Buscar

AD 2 Análise de Políticas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Daniel Lourenço de Castro
	Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
	Matricula: 18113150120
	Polo: Angra dos Reis
Questão 1.
Nossa primeira atividade será para você exercitar a compreensão do que é soberania e o que são bens públicos. A soberania como pudemos ler até aqui, pode ser traduzida, também, pela capacidade que o Estado possui em criar leis e normas. Nesse sentido normas para gerir, organizar, distribuir os bens públicos. A partir desses conceitos, escreva sobre a relação entre soberania, bens públicos e política pública e busque na mídia exemplos de exercício de soberania na formulação de políticas públicas
Soberania, é o Estado, como um ator político, capaz de produzir leis e executá-las. Já os bens públicos, são os bens pertencentes a sociedade, como por exemplo, escolas e hospitais. Assim como, política pública, é o exercício da soberania, representado através de programas e ações realizadas pelo Estado, incluindo a criação de bens públicos, a fim de assegurar determinado direito de cidadania para a sociedade num todo, ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. O programa “Bolsa família”, é um exemplo que representa esta questão, sendo utilizado até hoje, o mesmo é um programa de transferência de renda do Governo federal, sob condicionalidades, instituído desde o governo de Lula.
Questão 2.
Nessa atividade, nosso objetivo é que você explore a leitura que acabamos de realizar sobre a origem das políticas públicas e os atores políticos. Nesse sentido seria importante você compreender qual o espaço que ocupa a teoria das políticas públicas e os agentes políticos principais que criam políticas públicas. Assim, como você apresentaria uma análise das políticas públicas? Quem a produz? Qual o objetivo? Qual o público-alvo? Objetivos esperados?
As politicas públicas e seus criadores, os atores principais, estão inseridos distribuídos nos setores do Executivo, Legislativo e Judiciário, que por eles são criadas normas na qual regerão a vida da sociedade. De acordo com Lowi(2009), a análise das políticas públicas convém estar centrada em escolhas da aplicação do poder do Estado, que tem como característica definidora, a coerção, cujo a política pública resultante é o uso da autoridade na influência de condutas individuais e/ou coletivas, através de sanções positivas ou negativas. Desse modo, a formulação de políticas está constituída entre a combinação de um objetivo específico, a escolha de sanções e dos mecanismos institucionais, pelos quais são aplicados. Com isso, é visto que, as políticas públicas(policies) que definem a política(politcs), uma vez que é a proposição de policies no que se refere ao uso do poder, visa objetivos públicos que determinarão a arena política e como consequência, regras institucionais em disputa e acesso dos interesses diversos ao processo político. De acordo com o autor, são quatro, os tipos de política(arenas),e elas representam as escolhas básicas do uso do poder do Estado, sendo elas, reguladora, distributivas, redistributiva, e constitutiva. Cada política gera um tipo de arena de poder específica, que pode ser considerada como um padrão de interação, para gerir os conflitos entre os envolvidos na política.

Continue navegando