Buscar

Respostas Estudo Dirigido 1

Prévia do material em texto

Respostas Estudo Dirigido 1
1. O que é imunidade, quais as funções do sistema imunológico?
A imunidade são os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele. A função do sistema imunológico é garantir o reconhecimento de células e substâncias estranhas e a destruição ou neutralização dos invasores, graças a uma resposta coordenada de seus componentes. Essa resposta é fundamental para garantir que o corpo desenvolva ou não uma doença ou mesmo a duração dela.
2. Quais são as barreiras físicas e as químicas responsáveis pela defesa do organismo? Exemplifique pelo menos 3.
As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos. Já Barreira química: é caracterizada por enzimas presentes na saliva, lágrimas e secreções nasais. Os ácidos graxos presentes no suor e suco gástrico, impedem que os microrganismos consigam atingir regiões alvo para desencadear doença por possuírem pH ácido.
3. Diferencia a imunidade natural da adquirida.
A imunidade inata ou natural é que se nasce com a pessoa, é a imunidade presente desde o nascimento, os anticorpos naturais do corpo no momento da concepção, que foram passados de pais para filhos. A imunidade adquirida é que se obtém através de vacinas, soros e quando o indivíduo entra em contato com um agente antigênico.
4. Quais são as células responsáveis pela imunidade inata?
As principais células responsáveis pela imunidade inata são: macrófagos, neutrófilos, células dendríticas e células Natural Killer (NK)
5. Quais são as células responsáveis pela imunidade adquirida? 
As principais células responsáveis pela imunidade adquirida são os linfócitos B e linfócitos T, que são capazes de reconhecer antígenos através de regiões polipeptídicas, denominadas epítopos, que se ligam aos receptores de superfície celular dos linfócitos.
6. Quais os tipos de imunidade adquirida, quais as células responsáveis e qual sua função?
Imunidade humoral: depende do reconhecimento dos antígenos, através dos linfócitos B.
Imunidade celular: mecanismo de defesa mediado por células, através dos linfócitos T.
Linfócitos B: Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos. Para que ocorra a produção de anticorpos, faz-se necessária a ativação dos linfócitos B, que se proliferam e diferenciam-se em plasmócitos. Além da produção de anticorpos, os linfócitos B atuam como células de memória imunitária. Essas células são capazes de reagir rapidamente em uma nova infecção com o mesmo antígeno. Assim sendo, elas garantem uma proteção mais rápida e eficaz.
Linfócitos T: Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.
Os linfócitos T helper garantem a diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos, sendo, portanto, importantes para a produção de anticorpos. Os linfócitos T supressores finalizam a resposta humoral, ou seja, a produção de anticorpos. Já os linfócitos citotóxicos garantem a morte das células estranhas. Para isso, os linfócitos citotóxicos produzem proteínas que abrem a membrana plasmática ou induzem a célula a entrar em apoptose.
7. Descreva as características e funções das seguintes células da resposta imune. 
· Monócitos: são um grupo de células do sistema imunológico que tem a função de defender o organismo de corpos estranhos, como vírus e bactérias.
· Macrófagos: é uma célula de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico. Sua principal função dos macrófagos é realizar a fagocitose. O macrófago fagocita células danificadas e envelhecidas, restos celulares, agentes estranhos e partículas inertes.
· Células dendríticas: são células produzidas na medula óssea que fazem parte do sistema imunológico, sendo responsáveis pela identificação da infecção e desenvolvimento da resposta imune.  Quando o sistema imune se sente ameaçado, essas células são ativas com o objetivo de identificar o agente infeccioso e promover a sua eliminação.
· Eosinófilo: são um tipo de glóbulo branco do sangue que desempenha um papel importante na resposta do organismo a reações alérgicas, asma e infecção por parasitas. Essas células participam da imunidade protetora contra certos parasitas, mas também contribuem para a inflamação que ocorre em distúrbios alérgicos.
· Basófilo:  são células importantes para o sistema imune, estando normalmente aumentados em casos de alergia ou inflamação prolongada como asma, rinite ou urticária por exemplo. Os basófilos possuem em sua estrutura inúmeros grânulos, que, em situações de inflamação ou alergia, por exemplo, liberam heparina e histamina para combater o problema.
· Leucócitos: conhecidos também por glóbulos brancos, são as células responsáveis por defender o organismo contra infecções, doenças, alergias e resfriados, sendo parte da imunidade de cada pessoa.
· Linfócitos B: Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos. Para que ocorra a produção de anticorpos, faz-se necessária a ativação dos linfócitos B, que se proliferam e diferenciam-se em plasmócitos. Além da produção de anticorpos, os linfócitos B atuam como células de memória imunitária. Essas células são capazes de reagir rapidamente em uma nova infecção com o mesmo antígeno. Assim sendo, elas garantem uma proteção mais rápida e eficaz.
· Linfócitos T: Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.Os linfócitos T helper garantem a diferenciação dos linfócitos B em plasmócitos, sendo, portanto, importantes para a produção de anticorpos. Os linfócitos T supressores finalizam a resposta humoral, ou seja, a produção de anticorpos. Já os linfócitos citotóxicos garantem a morte das células estranhas. Para isso, os linfócitos citotóxicos produzem proteínas que abrem a membrana plasmática ou induzem a célula a entrar em apoptose.
· CÉLULAS NK: são células que fazem parte de 10-15% dos linfócitos do sangue. Elas destroem a células tumorais ou infectadas por vírus sem que estas expressem algum antígeno ativador da resposta imune específica. Este tipo de resposta é chamada de resposta imune inespecífica, pois não há reconhecimento de epítopos e nem formação de células monoclonais específicas ou qualquer memória imunológica. Estas células costumam expressar receptores CD de superfície, não existindo nenhum marcador específico para os NK. O marcador mais encontrado e usado atualmente para detectá-los é o CD16 ou o CD56.
8. Quais são os órgãos que constituem o sistema imunológico? Classifique-os em primários e secundários.
· Órgãos primários: timo e medula óssea
· Órgãos secundários: linfonodos e baço
9. Qual a principal função dos órgãos primários e dos secundários?7
· Medula óssea: estrutura responsável pela produção dos componentes figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
· Linfonodos: elaboram resposta imune contra antígenos circulantes na linfa (absorvida pelos vasos linfáticos que são presentes em todo o organismo, exceto no cérebro, globos oculares, cavidades medulares, cartilagens e placenta). Assim, basicamente os linfonodos filtram antígenos e fluídos intersticiais da linfa
· Baço: é um órgão altamente vascularizado cujas principais funções são retirar da circulação célulassanguíneas lesionadas e partículas como imunocomplexos e micro-organismos opsonizados, além de iniciar as respostas imunológicas adaptativas aos antígenos capturados no sangue.
· Timo: sua principal função é a maturação dos linfócitos T.
10.

Continue navegando