Buscar

PROVA INTELIGENCIA EMOCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal IV 
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Na essência, Inteligência Emocional é a autoconsciência de si e a empatia com o outro. Além disso, é importante saber que as emoções são divididas em emoções básicas e emoções que correspondem a essas famílias básicas. Sobre essa diferenciação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Surpresa.
II- Nojo.
III- Vergonha.
(    ) Remorso, humilhação, arrependimento, mortificação e contrição.
(    ) Antipatia, aversão, repugnância, repulsa.
(    ) Choque, espanto, pasmo, maravilha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - II - III.
	2.
	É importante compreender os mecanismos que o corpo humano utiliza para nos ajudar a gerir as emoções. A busca pela inteligência emocional pode ser facilitada se o indivíduo utilizar o conhecimento científico a seu favor. Sobre o neocórtex, analise as sentenças a seguir:
I- Neocórtex são as regiões cerebrais responsáveis pela coordenação de distintas informações obtidas pelas vias sensitivas e sensoriais do corpo humano.
II- É o núcleo do planejamento de ações.
III- Encontra-se no sistema cardíaco, e produz somente sensações vistas como maléficas, como raiva e tristeza.
IV- Abrange a organização e administração até das ações desencadeadas pelas emoções.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Algumas emoções nos acometem de modo totalmente inesperado, em situações que não esperamos. Em alguns momentos, nos deparamos com situações que ficamos sem saber como reagir, ou agimos por impulso em resposta a elas. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função do sistema límbico:
	 a)
	O sistema límbico é responsável pelas decisões precipitadas que tomamos. Ele atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, fazendo a mesma função de neocórtex.
	 b)
	O sistema límbico atua com base nas lembranças e impressões guardadas em nossas memórias emocionais, organizando e administrando as ações desencadeadas pelas emoções.
	 c)
	O sistema líbico são todas as regiões cerebrais responsáveis pela coordenação de distintas informações obtidas pelas vias sensitivas e sensoriais do corpo humano. É o núcleo do planejamento de ações.
	 d)
	O sistema límbico assume o controle antes que a parte do cérebro pensante (neocórtex) tenha tomado consciência de nossa emoção (sentimento) e tenha elaborado uma decisão.
	4.
	A empatia não é suficiente para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis. Nesse sentido, há pouca serventia em ter habilidade refinada de compreender as emoções de outras pessoas, se não souber manobrá-las ou usá-las. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as habilidades sociais:
	 a)
	Representam as capacidades de poder manipular as decisões das pessoas. Corresponde à sensibilidade em compreender o que está passando na cabeça das pessoas para poder solucionar problemas.
	 b)
	É imprescindível para formar relacionamentos sociais adequados tanto na esfera pessoal (íntima, familiar) quanto na esfera profissional, acadêmica. Corresponde à sensibilidade para detectar os sinais externos que mostram o que os outros querem ou precisam.
	 c)
	Diz respeito à capacidade de reparar quais são/perceber como são as emoções, os sentimentos, as necessidades, as apreensões das outras pessoas.
	 d)
	Representam as capacidades para induzir respostas desejáveis nos outros. Revelam a capacidade de relacionar-se bem com as emoções alheias, coerentemente. Englobam a maestria em solucionar conflitos entre pessoas, ter inclinação para confiar nos outros e transmitir confiança a eles.
	5.
	A expressão Inteligência Emocional se tornou amplamente conhecida através dos estudos do professor Daniel Goleman da Universidade de Havard. Entretanto, o professor Goleman não foi o primeiro a estudar o conceito de Inteligência Emocional. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois psicólogos pioneiros a explicarem o conceito de Inteligência Emocional:
	 a)
	Salovey e Peter Singer.
	 b)
	John Mayer e Peter Salovey.
	 c)
	Jean Piaget e Peter Salovey.
	 d)
	Gardner e John Mayer.
	6.
