Buscar

Desenho Digital e sua importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: DESENHO DIGITAL
Com base no texto: “MODELO FÍSICO AJUSTÁVEL PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS PRIORIDADES DOS USUÁRIOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL” de Marcela Gomez de Albuquerque Zalite e César Ilmai, é notória a qualidade dos projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil, geralmente os projetos são padronizados com dimensões mínimas, não agregando a identidade dos moradores com a justificativa de “projeto de baixo custo”. 
Apesar das HIS serem projetos de baixo custo, com as condições atuais eles consegue obter grandes aspectos e melhores visuais e melhores meios de comunicação que facilitam a integração dos usuários através das representações que estão sempre em constantes evoluções. Uma dessas formas de representações atuais com grande nível de impacto é a representação gráfica que vem sendo projetada através de grandes programas de computação 2D e 3D.
Um dos benefícios principais é a facilidade de visualização de todas as fachadas e pontos do projeto. As perspectivas são simplificadas na visualização possibilitando um uma aproximação da realidade, melhorando o entendimento do projeto e da sua relação com o entorno. É possível também editar e consertar erros de forma mais rápida sem comprometer o projeto, o que não acontece na pratica a mão que além de mais lentos na execução, estão mais propensos a falhas e erros na interpretação e entendimento.
A arquitetura 3D acaba sendo mais atrativa e mais fácil de mostrar suas ideais como layout, materialidade e design da fachada, por exemplo, ajuda também a ver posicionamentos, ver se a relação do projeto com o entorno funciona, orientação solar, processos de estrutura, dimensão dos cômodos e até combinação de revestimentos e cores.  Independentemente de suas funções, eles são essenciais no planejamento de projetos eficientes e podem ajudar na redução de custos na obra, a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou, em tradução livre para o português, Modelagem de Informações da Construção) já é uma realidade no mercado. Um software de criação permite a customização de ambientes e móveis. Como consequência disso, você tem mais liberdade e segurança para utilizar todo o potencial de sua imaginação e solucionar os problemas dos consumidores, os recursos existentes nos programas atuais facilitam a compreensão e a leitura do projeto, viabilizando a análise por ângulos e pontos de vistas diferenciados.
Isso representa uma grande conexão com o cliente que na maioria do tempo é leigo, não tem um olhar e entendimento técnico, essa forma de projeto facilita o entendimento e visão do mesmo.
No design de interiores e decoração, os programas e softwares são peças importes e fundamentais, pois são tratadas todas as formas com os mínimos detalhes possíveis, com isso é possível vivenciar com realidade aproximada como seria a obra final.
Os softwares mais comuns na utilização são SolidWorks, AutoCAD, SketchUp Pro, V-ray, ZWCAD, Lumion, Render, Photoshop que são encontrados no pacote Adobe Office que também possui licença para estudantes de Arquitetura, Design e afins.
 Esses programas são utilizados no mundo inteiro, a empresa Kieran Timberlake, nos Estados Unidos, desde o ano de 2000, fez uma parceria com a NASA e institutos de inteligência americana para desenvolver uma cidade operária virtual em Marte. O objetivo é criar uma metrópole e considerar os principais problemas enfrentados e as possíveis soluções, tais como geração de energia, construção de prédios e propiciar maior contato com a natureza. Atualmente esses softwares contam também com a realidade virtual estendida como, por exemplo, ao visitar um empreendimento, o cliente que deseja comprar o imóvel pode entrar em diversos modelos de realidade virtual como o imóvel decorado sem a necessidade de montar o apartamento ou reformar o modelo para verificar isso. 
Como os pontos positivos da utilização de programas, eles também apresentam desafios e alguns problemas a serem superados como ter desempenho multidisciplinar. É necessário que o arquiteto desenvolva as habilidades de coordenar, boa comunicação, ter o desempeno multidisciplinar e domínio das tecnologias digitais. Também terá que ter ciência de problemas a serem enfrentados diante dos programas como construções de soluções que não atendam aos objetivos de organização, construção de soluções que não agregam valor aos clientes, múltiplas plataformas de desenvolvimento sendo especificas para cada etapa, múltiplas linguagens, seguranças das aplicações a fim de serem evitados softwares não originais, piratarias que podem comprometer o seu projeto e o funcionamento do seu desktop ou notebook, conformidade com órgão regulador oficial, soluções que não utilizam padrões de mercado, problemas na definição de escopo do projeto dos projetos principalmente relacionados á requisitos arquiteturais, lentidão de projetos pesados de acordo com o projeto, software, desktop/ notebook.

Continue navegando