A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
SISTEMA LOCOMOTOR A4

Pré-visualização | Página 1 de 2

SISTEMA LOCOMOTOR A4 
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O maior músculo da panturrilha é o tríceps sural, formado pelo sóleo e os gastrocnêmios. Inseridos na região posterior do pé através do tendão calcâneo. O sóleo, assim chamado por causa da sua semelhança ao linguado (uma espécie de peixe), é grande e achatado e localiza-se profundamente ao gastrocnêmio. Ele origina-se a partir de uma base ampla da cabeça e na porção proximal da fíbula e da tíbia, converge no tendão calcâneo para inserir-se no calcâneo. O gastrocnêmio (“gastroknemia” é uma palavra grega que significa “ventre da panturrilha”) é o músculo mais superficial da panturrilha e representa a maior parte da sua massa. Ele origina-se a partir de duas cabeças logo acima dos côndilos do fêmur e insere-se no calcâneo por meio do tendão calcâneo, o qual ele compartilha com o sóleo.”
DIMON JR., T. Anatomia do corpo em movimento: ossos, músculos e articulações. 2. ed. Barueri: Manole, 2010. p. 217.
Sobre as ações do músculo tríceps sural, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Participa do movimento de flexão plantar, no qual a planta do pé se aproxima da parte posterior da perna.
	Resposta Correta:
	 
Participa do movimento de flexão plantar, no qual a planta do pé se aproxima da parte posterior da perna.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! O músculo tríceps sural é o principal flexor do tornozelo, realizando a flexão plantar.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os ligamentos são estruturas formadas por tecido fibroso, com abundância de fibras colágenas, bastante vascularizados e que se fixam aos ossos em suas extremidades; são necessários para garantir estabilidade às articulações. Por essa razão, estão localizados em quantidades variadas, em articulações sinoviais do corpo humano. As lesões em um ou mais ligamentos, caracterizadas por ruptura parcial ou total, são denominadas como entorses. A esse respeito, sempre que a articulação é exposta a movimentos tão bruscos que o ligamento não consegue suportar a pressão, a resposta será a ruptura de fibras. Nesses casos, o ligamento deixa de executar sua função primordial, resultando em instabilidade articular no segmento acometido.
Sobre o exposto, assinale a alternativa que contemple o movimento que o ligamento deltoideo impede que ocorra com exagero.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Eversão.
	Resposta Correta:
	 
Eversão.
	Comentário da resposta:
	A resposta está correta! Para responder a esta questão, foram necessários contextos anteriores relacionados à anatomia e à fisiologia dos ligamentos. Assim, você relacionou corretamente a localização do ligamento deltoide e, graças a isso, foi possível associação com a respectiva função.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O pé realiza uma grande variedade de movimentos. Nesses movimentos, o mediopé e o antepé podem se mover em bloco ou o antepé pode se mover separadamente do mediopé. Os movimentos em bloco são os de inversão e eversão, nos quais a planta do pé roda para medial ou para lateral. Os movimentos exclusivos do antepé são os movimentos dos dedos, de flexão, extensão, abdução e adução. Como o pé não realiza movimentos finos é difícil movimentar os dedos do pé separadamente, sendo muito frequente que eles se movimentem juntos.
Sobre os músculos do pé leia as proposições abaixo:
I.       Os movimentos de flexão dos dedos do pé são realizados por músculos de todas as camadas musculares do pé, exceto da 4ª camada.
PORQUE
II.    Os músculos da 4ª camada são adutores.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
	Resposta Correta:
	 
A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Você demonstrou que tem conhecimento a respeito da musculatura do pé. Na 4ª camada, estão os músculos interósseos plantares e dorsais, responsáveis pela adução dos dedos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Lesões dos músculos isquiotibiais, como a distensão muscular, ocorrem com frequência em atletas que participam de esportes que requerem corrida, como trilha, futebol e basquete. Esses músculos situam-se na parte posterior da coxa e são conhecidos como músculos do jarrete. Apresentam origem em comum no túber isquiático e se inserem nos côndilos da tíbia e uma das lesões mais comuns causadas por esses músculos é a fratura por avulsão (arrancamento) do túber isquiático.
Quais músculos são chamados de isquiotibiais e que movimento estes executam?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Músculo bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo; flexão do joelho.
	Resposta Correta:
	 
Músculo bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo; flexão do joelho.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Os músculos bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo são chamados de isquiotibiais porque têm origem no ísquio e inserção da tíbia. São responsáveis pela flexão do joelho.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Professora universitária, 54 anos, sedentária, fumante. Durante a apresentação de um show
de rua na Praça da Sé, em São Paulo, no qual estava dançando acompanhada de amigas em meio a uma grande multidão, sentiu uma sensação de choque no calcanhar direito e dor intensa. Não conseguia andar e foi necessário chamar o regate para fazer a remoção. Ela teve que ser levada a um hospital e, após o exame clínico e de realizar um ultrassom, o médico diagnosticou rompimento do tendão que insere o músculo tríceps sural no pé e indicou cirurgia de emergência para a correção da lesão.
A partir do enunciado acima responda: onde se insere o referido tendão e qual movimento a paciente ficou impedida de realizar, respectivamente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Calcâneo; flexão plantar.
	Resposta Correta:
	 
Calcâneo; flexão plantar.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Para responder de maneira correta à questão, foi necessária reflexão sobre os conceitos apresentados, com interpretação adequada. Para tanto, foi requerido conhecimento teórico prévio sobre as características anatômicas do m. tríceps sural e da sua função.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O futebol é uma modalidade esportiva na qual a movimentação em campo requer súbita aceleração e desaceleração, com mudanças abruptas e inesperadas de direções. Tal característica torna o estudo cinesiológico do futebol um trabalho complexo, uma vez que envolve diferentes movimentos simultâneos e rápidos. Desse modo, para que o movimento adequado ocorra com máximo desempenho atlético, é necessário que o aparelho locomotor não apresente quaisquer comprometimentos que possam causar padrões compensatórios durante a prática desportiva.
Sobre o exposto, analise os movimentos articulares em membros inferiores, observados na imagem a seguir.
Fonte: neyro2008, iStock.com, 2019.
Assinale a alternativa correta a respeito dos movimentos articulares em membros inferiores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O membro inferior direito encontra-se com o joelho flexionado.
	Resposta Correta:
	 
O membro inferior direito encontra-se com o joelho flexionado.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está correta! Você conseguiu associar o conteúdo apresentado nesta unidade e analisar corretamente o movimento realizado durante a prática do futebol apresentado na figura. Ainda, para responder à questão, eram necessários conhecimentos teóricos e associação para interpretar e resolver o comando solicitado.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pelve óssea é formada pelos dois ossos do quadril: pelo sacro e pelo cóccix. A união destes ossos forma no seu interior um espaço, denominado cavidade pélvica. Por causa desse espaço, a pelve óssea é chamada popularmente de bacia. A entrada superior da pelve recebe o nome de abertura superior e a saída é abertura inferior, sendo então o espaço entre as duas aberturas a cavidade pélvica. A região que fica acima da abertura superior pertence ao abdômen e verdadeiramente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.