Buscar

tipos de necrose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA:ELIZANGELA NUNES JESUS 3⁰ SEMESTRE ENFERMAGEM 
PROFESSORA:ELISANGELA SANTANA
ATIVIDADE:
Escreva sobre os principais tipos de necrose e como ocorre 
Necrose de coagulação ou isquemica
Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. O tecido afetado tem aparência de um coágulo. Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida. Acontece, geralmente, quando células que fazem parte do sistema nervoso são danificadas
Necrose gordurosa 
necrose adiposa é um nódulo que se forma como resultado de danos na área do tecido adiposo mamário. A necrose adiposa é uma situação benigna (não cancerígena) e não aumenta o risco de vir a desenvolver cancro da mama. Pode afectar mulheres de qualquer idade
Necrose fibrinoide
necrose fibrinóide tem esse nome pois assemelha-se microscopicamente a fibrina. É um tipo bastante especial de necrose. Há pouca repercussão morfológica macroscópica, porém há grande significância clínica quando ela aparece. Ocorre no sistema vascular, degenerando as paredes dos vasos. 
Ocorre no sistema vascular, degenerando as paredes dos vasos. A necrose fibrinóide aparece essencialmente nas doenças auto-imunes, nas paredes dos vasos e curiosamente nas úlceras pépticas.
Necrose de liquefação 
A necrose por liquefação pode ser chamada também de necrose coliquativa. Ocorre por digestão enzimática do tecido, seja pelo próprio organismo ou por microrganismos, ou outras células não pertencentes àquele tecido. Mas, independente da forma, há uma digestão desse tecido. É causada por isquemia local. Necrose de liquefação: este tipo aparece em tecidos ricos em lipídio e pobres em albuminas coaguláveis, como é o caso do sistema nervoso central, ou surge nos tecidos que, embora possuam níveis elevados de albumina, sofrem fusão por ação de bactérias ou por ação de proteases de leucócitos.
Necrose gangrenosa
Necrose gangrenosa: um tipo de necrose de coagulação que acomete principalmente as extremidades de membros que perderam o suprimento sanguíneo, gerando gangrena , isto é, uma necrose seguida de invasão bacteriana e putrefação tecidual. É provocada por isquemia ou pela ação de microrganismos. Pode ser úmida ou seca, dependendo da quantidade de água existente.

Continue navegando