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	4.
	A codificação por natureza de receita é dada no primeiro nível com a denominação de Categorias Econômicas das Receitas e que, por sua vez, recebe a classificação em Receitas Correntes e Receitas de Capital. Sobre as referidas receitas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Receitas Correntes.
II- Receitas de Capital.
(    ) Receitas da conversão em espécie.
(    ) Realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas.
(    ) Receitas de serviços.
(    ) Superávit do orçamento corrente.
(    ) Receitas de contribuições.
(    ) Receitas tributárias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - I - II - I.
	 b)
	II - II - I - II - I - I.
	 c)
	I - II - I - II - I - II.
	 d)
	I - I - II - II - II - I.
	5.
	A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto, devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política e econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos princípios orçamentários da LOA:
	 a)
	Princípio da Unidade.
	 b)
	Princípio da Competência.
	 c)
	Princípio Financeiro.
	 d)
	Princípio do Valor Original.
	6.
	As despesas orçamentárias previstas em Lei devem ser estruturadas a fim de evidenciar como serão atendidas as políticas públicas. Assim, organizam-se fases para a despesa orçamentária, que devem ser seguidas para a sua realização e acompanhamento. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fixação da despesa, Reserva de dotação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento.
	 b)
	Arrecadação, Lançamento, Reserva de dotação, Empenho, Desembolso e Pagamento.
	 c)
	Aplicações, Recursos, Licitação, Reserva de pagamento, Desembolso e Quitação.
	 d)
	Origem, Classificação, Realização, Liquidação e Empenho.
	7.
	A Lei nº 4320/64 descreve que a codificação das receitas deve ocorrer através de números em forma de codificação decimal, visto que, nesta codificação, a descrição ou denominação da receita também precisa ser descrita. Assim, com base nestas duas maneiras de identificação, criou-se a natureza das receitas. Sobre a definição das receitas correntes que integram categorias econômicas das receitas, analise as afirmativas a seguir:
I- São receitas correntes aquelas com origem de receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, entre outras.
II- São receitas recebidas de pessoas de direito público ou privado, desde que sejam destinadas a atender às despesas classificadas como Despesas Correntes.
III- São receitas correntes aquelas provenientes da arrecadação apenas de doações para a manutenção do patrimônio público.
IV- São receitas correntes as provenientes de recebimentos apenas através da arrecadas do imposto sobre serviços -  ISS - e dos juros recebidos em aplicações de longo prazo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm. Acesso em: 28 nov. 2019.
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	8.
	Todo ingresso orçamentário é uma receita pública que serve para fazer frente às despesas públicas. Possuem enfoque orçamentário e, para fins contábeis, temos o impacto na situação líquida patrimonial. As receitas orçamentárias podem ser:
	 a)
	Receita Orçamentária originária e Receita Orçamentária não derivada.
	 b)
	Receita Orçamentária realizada e Receita Orçamentária não realizada.
	 c)
	Receita Orçamentária efetiva e Receita Orçamentária não efetiva.
	 d)
	Receita Orçamentária aumentativa e Receita Orçamentária não aumentativa.
	9.
	A Receita Pública, segundo o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público - MCASP -, apresenta-se dividida em dois grupos de Receitas que representam os ingressos de valores nos cofres público, que devem ser registrados e classificados conforme suas respectivas naturezas. Assim, com relação à classificação das Receitas Públicas, segundo o MCASP, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois grupos de Receitas:
	 a)
	Receita de Aluguéis e Receita de Serviços.
	 b)
	Receitas Orçamentárias e Receita Extraorçamentária.
	 c)
	Receitas Comerciais e Receitas Agroindustriais.
	 d)
	Receita de Competência e Receita deCaixa.
	10.
	A origem das Receitas Públicas deve ser identificada pelo Estado, pois, dependendo da sua procedência, adotam-se diferentes formas de definição. O Estado, por sua vez, deverá acompanhar e realizar o registro do recebimento destas receitas, e a identificação da origem contribui para mensurar e quantificar os meios de recebimento que mais agregam receitas públicas. Sobre a definição das formas de procedência de Receitas Públicas, analise as opções a seguir:
I- Receitas Públicas Ordinárias.
II- Receitas Públicas Próprias.
III- Receitas Públicas Derivadas.
IV- Receitas Públicas Primárias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções II e IV estão corretas.