Buscar

caso clinico- acne

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIDADE IV • <Título da Unidade IV>
ESTÉTICA FACIAL
 Curso: Biomedicina
PROFESSORA: ANA PAULA AZEVEDO
 
ESTUDO DE CASO
Paciente A.S.R, 25 anos do sexo feminino, solteira, residente na cidade de Feira de Santana. Procurou a Clinica de Estética com queixa de ACNE e pele oleosa. Na anamnese Informa ter acne desde os 14 anos de idade , tem diagnóstico de ovários policísticos, nega outras patologias prévias e não faz uso de medicações ou cosméticos no momento. Informa má alimentação com ingesta frequente de condimentos, frituras e pouca ingesta de água . Parou de fumar a dois anos e bebe socialmente, nega alergias medicamentosas. Tem mãe e avós paternos diabéticos, irmão adolescente também com acne. 
Com base na história Clinica e no registro fotográfico responda: 
a) Qual o Tipo de acne? Quais características Clínicas você considerou para esse diagnóstico?
A paciente apresenta acne grau II, caracterizada pela presença de comedões, pápulas, pústulas e inflamação intensa e grau III, pela presença de algumas lesões maiores, mais profundas, dolorosas e bem inflamadas (cistos). As características clínicas presentes na paciente como a presença pele oleosa, presença de acnes desde a adolescência, diagnóstico de ovários policísticos, possui má alimentação rica em gorduras e baixa ingestão de água, consumo de bebidas alcoólicas e a presença da diabetes na hereditariedade familiar são fatores considerados para o diagnóstico. 
b) Explique a fisiopatologia envolvida nesse tipo de ACNE
A acne é uma doença do folículo pilossebáceo que possui como causas a hiperprodução sebácea, hiperqueratinização dos folículos, o aumento da colonização por Propionibacterium 
acnes e a inflamação dérmica periglandular. A acne grau II, é caracterizada pela presença de comedões, pápulas e pústulas. Nesse tipo de acne, já existe a proliferação da Propionibacterium acnes sendo caracterizada por um processo inflamatório. O quadro possui intensidade variável podendo apresentar poucas lesões ou numerosas, na acne grau II ocorre o aumento da produção de sebo numa velocidade bem aumentada, causando o aumento de ácidos irritantes a superfície da pele. A acne grau III, além da presença de comedões, pápulas e pústulas existe a presença de uma reação inflamatória maior que atinge a profundidade do folículo até o pelo devido a ruptura da parede folicular, formando nódulos. As lesões são maiores, mais profundas e bem inflamadas. 
c) A paciente informa ter ovários policísticos. Essa síndrome pode está contribuindo para a queixa principal da paciente? Justifique com bases fisiológicas sua resposta.
 Sim, a Sindrome dos ovários policísticos é uma condição em que acontece um desequilíbrio hormonal, esse desequilíbrio geralmente é notado nos ciclos menstruais irregulares, altos níveis de hormônios andrógenos no corpo e pequenos cistos nos ovários. Essa síndrome, pode causas sintomas como excesso de pelos faciais e corporais, acne, mudanças de humor e diculdade para engravidar podendo prejudicar a saúde de maneira geral se o tratamento adequado não for realizado. A SOP é uma doença complexa do sistema endócrino, não sendo exatamente claro sua causa e isso provavelmente varia de pessoa para pessoa, acredita-se que: genética, comportamento, estilo de vida e o ambiente podem influenciar. Para algumas pessoas com SOP, desequilíbrios hormonais são provavelmente causados pelo excesso de insulina. A insulina é um hormônio importante para para processar a glicose, também age como sinal para os ovários produzirem testosterona. Quando alguém tem resistência a insulina, ou seja, tem uma baixa sensibilidade a mesma, o seu organismo se ajusta para produzir mais insulina. Isso produz altos níveis de hormônios andrógenos. Esses hormônios causam não apenas o aumento da glândula sebácea e da produção de sebo, mas também descamação anormal das células do epitélio folicular. Estes fatores determinam a formação dos comedões e, em combinação com a colonização do folículo pelo Propionibacterium acnes, resultam em inflamação e aparecimento progressivo de pápulas, pústulas, nódulos, cistos e cicatrizes.
d) Quais exames laboratoriais você indicaria com base na anmnese e por quê? 
Os exames requisitados com base na anamnese, onde a paciente informou ser diagnosticada com síndrome dos ovários policísticos, fazer pouca ingestão de água e possuir uma alimentação rica em lipídios, seriam solicitados exames como: SDHEA: precursor dos hormônios esteroides, testosterona total e livre, colesterol total e triglicérides e insulina. 
e) Monte um plano de tratamento domiciliar para a paciente . E orientações de mudanças na rotina diária .
A paciente deve realizar mudanças na sua alimentação, tornando a alimentação mais balanceada com menor ingestão de gorduras e carboidratos, aumentar a ingestão de água para 
uma maior hidratação diária. Realizar uma higiene da pele todos os dias, com o uso de géis de limpeza apropriado para seu tipo de pele, hidratação e uso de protetor solar todos os dias.
f) Quais ácidos em consultório poderiam ser indicados para essa paciente? Explique com base nos mecanismo de ação. 
Podem ser indicados para essa paciente, o ácido salicílico pois ele esfolia, renova a pele do rosto, remove as células mortas e o excesso de oleosidade. Ele age contra a formação das lesões de espinhas, inibe a formação dos cravos e ajuda a controlar a produção de sebo. O ácido mandélico é indicado pois o seu mecanismo de ação caracteriza-se por: combater as bactérias Proprionibacterium acnes que são gram-positiva e anaeróbica. O ácido retinoico também é indicado pois atua inibindo a síntese de lipídeos e queratina nas células das glândulas sebáceas, impedindo a formação de novas lesões de acne, melhorando a textura da pele, bem como auxiliando no tratamento das cicatrizes secundárias à acne.
1

Continue navegando