A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃO DE ESTOMATOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROVA DE ESTOMATOLOGIA
Paciente de 17 anos, gênero masculino, compareceu à Clínica de Odontologia da Uningá, alegando que após uma “bolada” na boca, durante um jogo de futebol, surgiu uma “bolha” no local após 20 dias do ocorrido. O menino relatou ainda que em alguns momentos, a bolha diminuía de tamanho. Ao exame clínico foi constatada uma lesão translúcida, circunscrita, de coloração azulada, flutuante à palpação em lábio inferior esquerdo. De acordo com o caso clínico apresentado, assinale a alternativa verdadeira.
 Após assinalar a alternativa verdadeira, justifique o tratamento de escolha abordado pela alternativa correta. 
a.Trata-se de um cisto do ducto salivar em que o tratamento consiste na biópsia excisional.
b.Trata-se de uma mucocele em que o tratamento consiste em uma abordagem conservadora, aguardando apenas completa regressão da lesão.
c.Trata-se de um fenômeno de extravasamento de muco, associado à sialolitíase, em que o tratamento consiste na biópsia excisional e completa remoção das glândulas salivares menores adjacentes.
d.Trata-se de um cisto de retenção mucoso em que o tratamento consiste em uma abordagem conservadora, aguardando apenas completa regressão da lesão.
ALTERNATIVA CORRETA:
Trata-se de um fenômeno de extravasamento de muco em que o tratamento consiste na biópsia excisional e completa remoção das glândulas salivares menores adjacentes.
JUSTIFICATIVA: 
Diante do enunciado da questão tudo indica que é uma mucocele, pois são lesões autolimitantes que se rompem e cicatrizam sozinhas, mas muitas dessas lesões são de origem crônica, e a excisão cirúrgica local se faz necessário para minimizar o risco de recorrência da lesão, diante disso, deve remover toda e quaisquer glândulas salivares menores que possa estar localizada dentro da lesão quando a área for excisada,. O prognostico é excelente, embora mucoceles ocasionais possam recorrer, necessitando realizar uma nova excisão cirúrgicas, especialmente se as glândulas subjascentes não tiverem sido removidas.
Paciente 70 anos, compareceu a clínica da Uningá com queixa principal de “boca seca e queimação”. Ao exame clínico, observa-se redução da secreção salivar, bem como uma saliva residual espessa. O clínico nota que a mucosa está seca e que a luva de procedimento adere à superfície mucosa. Assim, avalie as alternativas abaixo:
Após assinalar a alternativa correta, justifique o “ERRO” das alternativas erradas.
I - O caso acima refere-se à sensação subjetiva de boca seca, podendo estar associada à hipofunção da glândula salivar, caracterizando um quadro de xerostomia.
 ALTERNATIVA ERRADA: 
A descrição clínica acima sugere um quadro de sialadenite bacteriana aguda em que o processo inflamatório resultou na redução do fluxo salivar.
JUSTIFICATIVA: Diante do enunciado da questão a alternativa esta incorreta pois, os sintomas não é característico de um quadro de sialadenite bacteriana aguda, os sintomas de sialadenite bacteriana aguda são mais graves como eritema, edema, aumento de temperatura, enrijecimento da glândula, febre, dor e além disso pode haver a presença de pus.
III. A xerostomia é um problema comum relatado pelos idosos, bem como potencializado pelo efeito colateral de medicamentos que devem ser devidamente questionados durante a anamnese, como a Fluoxetina, Diazepam, Captopril e Bloqueadores de canais de cálcio.   
IV- Orientações de higiene devem ser passadas ao paciente, uma vez que tal condição pode favorecer o aparecimento de candidose bucal. 
ALTERNATIVA ERRADA: 
Os achados clínicos levantados são compatíveis com a desordem autoimune Síndrome de Sjögren.
R: Diante do enunciado da questão a alternativa esta incorreta pois, a desordem autoimune a Síndrome de Sjögren tem o comprometimento primário das glândulas exócrinas, redução de secreção das glândulas salivares e lacrimais, apresentando secura nos olhos e na boca, os sinais são ceratoconjuntivíte sica, sialodenite que é o aumento de volume das glândulas salivares, além disso, a Síndrome de Sjögren tem prognostico delicado devido a sua cronicidade, alterações sistêmicas e desenvolvimento de linfomas.
