Buscar

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

Prévia do material em texto

Aluno: 
	Matr.: 1
	Disc.: HIST. DA AMÉRICA II 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A "Aliança para o Progresso" foi:
	
	
	
	uma ação do governo norte-americano em direção ao apaziguamento dos nacionalismos e das guerrilhas da América Latina, através de estímulos à modernização;
	
	
	um tratado de comércio entre os países latino-americanos para a ampliação do intercâmbio industrial através das reduções das barreiras alfandegárias entre eles;
	
	
	uma aliança de países europeus visando a formação da Comunidade Econômica Europeia.
	
	
	uma aliança econômica e militar dos EUA com os países latino-americanos visando frear o avanço do Socialismo na América Latina;
	
	
	um acordo de cooperação do governo norte-americano do presidente Robert Kennedy com os governos asiáticos visando à independência econômica de seus países;
	
Explicação: O aluno deverá ser capaz compreender que a Aliança para o Progresso foi uma estratégia utilizada pelos EUA para conter o socialismo na América Latina.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre as consequências da Guerra Fria para a América Latina, podemos afirmar que:
	
	
	
	embora o alinhamento de grande parte dos países ao bloco capitalista, liderado pelos EUA, tenha sido declarado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, as relações econômicas com a URSS se mantiveram inabaladas.
	
	
	Cada país buscou se inserir na lógica da Guerra Fria de acordo com seus interesses, mas podemos concluir que o alinhamento com os Estados Unidos foi predominante no continente.
	
	
	na segunda metade da década de 1940 houve uma expansão do comunismo em todo o mundo, com a ascensão dos partidos comunistas ao poder e sua inserção na vida política em quase a totalidade da América Latina.
	
	
	embora os regimes totalitários da Itália e Alemanha tenham sido derrotados na Segunda Guerra, na América Latina a tendência autoritária se manteve no final da década de 1940 e por toda a década de 1950.
	
	
	embora o comunismo tenha sido considerado uma ameaça pelos governos de inclinação capitalista, a livre associação política foi um dos pilares dos governos latino-americanos nas primeiras décadas da Guerra Fria.

Continue navegando