Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA IV

Prévia do material em texto

ATIVIDADE REFLEXIVA IV
	Com os benefícios da tecnologia nos dias atuais, e sua inserção cada vez maior no cotidiano comum, sua utilização em sala de aula se torna um forma muito eficiente de transmissão de conhecimento. Mais do que isso, é claro o impacto que esse avanço tecnológico causa no perfil dos alunos do século XXI e no ambiente escolar como um todo. Dessa forma, é importante que os educadores busquem formas de inserir a tecnologia em suas atividades didáticas. 
	O uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa. Neste sentido, a escola e o educando podem trabalhar de duas maneiras: recorrendo a objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos, para dar suporte às aulas; e estimulando a pesquisa dos alunos na internet, uma atividade poderosa por gerar independência na busca pelo conhecimento, sendo igualmente importantes as orientações quanto à análise de fontes confiáveis. 
	Claro está que a operacionalização desses recursos representa, muitas vezes, uma barreira quanto a sua efetiva utilização, bem como a disponibilização de forma adequada pela escola (SOUZA, 2017). 
	 No entanto, modernizar a sala de aula não é simplesmente adquirir os recursos digitais, como computadores e smartphones. De acordo com Silva, Prates e Ribeiro (2016), a adoção de novas tecnologias na sala de aula não implica em excluir formas tradicionais de ensino, mas permitir que não se fique somente nelas. 
	A tecnologia pode também ser auxiliava quanto à inovação no processo de avaliação de um estudante. Muitos alunos desenvolvem melhor suas habilidades quando o instrumento de avaliação não é só a prova. O professor como mediador do conhecimento deve buscar alternativas para viabilizar a aprendizagem de modo que o aluno construa conceitos fundamentados no que assimila na sala de aula e onde estão empregados no cotidiano. Portanto é muito importante que o professor reveja sua prática utilizando meios lúdicos e tecnológicos como uma fonte de recursos de formação construtivista. 
Referência: 
SILVA, lone de Cássia Soares da.; PRATES, Tatiane da Silva.; RIBEIRO, Lucineide Fonseca Silva. As Novas Tecnologias e Aprendizagem: Desafios Enfrentados pelo Professor na Sala de Aula. Revista em Debate. n. 15. v. 16, p. 107-123. 2016. 
SOUZA, Liliana Bernardino de Oliveira e. Dificuldades Docentes no Uso das Novas Tecnologias em Sala de Aula. Revista Brasileira de Educação e Cultura. n. 16. v. 3, p. 33-44. jul./mar. 2017

Continue navegando