Buscar

AP1 Engenharia do Produto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao conceituarmos o ciclo de vida de um produto temos que ter em vista que se trata de uma ferramenta de análise de comportamento do produto até o seu destino final no mercado, considerando o lançamento, desenvolvimento, crescimento, maturidade de venda. Uma forma de análise gráfica é através da Matriz BCG, que permite ilustrar graficamente os produtos de determinada marca em relação ao desempenho no mercado, toda essa análise é baseada no portfólio do produto relacionado ao seu desempenho e potencial de crescimento no mercado ao qual está inserido. 
A utilização de algumas técnicas como por exemplo o Brainstorming, na qual um grupo de pessoas explora a criatividade e compartilha ideias para resposta de soluções com perspectivas variadas para a empresa. Nessa técnica é levado em consideração a quantidade de pessoas e não a qualidade, seguindo o princípio de que duas pessoas pensam melhor que uma apenas, essa ferramenta pode ser utilizada no aprimoramento e desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de estratégias inovadoras, garantindo assim a aceleração dessas inovações com a participação de um grupo de pessoas maior. 
O Benchmarking é uma ferramenta de análise que permite a gestão das melhores práticas de empresa ao mesmo setor, como objetivo de gerar lucro e produtividade, funcionando de forma que sejam identificados os fatores de impacto na performance da empresa e definindo métricas para os indicadores chave de performance (KPIS) na indústria o mercado em relação a fatores analisados.
A ferramenta Canvas permite estruturar e organizar de forma visual o modelo inovador ao plano de negócio, sendo uma solução extremamente eficiente auxiliando o empreendedor na visualização das questões estratégias do seu plano de negócio com total praticidade e dinamismo.

Outros materiais