Buscar

TRABALHO-Estado, direito e cidadania-AD1

Prévia do material em texto

Depredações no espaço escolar confirmam que pessoas da comunidade não estão conscientes de sua participação na conservação do patrimônio escolar, o que pode ser observado, por exemplo, nesta foto acima,um banheiro que sofreu algum tipo de depredação. 
Uma das grandes preocupações do Governo Municipal é a preservação e conservação dos bens disponibilizados para a comunidade escolar. São muitos os problemas enfrentados  na questão de conscientizar a população para o  cuidado com o  bem público de uso coletivo.  Para solucionar esse problema é importante  resgatar a conscientização dos alunos e da comunidade  quanto à  importância desse cuidado  e de  como é bom viver em um ambiente organizado e  limpo.
Todos precisam colaborar nessa luta, agentes públicos, líderes comunitários, pais, professores, diretores e trabalhar essa conscientização. A conservação do patrimônio público é sempre uma meta a ser seguida que é  para uso e  benefício de todos.
Esse descaso com o Patrimônio Público demonstra falta de educação e civilidade. Acham que a escola é apenas responsabilidade do governo, não cuidando a mesma como seu espaço para educação, ética e compromisso de ser cidadão.
Dessa forma, é importante fazer com que todos  percebam  a Escola como um Patrimônio Público,  de responsabilidade de todos e deve ser preservada, defendida e protegida, visando um ambiente propício à educação de crianças e adolescentes.
Aos gestores , professores, pais, alunos, agentes públicos, comunidade em geral, cabe cuidar, denunciar e impedir que outros depredem o patrimônio público.
Assim, o caminho é mesmo a educação para a cidade, que deve contribuir para preparar cada um para o exercício de convivência no espaço público. As Escolas precisam mostrar aos estudantes a necessidade de se ter um olhar coletivo e sensível sobre o patrimônio público. A educação também deve indicar que o trabalho de educar para a cidade envolve a adoção de uma postura de preservação do patrimônio público, uma meta a ser seguida em benefício de todos. Certamente, mais um momento importante para a educação na formação de cidadãos críticos, conscientes de seus deveres, bem como da valorização, respeito e promoção dos espaços urbanos que marcam as vivências do tempo.

Continue navegando