Buscar

Sistema Unico de Saude 2

Prévia do material em texto

FACULDADE UNIMED - GESTÃO HOSPITALAR 
CULTURA E SOCIEDADE
''A GESTÃO DO SUS NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19''
Izabel Verônica de Oliveira
 Rosangela Keila da Costa
Laura Christielle Rodrigues 
Marcela Firmiano Alves
Marcelo Netto do Carmo
Belo Horizonte
2021
O SUS o Sistema único de saúde garante o direito Universal à saúde, é o principal órgão de combate a covid 19 que não isenta a responsabilidade de cada cidadão. Iniciando atendimento, sendo triado pelos agentes de saúde, desde consultas a internações, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, enfermeiros capacitados para os cuidados necessários, serviços de urgência e emergência, atendimento 24 horas, vigilância epidemiológica e sanitária, e pesquisas na área da saúde.
 Apesar de todos os problemas enfrentados diferente de outros países atende a todos gratuitamente atuação é de extrema importância para todos pois atua em baixa média e alta complexidade de saúde. UBS trabalham muito a prevenção a saúde e que também possui atendimento de tratamentos pontuais, onde temos médicos da família que muitas vezes atendem em domicílio com doenças crônicas e com cuidados e que necessitam de cuidados especiais. Uma das principais bandeiras do SUS é a humanização que pode ser vista através do atendimento nas UBS e em todos os espaços de saúde, isso faz toda diferença no cuidado e tratamento de saúde.
Outro ponto importante é que muitos medicamentos sao distribuidos gratuitamente pelas farmácias do SUS. Atendimentos especializados como caps sao mais do que utilidade publica, principalmente nesse momento de pandemia. 
 O SUS vem sofrendo perdas por falta de investimento onde o maior entrave é a capacidade de responder as necessidades da população. Ainda assim mesmo com toda a dificuldade o sus vem se mostrando eficiente dentro das condições que se encontra.
 
 Entenda por que a existência de um sistema de saúde público, ao qual qualquer cidadão pode ter acesso, contribui num momento de crise sanitária com a do Covid-19. Apesar do subfinanciamento, modelo brasileiro criado pela Constituição tem vantagens em relação ao dos EUA e a dos outros países da América Latina
 E então temos como foco monstrar as ações dos gestores SUS ,como estratégia para o enfrentamento da Pandemia Covid-19
“Eu acho ingênuo a gente acreditar que o enfrentamento dessa epidemia no Brasil poderia se dar fora de um sistema público, fora de um Sistema Único de Saúde como é o SUS”. A análise é de Angélica Fonseca, professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz. Isso porque, segundo ela, o “sofrimento coletivo” que marca um momento como o atual não é suficiente para, “de uma hora para outra”, inverter a lógica dos interesses particulares. Um exemplo? Mesmo com uma demanda coletiva, o preço de um produto como o álcool gel, importante para a higienização das mãos e ambientes para o controle da transmissão do Covid-19, simplesmente disparou no mercado. “É preciso que haja estruturas estáveis que atuem reconhecendo a saúde como um bem comum”, explica.
''Se uma situação como essa acontecesse no Brasil antes do SUS, “80% a 90% da população” só teria como alternativa correr para o pronto-socorro''
 A aluna e integrante do grupo Keila conta um depoimento real de seu avô, do atendimento do SUS com relação ao COVID19.
História Real
"O Sus oferece atendimento domiciliar de primeira qualidade, meu avô com 74 anos precisava de cuidados especiais, era cego e tinha diabetes, faziam o controle dele em casa, nutricionista, clínico e enfermeiros, toda semana acompanhavam de perto o seu quadro clínico, além de trabalhar o psicólogico, pois por ser cego era carente de amizades, gostava de receber visitas e essa além de cuidar tinham um carinho e cuidado."
 Foi mais ou menos isso que o Brasil criou quase 32 anos atrás, quando inscreveu na Constituição Federal que “saúde é direito de todos e dever do Estado”. E o mesmo artigo nº 196 da Carta afirma que as políticas – “sociais e econômicas” – devem garantir o “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Aparece aqui, pela primeira vez na letra da lei, o princípio da ‘universalidade’, uma das mais importantes características do SUS. E é porque essa mudança foi feita lá em 1988 que hoje ninguém por aqui precisa, por exemplo, pagar para fazer o teste de coronavírus nem para ser internado nos casos mais graves. “O fato de o Sistema Único de Saúde se organizar em torno das diretrizes de universalidade e de integralidade e, sobretudo, o fato de partir de um princípio constitucional da saúde como dever do Estado e direito de todos é extremamente importante no momento do enfrentamento de uma epidemia como essa do coronavírus”, destaca Cristiani Machado, pesquisadora e atual vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.
 O Aluno e integrante do grupo Marcelo Netto destaca algumas ações gestacionais utilizadas pelo estado de Goías no enfrentamento ao Corona Vírus:
"Destaco estas 5 ações realizadas pelo gestor SUS estadual em conjunto com o municipal"
1- Abertura de novos leitos de enfermaria e Uti - hospitais de campanha para atendimento;
2- Telessaúde; 
3- Canal direto com a população para orientação de prevenção e monitoramento de doentes;
3- Exames de rastreamento para Covid-19;
4- Campanhas de vacinação com foco no grupo etário-acima de 60 anos e usuários com comorbidades;
5- Ás tentativas de Lockdown;
 
