Buscar

Tipos de mimetismo

Prévia do material em texto

Como a seleção natural influência e quais os tipos de mimetismo?
A natural age o tempo todo sobre os seres vivos. Dentro das populações, os indivíduos apresentam variações que podem conferir vantagens ou desvantagens em um determinado ambiente. Com isso, no decorrer do tempo, sobrevivem os indivíduos melhor adaptados ás condições ambientais daquele momento. Na luta pela sobrevivência é muito importante tanto a defesa contra os predadores quanto a própria predação. Nesse sentido, existem duas formas de adaptações extremamente interessantes a capacidade de camuflagem e o mimetismo.
O mimetismo é um tipo de adaptação em que um organismo apresenta características que o deixam parecido com um indivíduo de uma espécie diferente da sua.
Mimetismo Batesiano: Uma espécie evolui características ou outras que a fazem parecer com outra espécie considerada repugnante pelo predador, concedendo-lhe uma certa proteção contra predação.
Mimetismo Peckhaniano: Quando a espécie mimética é o predador que engana sua presa para se aproxima o suficiente a tal ponto de captura-lo. 
Mimetismo Wasmamiano: A espécie mimética não afeta negativamente a espécie imitada já que cada uma utiliza- se de presas distintas e a presença do mimético não tem efeito algum sobre o sucesso reprodutivo do modelo. Seriam basicamente comensalistas.
Mimetismo Milleriano: A espécie mimética e o operador é semelhante ao visto no Batesiano, mas nesse caso tanto o modelo quanto a espécie mimética compartilham sinais defensivos, coloração, forma e odores que conferem uma vantagem destes animais predador.
Mimetismo Puyanniano: É comumente aplicado a um polinizador tentando copular uma flor. Algumas flores chegam a imitar visualmente um parceiro feminino em potencial, mas o estímulo mais comum são químicos e táteis.
Aluna: Jennyfer Queiroz Barbosa

Continue navegando