	A inteligência emocional pode ser proveitosa para o crescimento pessoal ou intelectual de uma pessoa. No entanto, para isso acontecer é necessário um trabalho sobre si. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atividades necessárias para o desenvolvimento da competência emocional:
	 a)
	Tenha paciência para lidar com as pessoas. Aproveite ao máximo o seu dia. Não durma regularmente. Tenha assiduidade em todo os seus compromissos. Confiança em si mesmo.
	 b)
	Comande seus impulsos em vez de permitir que eles comandem você. Produza, suscite motivação para si mesmo. Levante-se. Persevere. Siga adiante. Pratique a empatia e tente transformar positivamente o ambiente em que está.
	 c)
	Compreenda os seus defeitos. Julgue as pessoas que estão ao seu lado. Faça exercícios físicos e mostre que você é autossuficiente.
	 d)
	Faça exercícios físicos. Tenha uma alimentação saudável. Acredita no poder da mente. Faça boas escolhas e se esforce ao máximo para ser uma boa pessoa.
	7.
	No decorrer da evolução humana, aspectos específicos foram sendo estudados buscando compreender o mistério de como o ser humano funciona. Um dos focos das pesquisas nessa área foi a inteligência e suas divisões. Considerando os tipos de inteligência, assinale a alternativa CORRETA que conceitua o que é Inteligência Global:
	 a)
	É a inteligência que busca entender como o mundo é influenciado pela globalização.
	 b)
	É a inteligência formada pelo conhecimento comum existente entre todos os países do mundo.
	 c)
	É a inteligência relacionada com as capacidades motoras do indivíduo.
	 d)
	É a inteligência resultante da junção de dimensões intelectuais e emocionais.
	8.
	As pessoas que desenvolvem sua inteligência emocional são capazes de comandar e coordenar suas emoções. Além de ampliar as chances no mercado de trabalho, as pessoas que são mais hábeis no comando das suas emoções desfrutam de melhor qualidade de vida. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que expressa os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional:
	 a)
	Ter um melhor relacionamento consigo mesmo; saber conduzir adequadamente uma negociação; enfrentar circunstâncias adversas; saber se portar diante dos relacionamentos interpessoais; conquistar objetivos e sonhos.
	 b)
	Ter maior possibilidade de ganhar prestígio e status social.
	 c)
	Capacidade de dialogar com o outro; ter maior apreço pelo conhecimento; saber lidar com as angústias e o sofrimento.
	 d)
	Saber se portar diante das dificuldades do cotidiano; ter melhores chances no mercado de trabalho; ter maior conhecimento sobre o comportamento das pessoas em sociedade.
	9.
	Não somente de ideias vive uma pessoa. As emoções são parte significativa do que é ser humano. E muito do sucesso obtido nos mais diversos âmbitos (pessoal, profissional, estudantil, entre outros) se deve à conseguir lidar com essas emoções. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com treinamento mental constante, é possível dominar completamente as emoções, a partir do momento que surgem até seu desfecho.
(    ) Quando somos repentinamente afetados por uma emoção, não conseguimos antever o que pode acontecer, reduzindo assim nosso poderio sobre ela.
(    ) O autoconhecimento, a percepção e o entendimento das próprias emoções, ânimos e ponderações são qualidades que definem as pessoas que possuem a intrínseca inteligência emocional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V -F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	10.
	As pesquisas sobre competências emocionais surgiram a partir dos estudos sobre Inteligências Múltiplas. O próprio termo "Inteligência Emocional" foi utilizado pela primeira vez somente em 1990. Até então, o que se enfatizava era a supremacia da inteligência cognitiva. Sobre o significado de 'supremacia da inteligência cognitiva', assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Foi o período no qual não se buscava conhecimento científico sobre os tipos de inteligência, mas se criavam explicações de cunho metafórico para as síndromes emocionais.
	 b)
	Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas intelectuais, que envolvia lógica, razão, habilidades de memorizar e analisar proposições.
	 c)
	Foi o período no qual se valorizava a ideia de que a inteligência e o comportamento eram totalmente desconectados um do outro, sem influência mútua, e no qual a inteligência era o único valor tido como importante.
	 d)
	Foi a quantidade massiva de pesquisas que diziam respeito à inteligência e se concentrava nas esferas emocionais, que envolvia a relação intrapessoal, a capacidade de lidar com o próximo e de comandar os impulsos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais