Buscar

Trabalho gestao de pessoas passei direto

Prévia do material em texto

Disciplina: Processos de Gestão de Pessoas I 
Atividade Avaliativa I 
Elabore um processo de recrutamento seguindo os passos a seguir:
Vocês formam a equipe de RH de uma empresa que tem um cargo em aberto. A tarefa do grupo é fazer um planejamento para o recrutamento de pessoas para esse cargo.
1 - Junto com os demais membros de sua equipe, escolha um cargo que seja de pleno conhecimento de todos. Escolha um cargo que seja universal, como Secretária, Operador de Call Center, Vendedor, Estagiário, etc.
Uma vez feita a escolha, definem o ambiente interno (cultura organizacional, tecnologia, modelo de gestão, inovação, ramo de atuação, negócio, etc.), e o ambiente externo (economia, mercado de trabalho, tecnologias, etc) dessa empresa. Existe uma missão, visão e valores definidos nesta organização? 
Discutam essas questões para ter clareza do perfil de profissional que deverão contratar.
Faça um resumo objetivo dessas questões. 
Cargo: Psicólogo para trabalhar no setor de RH na Rede Araújo, na cidade de Belo Horizonte. 
Ambiente interno: A empresa começou como uma organização familiar, em 1906, inicialmente para atender somente demandas medicamentosas. Após, através de uma ação judicial, expandiu mercado para gêneros alimentícios e autorização para serviços pet. Atualmente, fornece medicamentos manipulados por sua própria estrutura, além daqueles fornecidos pela indústria farmacêutica. 
Ambiente externo: Favorável para a busca desse profissional, considerando o aumento nos últimos anos da preocupação com a saúde mental de uma forma geral. Dessa forma, há mais profissionais se formando e se especializando nessa área, o que nos dá mais alternativas para o processo seletivo. A imagem da empresa é favorável, considerando seu enorme alcance geográfico, horário de atendimento e produtos fornecidos na cidade de Belo Horizonte, sendo uma grande referência em sua área de atuação. 
Missão: A empresa tem como missão proporcionar um bem-estar para seus clientes; priorizar a realização de seus colaboradores, com perspectiva de crescimento; atender as demandas da sociedade, considerando o fornecimento de seus produtos e serviços, garantindo qualidade e eficiência. 
Visão: A Araújo tem como visão ser a maior empresa de varejo de produtos da indústria farmacêutica, bem como de sua própria marca, tendo o lucro e o crescimento como nortes de atuação, bem como a repartição dos mesmos com seus colaboradores e patrocinadores. 
Valores: Tradição, inovação, ética, compromisso, respeito pela vida, seriedade. 
2 - Descrição de Cargo
· Elabore uma descrição do cargo. Escreva o título do cargo e descreva no mínimo seis tarefas e responsabilidades que o compõem. 
Uma Descrição de Cargo define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.
Exemplo: 
É tarefa/responsabilidade de uma recepcionista: 
· Anotar recados para os consultores, enviando por e-mail imediatamente após o recebimento.
· Encaminhar os candidatos para salas de entrevistas, testes e dinâmicas.
· Responsabilizar-se pela organização e limpeza da recepção e salas de testes e entrevistas
· Preparar as salas de reuniões sob sua responsabilidade para receber visitas, clientes e/ou fornecedores, solicitando a limpeza das mesmas e a disponibilização de lanche, água, café sempre que necessário. /
É tarefa/responsabilidade de uma enfermeira: 
· Implementar plano de cuidados. 
· Avaliar dimensões físicas, emocionais e psicossociais dos pacientes
· Avaliar o paciente por escrito após sua admissão e comunicá-la aos que dele cuidam, conforme as políticas internas da instituição.
· Formular um plano de cuidados e completar as atividades de cuidado com o paciente de maneira organizada e cronometrada, estabelecendo prioridades apropriadas.
	CARGO:
	SETOR:
	TAREFAS/RESPONSABILIDADES
	· Responsável pelo processo e rotina da área de recrutamento e seleção de pessoas, com interface e apoio ao Corporativo e Filiais do Grupo; 
	· Apoio à área de treinamento; 
	· Condução do processo seletivo de vagas operacionais e administrativas, desde o alinhamento de perfil junto ao gestor até a entrega de documentação para encaminhamento ao processo admissional; 
	· Aplicação, correção e avaliação de testes psicológicos; 
	· Elaboração de laudos; demais atividades pertinentes ao treinamento e recrutamento. 
	
