Buscar

adg 1 prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Segundo Montaño como conceito ideológico ‘Terceiro Setor’ não é um termo neutro já que surge cunhado nos EUA em 1978 e trazido ao Brasil por intermédio da Fundação Roberto Marinho.
O termo Terceiro Setor também é associado nos EUA e na Inglaterra a outros quatro termos. São Eles:
Alternativas:
a)
Organização Sem Fim Lucrativo; Setor Voluntário; Caridade; Filantropia
Alternativa assinalada
b)
Organização Sem Fim Lucrativo; Setor Voluntário; Caridade; Direito
c)
Setor Voluntário; Caridade; Filantropia; Lucro
d)
Estado; Caridade; Filantropia; Setor Voluntário
e)
Sem Fim Lucrativo; Setor Voluntário; Funcionário estatal; Obrigação Social
2)
As ações do Terceiro Setor são comumente associadas a caridade. E a filantropia, também vinculada ao Terceiro Setor, surgiu como uma modernização do conceito de caridade.
Mas afinal qual origem dessa associação entre caridade e Terceiro Setor?
Alternativas:
a)
Todas as teorias a respeito do surgimento do terceiro setor consideram que suas ações estão ligadas ao recebimento de donativos por parte da população que via a necessidade de ‘limpar’ a cidade da pobreza.
Alternativa assinalada
b)
Todas as teorias a respeito do surgimento do terceiro setor consideram que suas ações estão ligadas aos sindicatos que propunham a garantia de direitos sociais.
c)
Todas as teorias a respeito do surgimento do terceiro setor consideram que suas ações estão ligadas a igreja e, portanto, vinculadas a ideia de ajuda ao próximo. O ato de ajudar configura-se, no seio da igreja, como caridade, instrumento de ‘amor ao próximo’.
d)
Todas as teorias a respeito do surgimento do terceiro setor consideram que suas ações estão ligadas ao sistema capitalista que precisava dar uma resposta as questões ditas sociais.
e)
Todas as teorias a respeito do surgimento do terceiro setor consideram que suas ações estão ligadas a igreja e, portanto, vinculadas a ideia de conversão dos ateus.
3)
A Constituição de 1988 permitiu o alargamento de Direitos Sociais e, por consequência, ampliou os deveres do Estado para com o cidadão. Ainda assim, ao longo do tempo a forma como vem sendo implementadas algumas políticas sociais vulnerabilizam os direitos constitucionalmente garantidos.
Neste contexto apresentado, como a falência do Estado abre caminho para o Terceiro Setor?
Alternativas:
a)
A falência do Estado não abre caminho para que a iniciativa privada representada pelo Terceiro Setor atue no enfrentamento das questões sociais. Se o Estado se retirou do atendimento é porque ele não é mais necessário.
b)
A falência do Estado abre caminho para que a iniciativa privada, representada pelo Terceiro Setor, empregue pessoas que antes trabalhavam para o Estado.
c)
A falência do Estado abre caminho para que a iniciativa privada representada pelo Terceiro Setor, composto por instituições não governamentais e sem fins lucrativos, atuem no enfrentamento das questões sociais gerando serviços de caráter público.
Alternativa assinalada
d)
A falência do Estado é só uma questão de perspectiva, posto que, se o governo não deve mesmo atuar em todas as frentes a ausência dele em algumas esferas não pode se caracterizar em uma falência.
e)
A falência do Estado abre caminho para que a iniciativa privada representada pelo Terceiro Setor consiga sozinha combater a pobreza e a fome no país. Neste contexto, a retirada do Estado é bem vinda.
4)
O Estado, também denominado de setor público, se refere ao governo e suas empresas que utilizam recursos arrecadados, na maior parte na forma de tributos, em ações e atividades para a sociedade. Para Marx um dos papeis fundamentais do Estado Burguês era reproduzir as relações de produção capitalista.
 
 
Com base no exposto, complete as lacunas a seguir: 
 
Para Marx o Estado __________ a dominação da __________ sobre o _____________, garantindo as condições para __________ a força de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
 
Alternativas:
a)
Rompia; burguesia; proletariado; melhorar.
b)
Reduzia; burguesia; proletariado; qualificar.
c)
Reproduzia; classe trabalhadora; burguês; explorar.
d)
Reproduzia; burguesia; proletariado; melhorar.
e)
Reproduzia; burguesia; proletariado; explorar.
Alternativa assinalada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais