Buscar

Introdução parasitologia/leishmanioses

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Como é definida a relação ecológica do parasitismo?
É a associação entre seres vivos, em que existe unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicados pela associação. Desse modo, o parasita é o agressor, o hospedeiro é o que alberga o parasita. 
2) Cite três adaptações encontradas nos parasitos. Dê um exemplo para cada uma delas.
-As degenerações são adaptações morfológicas representadas por perdas ou atrofia de orgãos locomotores, aparelho digestivo, etc. Assim, por exemplo, vemos as pulgas, os percevejos, algumas moscas parasitas de carneiro (Mellophogus ovinus) que perderam as asas.
-A hipertrofia também é uma adaptação morfológicas, encontrada principalmente nos órgãos de fixação, resistência ou proteção e reprodução. Assim, alguns helmintos possuem órgãos de fixação muito fortes, como lábios, ventosas, acúleos, bolsa copuladora.
- A capacidade de resistência a agressão do hospedeiro é uma adaptação biológica, onde na presença de antiquinase, que é uma enzima que neutraliza a ação dos sucos digestivos sobre numerosos helmintos; capacidade de resistir à ação de anticorpos ou de macrófagos, capacidade de induzir uma imunossupressão.
3) Na sua opinião porque é importante o estudo do ciclo biológico dos parasitos de interesse médico?
Saber o ciclo é a melhor forma de detecção e diagnostico, por saber em que momento intervir, deste modo fornece a previsão de medidas de profilaxia, tratamento e controle das parasitoses. 
4) Quais são os períodos parasitológicos? Em qual período pode-se detectar o parasito por exames parasitológicos?
Período pré-patente; patente; sub-patente. Pode-se detectar o parasito no período patente.
5) Defina profilaxia e dê exemplos de prevenção primária.
É o conjunto de medidas que visam a prevenção, erradicação, controle de doenças ou fatos prejudiciais aos seres vivos. Por exemplo, ela pode ser especifica como o uso de inseticida para controle de triatomíneos que são os vetores do Tiypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. E também pode ser primordial como ter uma moradia adequada, saneamento básico (tratamento de água, esgoto e coleta de lixo), educação sanitária e alimentação adequada.
6) O que são Leishmanioses? 
São infecções causadas por parasitas Leishmania transmitida por flebotomíneos.
7) Quais são as formas evolutivas da Leishmania sp. Descreva suas principais características e onde são encontradas.
-Amastigota (intracelular obrigatória) - quando os parasitos estão no interior das células do sistema fagocítico mononuclear dos hospedeiros vertebrados infectados. Tem o corpo circular ou ovoide, núcleo grande, sem a presença de flagelos.
-Promastigota - se desenvolvem no tubo digestivo dos hospedeiros invertebrados (insetos flebotomíneos). Suas características incluem corpo longo, núcleo situado na porção média, cinetoplasto próximo a extremidade anterior, por onde sai o flagelo
8) Quais são os principais órgãos afetados pelo parasito Leishmania infantum? 
Essa espécie causa danos principalmente no baço, fígado e medula óssea. Outros órgãos e tecidos também podem ser afetados: intestino, sangue, pulmões e rins.
9) Em relação à Leishmaniose Visceral e à Leishmaniose Tegumentar Americana, marque V ou F e justifique as sentenças falsas: 
(V) A Leishmaniose Visceral pode ser causada pela Leishmania chagasi. 
(V) A principal forma de transmissão da Leishmaniose Visceral e da Leishmaniose Tegumentar Americana é por meio da picada do inseto (vetor da doença) infectado. 
(F) A Leishmaniose Cutânea Difusa é uma variação da Leishmaniose Tegumentar, caracterizada por lesões ulcerosas destrutivas nas mucosas do nariz, boca e faringe. A Leishmaniose Cutânea Difusa forma nódulos NÃO ulcerados.
(V) A Leishmania amazonensis e Leishmania braziliensis podem provocar no homem, seu hospedeiro definitivo, lesões ulcerativas múltiplas.
10) Como é feita a profilaxia das Leishmanioses? 
Algumas medidas de proteção individual devem ser feitas, tais como: telagem de portas e janelas, uso de repelentes, não se expor a ambientes onde habitualmente pode ser encontrado, em áreas endêmicas (onde há flebotomíneos).

Continue navegando