Buscar

Avaliação de Pesquisa I - Donilto Rocha Soares(2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ecossistemas Brasileiros e 
Gestão Ambiental
Aluno (a): Donilto Rocha Soares
Data: 13 / 04 /2021
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Justifique o fato do bioma amazônico apresentar tanta disponibilidade de água.
	Essa relação entre a Amazônia e a água no Brasil explica-se pela existência dos chamados Rios Voadores da Amazônia, que funcionam da seguinte forma: a grande evapotranspiração gerada pela floresta em questão provoca a emissão de uma grande quantidade de umidade na atmosfera.
2. Identifique os benefícios decorrentes da implantação de corredores ecológicos.
	Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal.
3. Identifique os principais impactos ambientais causados pela exploração inadequada dos oceanos.
	A exploração inadequada dos oceanos ocorre principalmente pelo lançamento de esgoto e produtos químicos lançados no mar. Todos os dias os oceanos e mares recebem milhões de toneladas de substâncias poluentes, dejetos vindos de áreas centrais carregados pela água dos rios. 
	Alguns desses impactos são a captura excessiva de espécies marítimas, lixo, contaminação de peixes e outros animais marinhos, águas tornam-se impróprias para o uso.
4. Como pudemos ver, o ecossistema da caatinga nos surpreende. Baseado nisso faça, uma análise crítica, baseada nas informações aqui obtidas e nos conhecimentos que já possuía.
	A Caatinga é um bioma brasileiro que apresenta clima semiárido, vegetação com poucas folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade, sua vegetação diversificada inclui pelo menos 932 espécies, sendo 380 endêmicas, ou seja, exclusivas da caatinga.
	 Apesar de sua importância ecológica, muitas áreas da Caatinga já foram transformadas em quase deserto, o que é explicado pelo corte da vegetação para servir como lenha e pelo manejo inadequado do solo. Como acontece em muitos outros biomas, a Caatinga também sofre com uma série de ameaças que comprometem a conservação da sua biodiversidade, sendo que um desses riscos acontece por causa do tráfico de animais.
5. Pesquisa na internet as principais ações dos Projetos Tamar e Baleia Jubarte.
	O Projeto Tamar também protege tubarões e outras espécies de vida marinha, suasprincipais atividades são organizadas a partir de três linhas de ação: Conservação e pesquisa aplicadas, Educação Ambiental e o Desenvolvimento local sustentável, onde a principal ferramenta é a criatividade.
	Projeto Baleia Jubarte suas principais atividades são: Avaliar o tamanho da população de baleias jubarte que frequenta o banco dos Abrolhos, Identificar individualmente cada animal através de marcas naturais e da pigmentação da nadadeira caudal e monitorar e fiscalizar o turismo de modo a evitar interferência no processo de reprodução e amamentação;
6. Demonstre as consequências do desmatamento como principal impacto ambiental da Floresta Atlântica.
	O desmatamento provoca a morte de diversos animais e põe fim em diferentes tipos de vegetação. A Mata Atlântica abriga 20 mil espécies de plantas e mais de duas mil espécies de animais, algumas endêmica, ou seja, só existem nesse espaço.
	As principais consequências do desmatamento são:
· Degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.
· Erosão: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.
7. Faça um quadro abordando o problema prioritário e ao lado a possível solução, para o bioma Cerrado.
	Problema prioritário do Cerrado
	Possível solução para o problema
	Queimadas e desmatamento
	Leis mais rigorosas sobre o manejo inadequado;
Fiscalização adequada;
Inclusão de educação ambiental nas escolas e na sociedade local.
8. Qual a importância de o Pantanal ter sido decretado como reserva da biosfera?
	Com 25 milhões de hectares, o Pantanal é a terceira maior reserva já criada no mundo. O título conferido à região permitirá mais ações do governo para a conservação das riquezas ambientais, impulsionando o desenvolvimento sustentável.
 Atualmente o país conta com reservas na Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
9. Faça um levantamento de quatro fatores de exploração econômica do ecossistema oceânico.
· Sobreexploração da Pesca;
· Aquecimento das águas;
· Concentração elevada de mercúrio;
· Lixo.
10. Justifique o fato do oceano ser identificado com o “pulmão do mundo”.
	O oceano é identificado como o “pulmão do mundo” por causa das algas marinhas que produzem oxigênio em excesso, que é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. Nesse processo, as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo, segundo dados são do Instituto Brasileiro de Florestas.
11. Quais seriam as consequências da destruição do Pantanal?
	A consequência imediata tem sido o assoreamento dos rios na planície, o que tem intensificado as inundações - com sérios prejuízos à fauna, flora e economia do Pantanal. A consequência futura seria a extinção de espécies de animais, flora e fauna.
12. Comente as principais características dos organismos formadores do plâncton.
Os plânctons são formados por por pequenos organismos que vivem na superfície da água, sendo arrastados passivamente por ela. 
	O primeiro grupo é formado por pequenas algas e plantas, já o zooplâncton é formado por pequenos organismos que não realizam fotossíntese, tais como microcrustáceos.
13. Comente os conceitos de desertificação e lixiação.
	O conceito de desertificação foi consagrado, como um fenômeno provocado pela degradação dos solos nas áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas resultantes de diversos fatores, que vão das variações climáticas às atividades humanas.
	O conceito de lixiação é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. A lixiação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas.
14. Faça um levantamento das adaptações da vegetação da Mata Atlântica em decorrência da água.
	Como a pobreza em nutrientes é constante, sendo a deficiência de água estacional e de intensidade algo aleatória, as espécies usadas pelo homem, plantadas ou nascidas naturalmente, são adaptadas à pobreza do solo (como o capim-gordura ou capim-meloso, Melllinis minutiflora), mais do que à deficiência hídrica (Baruqui et al., 1985). Resultado: essas áreas acidentadas e de solos pobres são particularmente fragilizadas após a substituição da floresta por uma vegetação mais rasteira. A recuperação da vegetação é muito reduzida, e com freqüência o solo fica completamente exposto.
15. Analise comparativamente os conceitos de preservação e conservação, exemplificando-os.
	Embora utilizados como sinônimos, os conceitos de preservação e conservação são distintos. Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade dealgo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.
Avaliação de Pesquisa I: Ecossistemas Brasileiros e Gestão Ambiental

Continue navegando