Assinale a alternativa correta.
a.I (V), II (F), III (V), IV (V), V (F)
b.I (F), II (V), III (F), IV (V), V (F)
c.I (F), II (V), III (V), IV (F), V (F)
d.I (V), II (F), III (V), IV (F), V (V)
e.I (V), II (V), III (V), IV (V), V (V)
Paciente 28 anos, compareceu à clínica da Uningá com queixa principal “tenho um caroço dolorido no céu da boca junto com uma afta”. Ao exame clínico, notou-se aumento de volume na região posterior de palato duro com ulceração na superfície. Diante do relato acima:
 
Defina a principal hipótese diagnóstica a ser investigada.
 R: Sialometoplasia necrosante
Explique a conduta clínica mais adequada a ser adotada.
R: Devido a aparência clinica preocupante da sialometaplasia necrosante, a biopsia é geralmente indicada para excluir a possibilidade de uma lesão maligna, pois a importância dessa lesão reside no fato de simular um processo maligno, diante disso, uma vez que o diagnostico tenha sido estabelecido, nenhum tratamento específico é indicado ou necessário, a lesão se resolve espontaneamente, com tempo médio de cicatrização de 2 a 3 semanas, além disso, se o paciente apresentar sintomatologia dolorosa pode fazer uso de analgésico para aliviar a dor.
CIRURGIA
Paciente apresenta como sinais vitais os seguintes dados clínicos ao exame clínico: 
- regularidade do ritmo cardíaco (regular ou irregular)
- qualidade do pulso (forte, cheio, fraco ou tênue) e 60ª 110 BPM
Diante desses dados clínicos qual alternativa você indicaria como a mais correta. Justifique a alternativa da questão.
a) frequência respiratória
ALTERNATIVA CORRETA: 
 Frequência cardíaca
JUSTIFICATIVA:
A alternativa esta correta pois o enunciado da questão esta relacionado com frequência cardíaca; Pois o batimento cardíaco é um importante indicador de saúde, se o ritmo cardíaco esta regular entende-se que o paciente esta bem , no entanto, quando o ritmo cardíaco esta irregular desorganizado esse quadro é conhecido como arritmia, além disso, através da frequência cardíaca podemos identificar se o paciente esta com bradicardia ou taquicardia; a qualidade do pulso também é importante pois o  pulso é a expansão e contração alternada de uma artéria após a ejeção de um volume de sangue na aorta com a contração do ventrículo esquerdo, é importante observar se apresenta regularidades de intervalos, intensidade da pressão, ou seja, o volume do sangue se é forte e cheio ou fraco e fino; e a quantidades de batidas por minutos em repouso varia de 60 a 110 BPM , pessoas que fazem atividades físicas normalmente tendem a apresentar menor quantidades de batidas por minutos em repouso.
c) frequência cardiorrespiratória
d) sinais de temperatura e pressão e pressão sanguínea 
Ela pode variar de acordo com as necessidades físicas do organismo,
A anamnese é um dos itens mais importante, quando ocorre a primeira consulta de um paciente. Indique qual(ais) das alternativas estão corretas. Justifique a alternativa da questão
a) lembrar-se que enquanto se colhe a história, também podem ser observados dados que compõem a primeira etapa do exame físico: cor da pele, alterações faciais, lesões, tremores
ALTERNATIVA CORRETA:
Todas as alternativas estão corretas
JUSTIFICATIVA:
As alternativas estão todas corretas pois, a anamnese e o exame físico são etapas importantíssimas, é a oportunidade em que o profissional consegui adquirir dados do paciente para realizar um tratamento adequado, ouvir o paciente com atenção, transmitir confiança para que o paciente se sinta confortável em passar as informações necessárias, observar os sinais e sintomas da queixa principal, não devemos tirar conclusões precipitadas em relação a tratamentos de outros profissionais, durante o exame se perceber sinais de que o paciente esta omitindo alguma informação deve-se elaborar perguntas inteligentes para se obter a resposta, além disso, se faz jus manter o foco na queixa principal,