	
· Analise o cargo e defina o perfil do profissional para ocupar o cargo.
Analisar o cargo é detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente.
	PRÉ REQUISITOS
(escolaridade, experiência, idiomas, etc.)
	COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS
	Formação completa em Psicologia;
	Espírito de liderança;
	CRP ativo;
	Perfil resiliente e inovador;
	 Curso de avaliação psicossocial será considerado um diferencial;
	bom relacionamento interpessoal;
	Atendimento a pequenas e médias empresas;
	Boa comunicação;
	Pacote Office intermediário/avançado;
	ser prudente;
	Vivência na área de Recrutamento e Seleção;
	motivação, boa energia;
	 Conhecimento em testes Psicológicos.
	criatividade e habilidade com desenvolvimento de apresentações.
3 - A partir do item 1 e 2, definam a estratégia de recrutamento: o que divulgar, como, onde...
Aponte aqui a escolha pelo recrutamento interno ou externo e justifiquem, elencando vantagens e desvantagens desses dois processos.
Como estratégia de recrutamento, entende-se pelo meio EXTERNO, considerando a natureza do cargo a ser preenchido. Os colaboradores da empresa, em regra, não têm formação em Psicologia e não têm experiência nessa área. Aqueles que possuem esses requisitos já estão alocados em cargos compatíveis com suas aptidões. Assim, entende-se que o recrutamento externo trará mais oportunidades para a empresa escolher um profissional que se enquadre nas necessidades e demandas do cargo. 
Considerando o grau de influência da empresa no mercado farmacêutico, entende-se que a divulgação deve ocorrer através das seguintes hipóteses: (1) divulgação dentro da empresa, solicitando indicação de colaboradores; (2) pesquisa no banco de dados da empresa, considerando a existência de currículos já deixados por pessoas que procuram a empresa de forma espontânea; (3) agência de empregos especializada na contratação de profissional com a qualificação exigida pela empresa. 
Respondida a questão prática sobre o recrutamento do cargo, explica-se as vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo. 
O recrutamento interno tem como vantagens a questão econômica, por ser mais rápido e menos custoso monetariamente, avalia-se o desempenho de um candidato já conhecido, incentiva-se o encarreiramento dentro da empresa, aumenta-se a motivação interna e há uma tendência de que a adaptação seja mais fácil de ocorrer. Por outro lado, há questões negativas também, como a possibilidade de insuficiência de RH para suprir a necessidade da empresa, ressentimento de outros funcionários não escolhidos e a redução de inovação ao se optar por alguém que já está dentro da organização. 
4 - Fontes de Recrutamento
O primeiro passo para o preenchimento de uma vaga é o planejamento, com critério, das fontes de recrutamento que utilizaremos.
Cite quais as fontes mais adequadas para divulgação e justifique!
Linkedin: a mais popular plataforma de contatos profissionais. 
Revistas e periódicos voltados para um público profissional específico 
Indeed: O Indeed tem um forte diferencial por mostrar as vagas de emprego de acordo com a profissão e o local onde os usuários se encontram. 
InfoJobs: O site do InfoJobs oferece ferramentas para a empresa gerir processos de seleção, além de ser uma das plataformas de divulgação mais visitadas do país. Os candidatos também têm a opção de cadastrar seu currículo e podem achar seu anúncio ao fazerem buscas filtradas, que mostram vagas de acordo com a área, o cargo e a localidade. 
 Empregos.com.br: Outro dos maiores sites do Brasil quando se trata de mercado de trabalho, o Empregos.com.brdivulga vagas de diversos segmentos. 
 SINE: O SINE é um dos maiores da área. Ele tem alcance nacional, mas é possível filtrar as vagas por estado, cidade e função. Nessa plataforma, nosso anúncio aparecerá em forma de classificado, como uma daquelas notinhas amarelas dos jornais. Os interessados terão acesso a certas informações, como a média salarial de cada cargo, antes de se candidatarem. Outro ponto forte do SINE para o nosso anúncio é que ele pode ser divulgado por meio de e-mails para usuários que têm interesse na área da vaga divulgada. 
5 – Anúncio / Divulgação
A eficiência do sistema de recrutamento e seleção pode também ser medida pela qualidade dos anúncios publicados. Cada anúncio deve ser elaborado em função das metas e de seu posicionamento na escala de necessidades, suas motivações, valores intrínsecos e extrínsecos, assim como a cultura e o ambiente que o envolvem. 
Elabore um anúncio para o recrutamento do cargo descrito anteriormente.
Especifique também se o anúncio será ‘aberto’ ou ‘fechado’ (isto é, com ou sem identificação da empresa).
Pode ser um anúncio para um jornal, cartaz, intranet, internet, empresas de recolocação, Facebook, Linkedin, e-mail, Whatsapp, etc.
Defina, portanto, para qual fonte será o seu texto.
Anúncio pelo site: Empregos.com.br 
 
