Buscar

Taxa marginal de substituição técnica (TMST)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Taxa Marginal de Substituição Técnica (TMST)
Lembrando
No curto prazo, as empresas conseguem expandir somente os fatores de produção variáveis, como a mão de obra, por exemplo. Os fatores fixos de produção demandam um tempo maior, pois a ampliação da planta fabril ou do escritório, bem como a compra de novas máquinas e equipamentos, não se pode fazer da noite para o dia. Como vimos, se o empreendedor elevar o seu fator de produção variável sem o incremento do fator de produção fixo, ele incorrerá na chamada lei dos rendimentos marginais decrescentes, afinal há um limite da possibilidade de produção numa mesma máquina.
Esse limite de produção, que analisa os fatores fixos e variáveis empregados no processo produtivo, possui uma representação gráfica que chamamos de Curva de Possibilidades de Produção (CPP), que indica a capacidade produtiva máxima de um determinado empreendimento, considerando a associação de capital (máquinas e equipamentos) com o pessoal empregado na atividade.
A ampliação de recursos e melhora no desenvolvimento tecnológico caracteriza o crescimento da capacidade produtiva da empresa, deslocando a curva de possibilidade de produção para a direita. No caso contrário, caso a empresa permaneça por um longo prazo em uma situação de pouca demanda ou que o empresário decida restringir a sua produção (ponto interno à CPP), a curva de possibilidade sofre uma retração, deslocando-se para a esquerda.
Portanto, o formato côncavo da curva de possibilidades de produção acontece pelo custo de oportunidade ser crescente, deixando claro que os fatores de produção possuem características específicas, em vez de complementares.
Quando ocorre a substituição de um insumo pelo outro, dá-se o nome de Taxa Marginal de Substituição Técnica (TMST), a qual indica a redução na quantidade de um insumo quando uma unidade adicional de outro é utilizada.
Como a variação de capital é negativa em relação à variação de trabalho que é positiva, temos a seguinte fórmula que representa a TMST:
A Curva de Possibilidade de Produção: 
I – Possui um formato côncavo, mostrando que os custos de oportunidades são crescentes. 
II – Expressa que o empresário pode aumentar a produção de dois bens ao mesmo tempo. 
III – Indica o sacrifício que precisa ser feito, ao se optar pela produção de um bem, quando os recursos produtivos estão sendo plenamente empregados. Qual(is) assertiva(s) é(são) verdadeira(s)? 
d) Somente as alternativas I e III.
Ao longo da Isoquanta, podemos identificar as diferentes combinações dos fatores de produção que trazem um mesmo nível de produção. De acordo com esse conceito, quais assertivas abaixo são verdadeiras e quais são falsas? 
( ) Embora os pontos variem ao longo da mesma Isoquanta, nela, o nível de produção total permanece constante. 
( ) Isoquantas mais à direita indicam combinações de fatores de produção que trazem uma produção total maior. 
( ) Conforme as combinações de fatores de produção alteram-se, altera-se também a produção total, mesmo que estas mudanças ocorram ao longo da mesma Isoquanta. 
d) F; V; F. e) V; V; F.
Quando uma empresa eleva a sua capacidade produtiva mediante à aquisição de mais máquinas e pela contratação de mais funcionários, a CPP: 
a) Sofrerá um deslocamento para a direita, indicando que a capacidade produtiva da empresa foi elevada.

Outros materiais