A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
CARTÓRIOS EXTRA JUDICIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 1

CARTÓRIOS EXTRA JUDICIAIS
GLAUCIA APARECIDA DE SOUZA PEREIRA
SOLANGE SOARES DE LIMA 
SIMONE SIMPLÍCIO BIONES GALLO
VINÍCIUS
ADHEMAR FINOTTI
MARLENE
EVELYN BELIZIÁRIO
PROFESSORA RENATA ZEQUIM 		DISCIPLINA T.R.A.C.
1º JURÍDICO				2012
ETEC JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA
TIPOS DE CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS
Cartório de Registro Civil: é o responsável pelo registro de nascimento, de casamento, de óbito etc., e por fornecer as certidões desses atos.
Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas:responsável pelo registro dos contratos sociais, atos constitutivos e estatutos – e suas respectivas alterações –, das empresas, sindicatos, associações, fundações e sociedades civis, pias, religiosas, morais, científicas etc.
Cartório de Títulos e Documentos: registra documentos gerais e é o responsável por fazer notificações extrajudiciais, como as de cobrança
Cartório de Notas: é o cartório competente para lavrar escrituras, como as de imóveis e de reconhecimento de paternidade, testamentos, autenticação de cópias e procurações, reconhecimento de assinaturas, entre outros.
Cartório de Registro de Imóveis: registra os títulos de propriedade de imóveis e respectivas averbações. Para que se possa saber quem é o proprietário de um imóvel é necessário consultar o registro do imóvel nesse cartório. É importante saber que a escritura de um imóvel pode ser lavrada em qualquer cartório de notas, inclusive de outra cidade ou estado, mas deve ser registrada no cartório que jurisdiciona o endereço do imóvel.
Cartório de Protestos de Títulos: é o cartório competente para o protesto de cheques, notas promissórias, duplicatas e outros documentos em que se reconheçam dívidas.
Cartório de Registro de Contratos Marítimos e de Distribuição: restritos a alguns estados, os primeiros tratam exclusivamente de atos relativos a transações de embarcações marítimas; os segundos respondem pela distribuição eqüitativa de serviços cartoriais de que trata a Lei 8.935, e atos complementares à função.
CARTÓRIO PESQUISADO:
TABELIÃO DE NOTAS PROTESTO LETRAS E TITULOS DE CRAVINHOS
R: TIRADENTES, Nº 596
CRAVINHOS - SP 
TEL.: 16-3951 - 1919
TABELIÃO - VALMIR JOAQUIM DA SILVA
 
SESSÕES E DEPARTAMENTOS
1 - FIRMAS - Reconhecimento de firmas, abertura de firmas, autenticações, xérox, pedidos de certidões, caixa do setor e direcionamento para outros setores.
2 - PROTESTO - Apontamento de títulos, recebimento de títulos apontados, expedição de certidão negativa ou positiva de protesto.
3 - ESCRITURAS E PROCURAÇÕES - Lavram-se escrituras, procurações, emancipações e inventários. Onde também são feitas as certidões.
4 - SALA DO TABELIÃO - Onde são redigidos os testamentos, pois é um ato que só pode ser realizado pelo tabelião. Onde também são realizadas algumas reuniões mais importantes como por exemplo quando recebemos o Juiz Corregedor ou autoridades deste porte.
PROCEDIMENTO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO EXTERNO
Na entrada do cartório temos um painel de senhas para que as pessoas as retirem e aguardem o atendimento, sentadas ou em pé como preferirem. Quando chamadas perguntamos qual a necessidade, então direcionamo-las para o setor competente a fim de que seu pedido seja atendido.
PROCEDIMENTO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO INTERNO
Quanto ao público interno, não podemos fazer procedimentos para nós mesmos e assinarmos e nem para parentes próximos, ou seja, quando um dos escreventes precisa de algum  atendimento procuramos fazê-lo fora do horário de atendimento ao público para não atrapalhar, um escrevente faz o atendimento para o outro, assim como para o Tabelião.
DA ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES
Às vezes são organizadas reuniões pelo tabelião para nos comunicar algumas mudanças, mais isso é muito raro, pois somos uma equipe pequena e  tudo é comunicado diretamente a cada um, por isso não é usado nenhum recurso especializado, o tabelião fala diretamente conosco e colocamos tudo em prática.
PRINCIPAIS DOCUMENTO EXPEDIDOS PELO CARTÓRIO
Certidões e escrituras
REFERÊNCIAS
http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/Cart%C3%B3riosconcess%C3%B5esp%C3%BAblicas/not02.htm

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.