Buscar

Case netflix

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CASE – NETFLIX
PROBLEMA 
Até meados da década de 1990, o modelo de exibição de filmes no ambiente residencial era por intermédio dos aparelhos de videocassete modelo VHS, o que fez nascer uma forte indústria chamada de Videolocadoras que foram sendo criadas cada vez mais e cada vez mais, até que em dado momento existia uma em cada esquina nas principais cidades do Brasil e do Mundo. O videocassete foi por muito tempo o produto mais cobiçado e dominava a estante da sala na maior parte das casas. Os primeiros aparelhos eram bem rudimentares, tinham apenas botões para ligar e desligar, reproduzir, avançar com a fita para frente e para trás. A segunda geração já veio com mais recursos, já se podia dar pausa na reprodução e passar o filme quadro a quadro. Na sequência surgiu a função de gravar os programas ou filmes prediletos e assistir na hora que quisesse. No entanto, como o ser humano está sempre em busca de novidades e melhorias, a tecnologia foi evoluindo e o videocassete, que era o produto mais desejado até aquele momento, começou a perder espaço para o novo padrão, que seria o DVD, que vinha num formato digital, e a grande propaganda era que ele não estragava, arranhava ou perdia a cor tão facilmente. Era capaz de armazenar muito mais informação, além de não precisar rebobinar a fita, nem pagar multa nas locadoras. Os primeiros DVD Players (leitores de DVD) e discos começaram a ser vendidos em 1997 no Japão e nos Estados Unidos, em 1999 na Europa e em 2000 na Austrália. No Brasil, a tecnologia começou a ganhar força entre 2002 e 2003, mas ainda a preços bastante elevados, o que fez a transição do videocassete para o DVD ser um pouco lenta, dando uma sobrevida ao “velho dono da estante”. O primeiro filme em DVD lançado nos Estados Unidos foi o filme Twister em 1998. A questão da durabilidade e da qualidade da reprodução estava temporariamente resolvida, mas a questão da necessidade de o cliente ter que se deslocar até a loja, ou seja, à videolocadora, e o preço relativamente caro do aluguel das fitas ainda eram questões a serem aperfeiçoadas pelas empresas do setor, ou seja, o P de ponto e o P de Preço estavam prestes a sofrer uma revolução.
SOLUÇÃO 
Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a Netflix surgiu como um serviço de entrega de DVDs pelo correio, o que resolvia a necessidade dos clientes de ter praticidade para ter e assistir os filmes, mas ainda não resolvia a questão do preço e da diversificação. No entanto, a despeito das dificuldades, no dia 25 de fevereiro de 2007, a Netflix chegou a 1 bilhão de DVDs entregues pelo correio, mas a grande tacada vencedora ainda estava por vir. Com o surgimento da internet e da computação Cloud (na nuvem), a Netflix criou uma base de filmes que ficaria à disposição do cliente a qualquer momento, em qualquer lugar, via streaming on-line (transmissão direta) sem a necessidade de ir buscar nem devolver na locadora, nem encomendar DVDs pelo correio. Seria apenas clicar e assistir. Isso também desafiou e tomou uma considerável fatia de mercado das TVs por assinatura e de canais como os Telecines e os HBOs, que tinham uma grade de transmissão de filmes e o cliente tinha que estar em frente à TV no horário marcado e não tinha flexibilidade, apesar de repetirem bastante os filmes. Outro grande diferencial da Netflix passou a ser o preço, equivalente ao aluguel de 4 filmes por mês na antiga locadora, o cliente passaria a ter à disposição milhares de filmes, séries, documentários e esportes. E a propaganda foi rapidamente desenvolvida, visto que a empresa já tinha milhões de assinantes de entrega de DVDs e a transição para o streaming aconteceu de maneira natural.
A expansão do streaming, disponível nos Estados Unidos a partir de 2007, começou pelo Canadá em 2010. Hoje, mais de 190 países têm acesso à plataforma. Sua primeira série original de sucesso foi House of Cards, lançada em 2013. 
RESULTADOS 
Em abril de 2011, o serviço de streaming da Netflix já contava com 23 milhões de assinantes nos Estados Unidos, e o faturamento digital total da empresa chegou à marca de US $ 1,5 bilhão. Em janeiro de 2013, a Netflix contabilizou um total de 27,1 milhões de consumidores nos Estados Unidos e 29,4 milhões de usuários totais do seu serviço de streaming. A Netflix fechou o ano de 2013 com 44 milhões de assinantes. Um ano depois, em setembro de 2014, o serviço já estava disponível em mais de 40 países e 50 milhões de assinaturas, com intenções declaradas de iniciar operações em novos mercados. Em outubro de 2015, 69 milhões de assinantes globais foram reportados, sendo 43 milhões nos Estados Unidos. Em abril de 2016, a Netflix declarou ter 81,6 milhões de assinantes, sendo 47 milhões deles nos Estados Unidos. A Netflix se tornou uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, atualmente com mais de 90 milhões de assinantes e presente em mais de 190 países, mas ainda não está presente na China, por embargos do governo daquele país, ou seja, ainda tem um enorme potencial a ser explorado. 
QUESTÕES 
Que novidades a empresa criou no composto de marketing mencionado no caso? 
Estratégias de inovação para se manter como um gigante no setor da mídia. Filmes que ficaria à disposição do cliente a qualquer momento, em qualquer lugar, via streaming online, sem necessidade de locomoção para buscar e devolver, nem encomendar. A estratégia de marketing foi conhecer o seu público para se comunicar adequadamente para oferecer o produto adequado. 
Grande diferencial da Netflix passou a ser o preço e ponto, o cliente passaria a ter à disposição milhares de filmes, séries, documentários e esportes. E a propaganda foi rapidamente desenvolvida, para divulgar a marca, visto que a empresa já tinha milhões de assinantes de entrega de DVDs e a transição para o streaming aconteceu de maneira natural.
Quais os principais benefícios em termos de produto que a empresa passou a oferecer ao cliente? 
A expansão do streaming, esse serviço da Netflix se popularizou pelo conteúdo e praticidade que oferece para ter e assistir os filmes, e pela forma como se comunica com os usuários. A Netflix dispunha diversos títulos, entre filmes de sucesso, lançamentos, entre outros.
3. Quais vantagens em termos de preço e ponto a empresa passou a oferecer ao cliente? 
Vantagem de armazenar muito mais informação, além de não precisar rebobinar a fita, nem pagar multa nas locadoras. A empresa passou a fornecer um preço viável e com um ponto excelente, pois não precisava mais se deslocar para ter acesso.
4. Qual o principal consumidor potencial visado pela empresa e como alcançá-lo? 
Pessoas que gostam de assistir filmes, séries a qualquer momento do dia. Pessoas que estudam, trabalham e buscam alternativas para assistir suas séries favoritas sem depender da programação de uma TV. Alcançam esse consumidor através do serviço streaming onde tem comodidade para assistir séries, a netflix se tornou uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming alcançando então inúmeras pessoas com serviço de qualidade e Inovação.
5. Quais são os principais desafios de marketing da empresa para o futuro?
Promover um bom atendimento para fidelizar o cliente e criar empatia com todos, buscar sempre ter uma linguagem diferenciada com o seu público para manter a qualidade do produto. Inovação é essencial para sempre se destacar no mercado atual cada vez mais atualizado e competitivo.

Continue navegando