 Ao assistir o curta metragem '' SUS em defesa da vida'' podemos perceber que o documentário esclarece o princípio da universalidade, controle social e destaca a atenção primária com foco na Estratégia Saúde da Família, respeitando o território de abrangência. E assim percebemos falas muitos importantes dos participantes do vídeo:
• ''As doenças sociais geram doenças físicas e mentais'' ;
• ''Quando a gente fala da saúde de uma forma ampliada, a gente percebe que não da pra resumir saúde a ausência de doença'';
• “O sus não é para pobre e para todos”;
• ''O sus começa com a atenção básica''.
 A existência do SUS por aqui não significa que haja testes disponíveis para quem quiser nem que o Brasil esteja numa situação confortável em relação aos leitos que podem ser demandados caso a epidemia gere uma grande quantidade de casos graves. 
 Ao criar um sistema universal de saúde, que reconhece a responsabilidade do Estado em prover as mais diversas ações, o Brasil enfrentou um desafio único no mundo: oferecer saúde pública e gratuita, entendida como um direito, num país continental, que hoje tem quase 210 milhões de habitantes.
''Entre desafios e contradições, os pesquisadores não têm dúvida do saldo positivo de se ter um sistema público e universal de saúde antes, durante e depois de uma crise sanitária''
 
 Pensando também sobre como a população Brasileira usamos o SUS no dia a dia, e como ele se encaixa com relação a coisas mínimas mesmo na pandemia. Por mais que muitas pessoas que têm condições de arcar com os custos de um convênio digam que não “precisam” do SUS, ele sempre está presente no dia a dia. Pegamos como exemplo: Você vai até um restaurante, e lá ele mantido também com o auxílio da vigilância sanitária... o SUS já entra neste quesito. A atenção primária continua muito forte principalmente a vigilância epidemiológica. A catástrofe não esta maior graças a fortaleza do SUS. Por se universal vários pacientes da saúde suplementar estão conseguindo assistência no SUS ,inclusive leitos de UTI
 Uma das maiores dificuldades de fazer o sistema funcionar com eficácia e a questão política no Brasil. No momento em que grande parte dos países do mundo sofre com os efeitos da pandemia do novo Coronavírus, as pessoas costumam falar mais a respeito do sistema de saúde. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo tema de rodas de conversa (mesmo que as virtuais), posts de redes sociais e pautas de matérias jornalísticas – sejam com a comparação com outros países, sejam com críticas. 
 As pessoas tem visão limitadasobre o sus, ao olharmos com cuidado vamos ver o quanto ele é amplo e beneficia todas as pessoas não apenas aquelas que procura a UPA ou PA. O SUS salva vidas todos os dias, é uma pena que todos os dias também temos perdas, mas justamente por causa da efetividade do trabalho realizado é que também temos casos de sucesso e vidas sendo salvas.
BIBLIOGRAFIA
http HYPERLINK "https://www.conasems.org.br/reconhecer-a-importancia-do-sus-e-o-primeiro-passo-contra-a-pandemia-defendaosus/"s://www.conasems.org.br/reconhecer-a-importancia-do-sus-e-o-primeiro-passo-contra-a-pandemia-defendaosus/
https://www.conasems.or HYPERLINK "https://www.conasems.org.br/reconhecer-a-importancia-do-sus-e-o-primeiro-passo-contra-a-pandemia-defendaosus/"g.br/reconhecer-a-importancia-do-sus-e-o-primeiro-passo-contra-a-pandemia-defendaosus/

Continue navegando