Psicólogo(a) de RH 
Drogaria Araújo 
3 vagas disponíveis 
· Faixa salarial a combinar 
· Carga horária a combinar 
· Belo Horizonte 
Benefícios: 
- Seguro de vida 
- Vale transporte 
- Tíquete Refeição
- Assistência Médica / Medicina em grupo
 
Descrição: 
- Ficará responsável pelo processo e rotina da área de recrutamento e seleção de pessoas, com interface e apoio ao Corporativo e Filiais do Grupo; 
- Prestará apoio à área de treinamento; 
- Conduzirá o processo seletivo de vagas operacionais e administrativas, desde o alinhamento de perfil junto ao gestor até a entrega de documentação para encaminhamento ao processo admissional; 
- Fará aplicação, correção e avaliação de testes psicológicos; 
 - Fará elaboração de laudos; demais atividades pertinentes ao treinamento e recrutamento. 
 
Pré-Requisitos: 
- Formação completa em Psicologia 
- CRP ativo 
- Curso de avaliação psicossocial será considerado um diferencial 
- Atendimento a pequenas e médias empresas. 
- Pacote Office intermediário/avançado 
- Vivência na área de Recrutamento e Seleção comprovadas em carteira 
Desejável: 
- Espírito de liderança 
- Perfil resiliente e inovador 
- Bom relacionamento interpessoal 
- Boa comunicação 
- Ser prudente 
- Motivação e boa energia 
- Criatividade, Habilidade com desenvolvimento de apresentações 
Regime de Contratação
CLT (Efetivo)
Para que possamos trabalhar juntos e em igualdade de oportunidades, a Drogaria Araujo adota uma cultura de respeito à singularidade e de promoção à inclusão. Por esse motivo todas as nossas vagas são destinadas também à Pessoas com Deficiência. 
Desejamos sucesso no processo! 
Equipe de Atração e Seleção. 
Disciplina: Processos de Gestão de Pessoas I – Prof. Rosa Ricoi
Atividade Avaliativa II – Data: 15/04/2021
PLANEJAMENTO DE SELEÇÃO
Orientações para a atividade:
01 - Vocês deverão dar continuidade ao planejamento de recrutamento já realizado.
02 – De acordo com o perfil estabelecido, escolha algumas competências (4 a 6) que você irá avaliar nos candidatos recrutados
· Saber agir, comunicar, compreender, trabalhar, transmitir informações e conhecimentos. Saber aprender, trabalhar o conhecimento e a experiência, rever modelos mentais: saber desenvolver-se. Saber engajar-se e comprometer-se. Saber empreender, assumir riscos. Comprometer-se. Saber assumir responsabilidades. Ser responsável, assumindo os riscos e consequências de suas ações e sendo por isso reconhecido.
· Estar sempre em busca de novas informações para melhorar cada vez mais nossos processos e resultados;
· Promover o alinhamento entre os interesses da empresa com as necessidades dos profissionais, e tenha habilidade em treinamento e desenvolvimento de pessoas.
· Ter visão estratégica. Conhecer e entender o negócio da organização, do ambiente, identificando oportunidades e alternativas. 
03 – Elabore um roteiro de entrevista individual contemplando as áreas de pesquisa que pretende abordar na entrevista e as competências já identificadas acima.
· Escreva as perguntas que pretende fazer ao candidato para esclarecer suas dúvidas ou para identificar as características de personalidade e comportamento previstas no perfil do cargo.
· Registre no seu planejamento, informações adicionais que pretende passar para o candidato ou observações que devem ser consideradas no momento da entrevista
· Leia, estude sobre técnicas de entrevista.
04 – De acordo com as competências que pretende avaliar, escolha uma atividade de dinâmica de grupo (pode ser mais de uma também*) que possibilite observar o comportamento do candidato relativo às competências estabelecidas no perfil.
· Leia, estude sobre dinâmica de grupo para seleção
· Discuta com o grupo a(s) melhor(es) alternativas
· Lembre-se de estruturar a técnica com o tempo disponível e o número de candidatos recrutados.
· Escreva a técnica, o tempo, recursos necessários e o que ela permite avaliar.
· Defina os papéis de cada membro do grupo no processo da dinâmica:
· Quem irá conduzir a dinâmica? Quem serão observadores?
*Você pode planejar uma dinâmica de apresentação (rápida) e na sequência uma outra atividade de grupo: simulação de um processo, construção de um produto, debate sobre um tema relevante, dramatização, júri simulado, um jogo,, uma vivência, etc.

Continue navegando